Clipping Cone Sul #40

Itaipú: 46 anos após sua constituição

Em 17 de maio de 1974, no Hotel Das Cataratas, em Foz do Iguaçu foi oficialmente constituída a Entidade Binacional Itaipú. Itaipú é uma Usina Binacional, e foi o resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, a partir da Ata do Iguaçu assinada em 22 de junho de 1966 pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães, e do Paraguai, Sapena Pastor. A declaração conjunta manifestava a disposição de estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos pertencentes em condomínio aos dois países, que até então era motivo de disputa entre eles.

Em 2016, a Itaipu Binacional foi a primeira hidrelétrica do mundo a ultrapassar 100 milhões de megawatts-hora (MWh) de geração anual, a usina superou o recorde de 98,8 milhões de MWh estabelecido pela chinesa Três Gargantas, em 2014, e recuperou o primeiro lugar mundial em produção anual de energia limpa e renovável. A usina hidrelétrica atende cerca de 90% da demanda elétrica do mercado paraguaio e 15% do consumo brasileiro, além disso, a entidade tem financiado projetos, dois deles em execução são as pontes internacionais entre o Brasil (uma no rio Paraná e outra no rio Paraguai) por mais de US $150 milhões. 

Fonte: https://www.abc.com.py/edicion-impresa/economia/2020/05/18/itaipu-se-cumplen-46-anos-de-su-constitucion/

Situação de pandemia no Brasil gera temor em vizinhos na América do Sul

Com mais de 11 mil mortes e com a maior taxa de letalidade na América do Sul, o Brasil virou motivo de preocupação para seus vizinhos. No início de março, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, fechou as fronteiras com o Brasil e enviou militares à fronteira e foi intensificando as medidas preventivas na divisa entre os países. Bernítez diz não haver data prevista para a reabertura das fronteiras. Na Argentina a reação também veio com um quase total fechamento das fronteiras, salvo a cidade de Paso de los Libres, que é a única que está aberta para trânsito e, mesmo assim, com rígidas medidas sanitárias. Uruguai, Bolívia, Peru e Colômbia também tomaram medidas restritivas em função do Brasil por conta da alta taxa de mortalidade devido ao coronavírus.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/12/e-a-principal-ameaca-situacao-de-pandemia-no-brasil-gera-temor-em-vizinhos-na-america-do-sul.ghtml


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.