Clipping África Austral #50

Nova nuvem de gafanhotos ameaça a segurança alimentar no sul da África

Data: 04/09/2020

Nuvens gigantes de gafanhotos têm sido recorrentes nos noticiários do mundo e várias nuvens se encontram atualmente na África. Sabe-se que essa nuvens possuem dezenas de milhões de insetos adultos e que em poucas horas podem destruir um ano todo de trabalho em plantações. Por isso a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) lançou um Plano de Emergência para conter esses insetos antes que uma tragédia ocorra na região, uma vez que essa nova nuvem está ameaçando uma região que possui grandes plantações.

Fonte: ONU News

A recessão na África do Sul piora com a economia encolhendo 51% no segundo trimestre

Data: 08/09/2020

Mesmo antes da pandemia, a economia da África do Sul estava sofrendo instabilidades. A queda de 51% no segundo trimestre acabou marcando um período econômico negativo para o país. A África do Sul, em termos do número de casos de Covid-19, encontra-se na sétima posição, o que acaba impactando em todos as esferas (econômicas, sociais, políticas). Em comparação com períodos anteriores, a situação econômica de hoje representa o equivalente à situação do país no ano de 2007. Risenga Maluleke, estatístico, afirmou que esta foi a primeira vez que a economia da África do Sul teve contração por quatro trimestres consecutivos.

Fonte: Al JAzeera

Pinturas rupestres únicas de animais extintos descobertas em cavernas de Madagascar

Data: 08/09/2020

Em Madagascar, um grupo internacional de cientistas encontrou uma arte rupestre em uma caverna. As pinturas retratam imagens da natureza, animais e caça, sendo os animais destacados entre extintos, como o lêmure-preguiça gigante, e não extintos, como cachorros, tartarugas e um tipo específico de pássaro. O que chama atenção deles é que figuras nesse estilo não haviam sido encontradas nos arredores do oceano Índico até essa ocorrência.

Fonte: Sputnik News

Economia da África do Sul despenca 51% no 2º trimestre durante lockdown rígido

Data: 08/09/2020

A África do Sul foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19, registrando o sétimo maior número de casos em todo o mundo. Os impactos da pandemia, no entanto, estenderam-se também para o setor econômico do país, uma vez que produção econômica do Estado mais industrializado da África registrou uma queda de 51,0% no segundo trimestre de 2020. Essa é a sua quarta contração trimestral consecutiva e a maior já registrada, no contexto em que um lockdown rígido foi estabelecido para conter a alta taxa de propagação do vírus e paralisou a maior parte da atividade econômica do país.

 Fonte: Money Times

Moçambique comete abusos na luta contra rebeldes

Data: 09/09/2020

A Anistia Internacional alertou que, na última semana, forças governamentais de Moçambique foram responsáveis por torturar suspeitos de um grupo armado na província de Cabo Delgado, localizado ao Norte do país. O grupo é conhecido como al-Shabab e tem atuado no país desde 2017. Uma representante da Anistia afirmou que tais comportamentos do governo representam uma violação aos princípios da humanidade. O governo deve se pronunciar a fim de mostrar uma alternativa a isto, propondo um investigação rápida e imparcial.

Fonte: Al Jazeera

No Zimbabwe, 25 Deputados testaram positivo para a covid-19

Data: 09/09/2020

No país, os deputados têm sido testados a cada duas semanas, de acordo com as diretrizes do parlamento. Entre esses 25 casos, 9 haviam testado positivo para o vírus anteriormente e estado em isolamento por 14 dias, conforme as regras sanitárias para conter a contaminação. Dessa forma, segundo a Deputada e médica, Matabeleland North Ruth Labode, as pessoas que testaram positivo novamente não necessitam entrar em um novo isolamento devido a presença de anticorpos em seus sistemas. Devido ao contágio anterior, o resultado do teste pode ter influenciado, de forma que essas pessoas não estariam infectadas ou transmitiriam o vírus. No entanto, a recomendação do isolamento para todos os casos confirmados, segundo o secretário do Parlamento, é uma medida de precaução e todos os contaminados terão acompanhamento médico durante o isolamento.

Fonte: E-Global

Moçambique: Cabo Delgado é alvo de novos ataques, diz portal

Data: 11/09/2020

De acordo com a Carta de Moçambique, a ilha de Vamisse foi atacada por terroristas na noite da última segunda-feira (07.09). As fontes ouvidas pela Carta afirmam que, além da destruição de bens materiais da população, houve uma morte. Um outro ataque ocorreu no distrito de Macomia, onde homens armados destruíram propriedades. Também em Mucojo, na última terça-feira (08/09), o grupo matou duas pessoas. Além disso, a Carta de Moçambique afirmou que 17 jovens desapareceram do distrito de Ancuabe, a menos de 50km da capital provincial Pemba. De acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, os jovens teriam se juntado ao grupo que protagoniza os ataques na região, depois de terem sido detidos pelas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e postos em liberdade pelo Tribunal Judicial de Cabo Delgado.

Fonte: Deutsche Welle

Empresa Eskom: David Mabuza cita progresso na aquisição de fornecimento estável de energia

Data: 11/09/2020

A Equipe de Tarefa Política da Eskom, presidida por David Mabuza, se reuniu nesta sexta-feira (11/09) para discutir sobre o progresso na resolução de alguns dos desafios enfrentados pela Eskom no fornecimento de energia estável, segura e confiável para a África do Sul. Tal discussão foi feita frente à crescente demanda por eletricidade para garantir uma rápida industrialização que promova o crescimento econômico e o emprego. Após semanas de apagões e lidando com as falhas da concessionária de energia, os sul-africanos estão mais do que prontos para receber boas notícias.

Fonte: The South African


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.