Itaipú: 46 anos após sua constituição
Em 17 de maio de 1974, no Hotel Das Cataratas, em Foz do Iguaçu foi oficialmente constituída a Entidade Binacional Itaipú. Itaipú é uma Usina Binacional, e foi o resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, a partir da Ata do Iguaçu assinada em 22 de junho de 1966 pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães, e do Paraguai, Sapena Pastor. A declaração conjunta manifestava a disposição de estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos pertencentes em condomínio aos dois países, que até então era motivo de disputa entre eles.
Em 2016, a Itaipu Binacional foi a primeira hidrelétrica do mundo a ultrapassar 100 milhões de megawatts-hora (MWh) de geração anual, a usina superou o recorde de 98,8 milhões de MWh estabelecido pela chinesa Três Gargantas, em 2014, e recuperou o primeiro lugar mundial em produção anual de energia limpa e renovável. A usina hidrelétrica atende cerca de 90% da demanda elétrica do mercado paraguaio e 15% do consumo brasileiro, além disso, a entidade tem financiado projetos, dois deles em execução são as pontes internacionais entre o Brasil (uma no rio Paraná e outra no rio Paraguai) por mais de US $150 milhões.
Situação de pandemia no Brasil gera temor em vizinhos na América do Sul
Com mais de 11 mil mortes e com a maior taxa de letalidade na América do Sul, o Brasil virou motivo de preocupação para seus vizinhos. No início de março, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, fechou as fronteiras com o Brasil e enviou militares à fronteira e foi intensificando as medidas preventivas na divisa entre os países. Bernítez diz não haver data prevista para a reabertura das fronteiras. Na Argentina a reação também veio com um quase total fechamento das fronteiras, salvo a cidade de Paso de los Libres, que é a única que está aberta para trânsito e, mesmo assim, com rígidas medidas sanitárias. Uruguai, Bolívia, Peru e Colômbia também tomaram medidas restritivas em função do Brasil por conta da alta taxa de mortalidade devido ao coronavírus.