Clipping Cone Sul #38

Uruguai inicia reabertura do comércio nesta segunda-feira

Data: 04/05/2020

Na útlima sexta-feira, o ministro do Trabalho uruguaio, Pablo Mieres, afirmou que o país trabalhava em um processo de reativação responsável que exigisse todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores. Sendo assim, após 7 semanas do início das restrições impostas no Uruguai para frear o avanço do coronavírus, Montevidéu inicia nesta segunda-feira (4) o processo de retomada das atividades econômicas. A previsão é de que 85% do comércio volte a funcionar.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-05/uruguai-inicia-reabertura-do-comercio-nesta-segunda-feira

O vírus que calou o Chile 

Data: 1/05/2020

O número de manifestações sociais em Santiago caiu drasticamente para zero, a Plaza Italia ou Plaza de la Dignidad, como foi rebatizada por alguns em homenagem às reivindicações dos cidadãos, foi o lugar onde aconteceu de tudo desde 18 de outubro, e não houve nenhum dia desde outubro em que as manifestações pararam, até a pandemia. O primeiro caso de coronavírus no país foi conhecido no dia 3 de março, e o Governo de Sebastián Piñera decretou o estado de exceção de emergência, toque de recolher, suspensão de aulas e fechamento do comércio.

Com exceção do “panelaço” organizado em alguns bairros, nas últimas semanas os protestos pararam quase que completamente, embora nos últimos dias de abril alguns grupos tenham desafiado as autoridades com concentrações ainda em pequena escala, que logo foram reprimidas. O Chile é o país latino-americano que mais fez testes do covid-19: em meados de abril atingiu a marca de cerca de 118.000 exames. Ao contrário de outros países da região, o confinamento total não foi adotado, apesar da pressão das autoridades locais. 

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2020/04/28/eps/1588081740_258202.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.