Governo colombiano pretende voltar com uma tática arriscada para obstruir plantações de coca
Data; 28/08/2020
O glifosato, um herbicida considerado periogoso, cancerígeno e ineficaz pela própria Organização Mundial da Saúde, é o que a Colômbia pretende jogar em plantações de coca, por via aérea. O químico já foi utilizado em 2004, entretanto, seu uso foi interrompido por representar riscos para a saúde dos trabalhadores rurais, que sofreram com sangramentos devido à névoa tóxica causada pelo despejo do glifosato. O governo alega que seguirá regulamentações para que o glifosato seja despejado sem riscos para a saúde dos moradores, que estão a quilômetros de distância de hospitais e demais recursos médicos. Os agricultores, entretanto, correm o risco de perder suas plantações, caso o herbicida se aproxime das mesmas.
Fontes:
ESPINOSA, Jorge Eduardo. El glifosato no es la solución para Colombia. The New York Times, 2020. Disponível em: <https://www.nytimes.com/es/2019/04/15/espanol/opinion/glifosato-colombia-duque.html>.
POZZEBON, Stefano. Colombia wants to resume spraying a toxic chemical to fight cocaine. Critics say it’s too risky. CNN, 2020. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2020/08/28/americas/colombia-aerial-fumigation-cocaine-intl/index.html>.