Guiana Francesa
Extração ilegal de ouro: novas apreensões no Oeste
Várias apreensões foram realizadas nos últimos dias por agentes da alfândega de Saint-Laurent-du-Maroni, como parte da luta contra a extração ilegal de ouro. Desde o dia 30 de agosto, foram apreendidos cerca de 6 mil litros de combustível, 764 kg de alimentos, 3 kg de mercúrio e 118 cartuchos de cigarros, assim como vários equipamentos de ouro e peças mecânicas, por um valor superior a 24 mil euros. Toda a comida confiscada foi doada para a Cruz Vermelha.
Data: 06/09/2020. Por Ana Luísa Vaz
Suriname
Funcionários “fantasma” do governo montam barricadas no distrito de Coronie
Uma manifestação foi realizada no distrito de Coronie por funcionários públicos, que alegam estarem trabalhando há mais de oito meses dentro do governo; porém, nunca foram pagos pelo serviço prestado. O comissário distrital se mostrou aberto ao diálogo, afirmando que buscará uma solução em conjunto com os ministérios competentes e assegurando que organizará uma reunião com os próprios manifestantes. O governo ainda não se pronunciou sobre essas acusações.
Fonte: https://www.srherald.com/suriname/2020/09/07/ontevreden-ambtenaren-coronie-barricaderen-weg/
Data: 07/09/2020. Por Gustavo Parreiras Freitas de Oliveira
Guiana
O partido Justice For All Party (JFAP) anunciou sua saída da coalizão A Partnership For National Unity (APNU)
A APNU, a coalizão chave do antigo governo da Guiana, tem enfrentado conflitos internos após sua derrota na eleições gerais ocorridas em março deste ano. Apenas algumas semanas após a saída do partido Working People’s Alliance (WPA), o JFAP anunciou seu desligamento da coalizão sob a justificativa de mudança significativa no cenário político do país, o que “demanda a reavaliação dos papéis e relações [dos partidos]”.
Além das movimentações internas, a coalizão também enfrenta um momento difícil no cenário nacional. Após diversas tentativas de adiar a divulgação dos resultados das eleições, a organização é acusada de espalhar informações falsas sobre o processo eleitoral de 2020 a fim de colocar em dúvida a credibilidade das eleições após a derrota do seu candidato.
Fonte: https://www.kaieteurnewsonline.com/2020/09/06/justice-for-all-party-leaves-apnu/
Data: 06/09/2020. Por Sofia Oliveira
Venezuela
Venezuela busca solucionar escassez da gasolina no país
País com as maiores reservas de petróleo no mundo, a Venezuela está enfrentando uma grande escassez de combustível em seu mercado interno. Os venezuelanos têm passado horas em filas quilométricas nos postos de gasolina. O governo venezuelano atribui esta situação às sanções que o governo de Donald Trump tem imposto ao país, em especial à petroleira estatal PDVSA. Os opositores de Nicolás Maduro, por sua vez, têm culpado a corrupção e a má gestão da indústria do petróleo na Venezuela.
O governo venezuelano anunciou esta semana que já tem um plano de contingência que deverá regularizar o fornecimento da gasolina em curto/médio prazo no país, contudo, ainda não se sabe detalhes de como se dará essa resolução.
Data: 12/09/2020. Por Kaíza Oliveira