Covid-19: Malawi regista mais 12 novos casos, elevando o cumulativo para 455
Data: 11/06/2020
O número de casos de coronavírus no Malawi sobe para 455 com a notificação de mais 12 novos. De acordo com o vice-presidente da comissão responsável pela luta contra o Covid-19, John Phuka, desses 455 casos registrados, 367 foram contraídos em outros Estados e 79 no território malawiano. Além disso, o número de óbitos no país soma 4, enquanto o número de recuperados é de 55 pacientes. Outro ponto é que, em meio a luta contra a pandemia, surgem especulações do aumento do número de notificações feitos pela ex-presidente do Malawi, Joice Banda, e do aproveitamento de doações internacionais como ajuda na luta por parte do governo. No entanto, vale ressaltar uma outra declaração da estadista no início do ano acusava o governo de ocultação dos dados sobre o Covid-19. Ressalta-se o fato de que ocorrerão eleições presidenciais esse ano no país.
Fonte: Rádio Moçambique
Governo sul-africano estabelece um conselho nacional para tratar de violência de gênero.
Data: 11/06/2020
A ministra sul-africana para Mulheres, Jovens e Pessoas com Deficiências, Maite Nkoana-Mashabane, anunciou a criação do Conselho Nacional para violência de gênero e feminicídio. O conselho veio em um momento crucial, pois, na semana passada, duas mulheres (Tshegofatso e Naledi) foram brutalmente assassinadas.
Fonte: The South African
Grupo armado ataca posto de saúde no centro de Moçambique
Data: 11/06/2020
Autoridades locais anunciaram que um grupo armado atacou um posto de saúde em Chiedeia, província de Sofala. Além de incendiar o local, eles levaram medicamentos e roubaram bens de pacientes e profissionais da saúde, mas ninguém saiu ferido. O chefe da localidade afirmou que tem ocorrido ataques parecidos em diversos lugares, cujos responsáveis são tidos como ex-guerrilheiros que fazem parte de uma resistência. Afirma-se que há necessidade de maior reforço da vigilância para combate a estes ataques.
Fonte: África 21 Digital
OMS diz que o surto de coronavírus na África está acelerando
Data: 12/06/2020
Segundo a Organização Mundial da Saúde, levou cerca de 100 dias para que se chegasse a 100.000 casos de Covid-19 no continente africano. No entanto, levou apenas 18 dias para que esse número dobrasse. Isso mostra que a pandemia tem se espalhado rapidamente na África. Segundo o chefe da OMS, Matshidiso Moeti, graças às soluções adotadas pelos líderes africanos no tempo certo, tais medidas podem ter contribuído para diminuição deste impacto, considerando que a África representa cerca de 3% dos casos no mundo.
Fonte: Al Jazeera