Clipping África Ocidental #79

Soldados da Paz perdem a vida em ataque no Mali.

Por Mariana Mendes. 11/05/2020

A Minusma, missão da ONU no Mali, teve início em 25 de abril de 2013 com o objetivo de apoiar o processo político e de ajudar a trazer estabilidade ao país. Focando na segurança e na defesa dos civis, a missão mobilizou 11.200 militares e 1.440 policiais para agir rapidamente e quando necessário.

No domingo, durante um ataque, três militares chadianos morreram em uma explosão e agora a ONU procura os autores do crime, buscando justiça para a família e para o país dos falecidos.

Homens em campo de terra

Descrição gerada automaticamente
Soldados da Paz durante missão, no Mali.

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2020/05/1713162

Drones ajudam mulheres a terem partos mais seguros em Serra Leoa.

Por Mariana Mendes. 13/02/2020

Com uma das maiores taxas de mortalidade materna do mundo, ficando atrás apenas de Chade, a Serra Leoa teve 1.140 mortes a cada cem mil nascidos vivos no país em 2017. Com diversas pessoas vivendo em áreas emotas, onde têm que se locomover até áreas com hospitais, há ainda a falta de medicamentos e equipamentos necessários, portanto muitas das mortes acontecem por causas que podem ser prevenidas.

Essa realidade pode mudar com o primeiro corredor aéreo de drones no Oeste da África que acaba de ser feito, o que possibilitará a chegada de medicamentos de emergência em hospitais na Serra Leoa, como a ocitocina, medicamento que previne sangramentos no parto. Podendo ser controlados a 40km de distância, os drones possibilitam o atendimento em locais isolados, o que pode incentivar as pessoas a irem mais aos hospitais, salvando mais mães e crianças.

Profissionais usam drones para levar medicamentos a áreas remotas da África.  — Foto: BBC
 Profissionais usam drones para levar medicamentos a áreas remotas da África. — Foto: BBC

 Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51496940

Serra Leoa não apresenta novos casos de coronavírus.

Por Mariana Mendes. 13/05/2020

 No dia 12 de maio, pela primeira vez em um mês, a Serra Leoa apresentou zero novos casos de Covid-19. Sendo um dos países menos impactados pelo novo vírus, conta com 338 casos confirmados, sendo 20 o número de mortos e 72 o de recuperados.

O presidente, Julius Maada Bio, que recentemente testou negativo para o vírus, agradeceu no Twitter, ao governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) por enviarem suprimentos médicos a países da África, incluindo a Serra Leoa. O presidente serra-leoneso afirmou que a ação ajudará no combate contra o coronavírus no país.

Image
Suprimentos médicos enviados pelos EAU, sendo recebidos no aeroporto de Serra Leoa. – Foto: Twitter.

Fonte: https://www.africanews.com/2020/05/13/virus-free-sierra-leone-records-covid-19-scuffles-over-quarantine-at-airport/

Nigerianos compram hidroxicloroquina em grandes quantidades e a Força-Tarefa Presidencial adverte.

Por Mariana Mendes. 22/05/2020.

Contando com 7.016 casos confirmados de coronavírus, a população nigeriana tem comprado hidroxicloroquina em grandes quantidades. Incentivadas por figuras públicas, como Donald Trump, o qual afirmou ter usado a droga, a população tem consumido o remédio como forma de combate ao coronavírus.

Sem provas de sua eficácia no tratamento da Covid-19, e podendo causar efeitos colaterais como graves problemas cardíacos, o seu uso sem indicação médica e para o tratamento do vírus é desaprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Da mesma forma, a Força-Tarefa Presidencial (FTP) desaprova o seu uso e adverte a população a não comprar o medicamento para tratar o vírus.

Trump's hydroxychloroquine hype: a risk to my treatment and to him ...
Imagem do medicamento, hidroxicloroquina. 

Fonte: https://www.premiumtimesng.com/news/headlines/394035-covid-19-ptf-warns-as-nigerians-buy-hydroxychloroquine-in-large-quantities.html

Receita tributária de Freetown pode quintuplicar.

Por Mariana Mendes. 21/05/2020

Com novo sistema tributário na capital de Serra Leoa, ricos passaram a pagar maior IPTU. Baseando-se em um sistema de coleta de dados, as autoridades usam imagens de satélite para identificar o tamanho e a qualidade da residência. Depois, utilizam os dados sobre os valores de aluguel para determinar o valor tributável de cada propriedade.

Além disso, é um sistema mais transparente, justo e resistente à corrupção. Aumentando os impostos para propriedades de alto valor e quase dobrando o número no registro de impostos — de 57.000 para 110.000 —, o novo sistema revelou a disparidade entre os mais pobres e mais ricos, uma vez que estes foram subtributados por anos.

Vista de Freetown, em Serra Leoa.

Fonte: https://allafrica.com/stories/202005210503.html

Em meio a crise do Covid-19, mortes na Nigéria continuam aumentando.

Por Mariana Mendes. 23/05/2020

Com a atenção de todos voltada para conter o coronavírus, mortes causadas pela violência têm aumentado na Nigéria. Com a insurreição do grupo terrorista, Boko Haram, até agora foram 2.771 mortes causadas por eles desde janeiro desse ano.

Tomando medidas somente contra o novo vírus, o governo tem deixado, além da violência, outros problemas de lado. Só em 2020, já morreram no país 385.629 pessoas por malária, por complicações na gravidez e pela precariedade no cuidado de crianças menores de 5 anos. Com o foco direcionado para pacientes com Covid-19 em estado grave, os demais doentes têm encontrado dificuldade para receber atendimento hospitalar.

Soldados nigerianos, carregam colega morto durante emboscada de Boko Haram.

Fonte: https://allafrica.com/stories/202005230114.html

Como o empoderamento das mulheres na Gâmbia ajuda na erradicação da pobreza.

Por Mariana Mendes. 22/05/2020.

Com o apoio da Comissão Europeia (CE), foi criado, em 2017, um projeto para o fortalecimento das iniciativas econômicas das mulheres na região sulista de Central River (CRR), na Gâmbia. Desde então, a vida não só das mulheres, mas da sociedade em que vivem tem melhorado.

Por meio de trabalhos como: produção de vegetais; criação de aves e de animais de pequeno porte, como caprinos e ovinos; fornecimento de máquinas fresadoras; entre outros. Mais de 20.000 mulheres na região têm melhorado suas condições de vida, além disso, com a escavação de um poço na comunidade em que vivem, todos os moradores daquela região e arredores têm acesso à água potável.

Audience watching a kanyeleng group teaching about agro-ecology
Foto: ActionAid- The Gambia

Fonte: https://thepoint.gm/africa/gambia/national-news/actionaid-international-the-gambia-eradicating-poverty-through-womens-empowerment

Morre aos 70 anos, cantor guineano, Mory Kanté.

Por Mariana Mendes. 22/05/2020

Mory Kanté nasceu de uma famosa família de “griots” — músicos e contadores de história da África Ocidental. Ficou mundialmente famoso pela sua música “Yéké Yéké”, que virou um sucesso na década de 80 na África e a Nº 1 em diversos países europeus no ano de 1988. Aos 70 anos de idade, nessa sexta-feira, dia 22 de maio, o músico morreu devido a doenças crônicas não tratadas.

Kanté era multi-instrumentista e costumava viajar até a França para realizar seu tratamento, entretanto, com o surto de coronavírus, ele teve que ser interrompido. Grandes músicos africanos lamentaram sua morte e o presidente da Guiné, Alpha Condé, publicou no Twitter que “a cultura africana está de luto”. Kanté foi um dos grandes precursores da música africana, deixando-a conhecida mundialmente, sua morte representa uma grande perda para a Guiné e a África.

Musician Mory Kanté (2010 file photo)
Foto: Mory Kanté, cantor guineano.

Fonte: https://www.bbc.com/news/amp/world-africa-52774331


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.