Guiana
Guiana e Estados Unidos firmam aliança formal
Durante a última semana, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, fez uma visita à Guiana para firmar parcerias. Foi a primeira vez que alguém com um cargo tão alto foi ao país enquanto ainda estava empossado. Após a descoberta das fontes de petróleo guianenses no início do ano, a atenção internacional se voltou para o país. Entretanto, a justificativa dada por Pompeo para firmar uma aliança mais estreita com a Guiana é o comprometimento dos guianenses para com a democracia em seu território. Os países irão também auxiliar refugiados venezuelanos que estão entrando no país fugidos de seu Estado.
Fonte: https://guyanatimesgy.com/americans-want-to-partner-with-guyana-ambassador-lynch/
Data: 23/09/2020. Por Gustavo Parreiras Freitas de Oliveira
Venezuela
Em discurso na ONU, Maduro faz críticas à política internacional estadunidense
Em seu discurso para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, Nicolás Maduro repudiou a política de bloqueios adotada pelos Estados Unidos, sobretudo contra a Venezuela. Conforme afirmado, “os EUA deixaram de assumir uma posição de colaboração (com a comunidade internacional) e passaram a ter um governo intransigente e distante, o qual possui uma diplomacia errática e despreza o multilateralismo ou qualquer tipo de regra global existente”. Diante disso, o seu país sofre “constante ataque dos Estados Unidos, do ponto de vista político, midiático e econômico”.
Por fim, Maduro confirmou o comprometimento da Venezuela em “promover os direitos humanos e as liberdades das pessoas”, bem como convidou organismos internacionais a observarem as eleições legislativas do país, que ocorrerão em dezembro.
Data: 23/09/2020. Por Ana Luísa Vaz
Guiana Francesa
Dispositivo eletrônico será alternativa para evitar a aproximação do agressor à vítima de violência doméstica
Em 2019, a Guiana Francesa registrou um aumento no número de feminicídios no país. Na intenção de reverter este índice, a partir desta sexta-feira (25/09), entra em vigor a possível utilização da “pulseira anti conciliação” por cônjuges e ex-cônjuges violentos, a depender de uma decisão judicial.
Este dispositivo eletrônico será capaz de rastrear a localização geográfica do acusado e disparar um alerta caso ele se aproxime da vítima. A princípio, seu uso será adotado em algumas regiões da Guiana Francesa mas espera-se que a pulseira esteja disponível e implementada em todo país até o final do ano.
Data: 25/09/2020. Por Kaíza Oliveira
Suriname
Embaixadas chinesas no Suriname e na Guiana acusam Mike Pompeo de espalhar boatos.
Mike Pompeo, ministro das Relações Exteriores dos EUA, fez uma visita a países na América Latina – entre eles, Suriname e Guiana -, na qual expressou o interesse da potência norte-americana em negociar com esses países. Pompeo criticou abertamente, durante sua visita, as empresas chinesas. Durante sua aparição com o presidente recém eleito do Suriname, o ministro afirmou que a China e suas empresas não competem em posições “justas e de igualdade”.
Em resposta, o embaixador chinês do Suriname disse que qualquer tentativa de criar qualquer discórdia entre os países (China e Suriname) irá fracassar e também aconselharam Pompeo a seguir com a verdade, deixando de lado sua arrogância e preconceito.
Data: 25/09/2020. Por Beatriz Moreira