Número de crianças em risco no Sahel subiu para 2,3 milhões.
De acordo com a Unicef, na Burkina Faso as 35.800 crianças que em 2019 estavam em risco de sofrer abusos violentos, abuso sexual e econômico, ou separadas de suas famílias e recrutadas por grupos armados, subiu para 368 mil este ano. No Mali, já passa de um milhão de menores sob essas condições e são mais de 867 mil no Níger. Para além desses riscos, a chegada da pandemia à essas regiões levou ao fechamento das escolas, deixando essas crianças mais vulneráveis ainda, pois estando fora do ambiente escolar, se tornam mais propícias às condições de abuso e violência anteriormente mencionados.
Por Ana Carolina Diniz Paiva. 22/05/2020.
Cabo Verde pela primeira vez com mais recuperados do que novos casos de COVID-19.
Arthur Correia, diretor nacional da Saúde de Cabo Verde, anunciou que no dia 21 de maio mais dez pessoas foram curadas do Covid-19, subindo de 85 para 95 o número total de casos que receberam alta no país. No mesmo dia, 7 pessoas testaram positivo para coronavírus, totalizando 256 doentes internados, sendo que todos estão localizados da Ilha de Santiago, sendo esta, a única do arquipélago com casos ativos no momento.
Por Ana Carolina Diniz Paiva. 21/05/2020.
Mory Kanté, lenda da música africana, morre aos 70 anos.
O músico, nascido na Guiné em 1950, morreu dormindo nesta sexta (22) aos 70 anos, segundo seu empresário, Juan Yriart. A causa da morte ainda é desconhecida. Kanté contribuiu para que a música africana conquistasse um público maior, partindo de um sucesso regional como tocador de kora, instrumento tradicional da África Ocidental, ao estrelato mundial nos anos 1980 com a música “Yeke Yeke”. Neste sentido, o artista ficou conhecido como um representante do cenário musical africano. Além disso, durante sua vida, trabalhou em causas de defesa de refugiados e causas
ambientais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/r/c/BToFZFRGS6RztStMtgvw/2020-05-22t174227z-1-lynxmpeg4l1r0-rtroptp-4-musica-lendaafricana-morre.jpg)
Foto: REUTERS/Rafael Marchante.
Data: 22/05/2020. Por Sofia Dolabela.
UE cria ponte aérea e leva material para a República Centro-Africana.
A comissão europeia anunciou a criação de uma ponte aérea humanitária para levar trabalhadores e equipamento para regiões mais vulneráveis, em sua maioria, territórios africanos. O primeiro vôo partiu de Lyon, na França, para Bangui, capital centro-africana, levando 60 trabalhadores humanitários e 13 toneladas de materiais. No vôo, viajou também o comissário europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarcic, que se reuniu com o presidente da República Centro Africana, Faustin-Archange Touadéra.
Os custos destes vôos são arcados pela Comissão Europeia, de modo que os países da União Europeia são responsáveis por adquirir o material humanitário. Desde 2014, a República Centro-Africana recebeu mais de 770 milhões de euros em ajuda humanitária provenientes da União Europeia.
Por Sofia Dolabela. Data: 8/05/2020
Ataque terrorista no Chade mata pelo menos 12 militares e 2 civis.
Às cinco da madrugada, vários indivíduos a bordo de lanchas, supostamente vindos da Nigéria, atravessaram o rio com o objetivo de atacar uma posição do exército do Chade na ilha de Ngouboua, próxima à fronteira com a Nigéria. A resposta do exército foi rápida cercando a área, no entanto, não houve maneira de evitar a morte de doze militares e dois civis.
Desde 2015, a região é alvo de ataques terroristas organizados por Boko Haram, uma organização terrorista nigeriana que executa ações nos países vizinhos. Nos últimos meses, estes ataques resultaram em perdas de 50 civis e 160 soldados no Chade.
Por Sofia Dolabela. Data: 19/05/2020
Tropas senegalesas entraram por engano em território gambiano.
Na noite de quarta-feira (20), circulou em redes sociais um vídeo que registrava tropas senegalesas em conflito com civis gambianos na vila fronteiriça de Sare Omar, o que provocou indignação entre a população. As Forças Armadas da Gâmbia (GAF) foram informadas e imediatamente o Alto Comando enviou tropas para a região investigar o que havia acontecido.
O porta-voz das GAF, Timothy Sanyang, confirmou a informação de que as tropas senegalesas haviam entrado no território da Gâmbia por engano enquanto estavam em uma atividade rotineira de patrulha da fronteira.
Por Sofia Dolabela. Data: 22/05/2020
Coronavírus na Nigéria: 7,839 casos, Buhari no impacto global, comida suficiente.
O presidente nigeriano Buhari destacou que a COVID-19 foi crucial para colocar os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento no mesmo patamar. Além disso, ele reforçou o pedido para que os nigerianos seguissem as recomendações do Ministério da Saúde quanto aos cuidados necessários. Compartilhou o desejo de chuva abundante para que os agricultores possam cultivar a terra a fim de propiciar alimento para a população e evitar as importações.
Apesar do país ter adotado outra fase de bloqueio, destaca-se que o órgão de saúde pontuou alguns procedimentos basilares para garantir segurança nos locais de trabalho. Dentre essas medidas estão: a higienização das mãos, uso de material para cobrir nariz e boca e limpeza de objetos.
Fonte: https://www.africanews.com/2020/05/25/nigeria-coronavirus-hub-updates-covid-19/
Por Yasmim Beatriz Marques Alves. Data: 25/05/2020.