#4 Golfo da Guiné

Nigéria: AIS denuncia o número crescente de cristãos mortos no país

22/09/2020

A fundação pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) denunciou a morte de 178 cristãos nigerianos nos últimos sete meses. Segundo a organização, o grupo islâmico Boko Haram, e outros terroristas, assumiram o controle principalmente das áreas mais pobres e o conflito armado, que está acontecendo desde 2012, já causou cerca de 36 mil mortos. Além dos ataques, os grupos saqueiam as regiões, deixando os moradores ainda mais vulneráveis e sem meios de subsistência após os ataques. A AIS também critica a falta de ação por parte do governo nigeriano para combater o problema e pede o apoio da Comunidade Internacional.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-09/nigeria-ajuda-igreja-sofre-cristaos-mortos.html

Principal oposição do governo convida jovens e mulheres para “unificação definitiva” em São Tomé e Príncipe

20 de setembro de 2020.

            A principal oposição do governo de São Tomé e Príncipe, o partido Ação Democrática Independente (ADI), realizará no dia 3 de outubro um congresso eletivo para fortalecer a busca de uma “unificação definitiva” da formação política no país. Com críticas direcionadas à gestão do atual presidente, Evaristo de Carvalho, a liderança do partido pede a demissão do primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, do Partido Social Democrata.

Devido à aproximação das eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, no segundo semestre de 2021, o líder da ADI, Abnildo de Oliveira, solicitou através de um discurso a reestruturação do partido, reforçando principalmente a necessidade de maior presença de mulheres e jovens na ala opositora do governo atual. Em 2018, a ADI venceu as eleições legislativas com a maioria simples de 25 dos 55 assentos parlamentares, porém, mesmo com a vitória, a coligação adversária, constituída por MLSTP-PSD, foi a responsável por formar o governo do país.

Link da fonte: https://www.dw.com/pt-002/stp-adi-realiza-congresso-a-3-de-outubro-para-unifica%C3%A7%C3%A3o-definitiva/a-54994628

Tribunal da Costa do Marfim libera candidatura de terceiro mandato de Ouattara em meio a protestos

15/09/2020

Nesta segunda-feira o tribunal superior da Costa do Marfim aceitou o pedido de Alassane Ouattara para concorrer ao terceiro mandato nas eleições presidenciais, que acontecerão em outubro. As manifestações estão ocorrendo desde que o presidente declarou estar interessado em concorrer novamente, sendo que a Constituição limita os presidentes a dois mandatos. A população se revoltou alegando que tal ato seria ilegal e equivalente a um golpe. Desde então, as atenções estão voltadas para a nação, que é uma das maiores economias da África Ocidental, devido à preocupação em ocorrer uma desestabilização política no país, algo bem comum em épocas de transferência de poder.  As eleições presidenciais contaram, inicialmente, com 44 candidatos, do qual apenas quatro foram aprovados.  

Fonte: https://www.aljazeera.com/news/2020/09/protests-president-ouattara-term-bid-turn-violent-200914173219454.html

Como a Covid-19 impactou os negócios na República Togolesa? 

Data: 15/09/2020 

Jornal: Togo First 

Uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial sobre a atual situação econômica do Togo em meio a pandemia do coronavírus foi publicada no dia 8 de setembro. A pesquisa aponta que 1 em cada 4 negócios fecharam em frente as restrições impostas pelo governo para a contenção do Covid-19, sendo que há uma discrepância no cumprimento das ordens entre grandes e pequenos negócios. De acordo com os dados coletados pequenas e médias empresas fecharam mais do que os grandes negócios, além disso empresas administradas por estrangeiros fecharam mais do que os negócios locais. A pesquisa também mostra o impacto sofrido na renda local, ressaltando que 62% dos empregos foram afetados. 

Fonte: https://www.togofirst.com/en/economic-governance/1509-6242-how-has-the-covid-19-impacted-businesses-in-togo 

 Nigéria: produtora e diretora de filme sobre amor lésbico podem arriscar até 14 anos de prisão

Data da notícia: 18/09/2020

Conselho Nigeriano de Censores de Filme e Vídeo está pressionando Pamela Adie, produtora e Uyaiedu Ikpe-Etim, diretora do polêmico filme Ìfé desse ano, por conter cenas de relacionamento e sexo LGBT+. O filme conta a história de duas mulheres que se apaixonam em um país contra a comunidade lésbica, Nigéria.

O filme está sofrendo censuras e boicotes tanto da população nigeriana como de autoridades da 7ª arte, e recentemente foi lançado online para que mais pessoas pudessem ver usando plataformas que disponibilizassem.

As cineastas pode pegar 14 anos de prisão no mínimo já que também podem ser condenadas a prisão perpetua ou pena de morte. Hoje estão recorrendo aos processos.

Link da notícia: https://shifter.sapo.pt/2020/09/nigeria-ife-filme-lgbt/

Mais de 50 prisioneiros morreram de fome no Congo

A Organização das Nações Unidas e autoridades locais afirmaram que a insuficiência de recursos do governo foi a razão pela qual 52 prisioneiros morreram de fome, na cidade de Burnia. Estima-se que o sistema prisional da República do Congo opera 500% acima de sua capacidade. Embora o presidente Felix Tshisekdei tenha assegurado que não haveria escassez de remédios e alimentos, desde janeiro os administradores das prisões tem comprado seus suprimentos básicos no crédito. É importante destacar que o problema da subnutrição é comum visto que as porções de comida são distribuídas baseadas na capacidade nominal das prisões e não de acordo com sua população real. link para acesso da notícia completa:

https://www.reuters.com/article/us-congo-prison/more-than-50-prisoners-starve-to-de ath-in-east-congo-prison-idUSKBN2662CM?rpc=401&


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.