Por que membros do parlamento em Gana conseguem ignorar eleitores sem sofrerem consequências
Data: 05/10/20
Após muitos anos de regime militar, Gana instaurou a democracia em 1992. A população esperava que, dessa maneira, as suas demandas começassem a serem atendidas. Porém, o modelo democrático vem encontrando dificuldades para se tornar realmente efetivo, visto que não há muito contato entre os representantes eleitos e ganenses. Isso ocorre em consequência às fortes redes de clientelismo presentes no país, que fazem com que os aspirantes a candidatos subornem os delegados de seus respectivos partidos políticos no intuito de conseguirem se tornar de fato candidatos. Posto isso, quem possui mais condições para comprar apoio é o mais propenso a conseguir ocupar o Parlamento, independentemente se ele possui políticas elaboradas ou não. Além disso, o poder dos eleitores é de certa forma diminuído, enfraquecendo um dos principais pilares do governo democrático.
Nigéria comemora 60 anos de sua independência
1 de outubro de 2020.
No dia 1º de outubro, milhões de nigerianos comemoraram 60 anos da Independência da Nigéria do domínio colonial britânico. Os cidadãos do país mais populoso da África celebraram a data nas redes sociais, publicando imagens ehashtags, como #IndependenceDay, #NigeriaAt60 e #60Together. Em transmissãooficial, o presidente Muhammadu Buhari pediu aos nigerianos união para “alcançar tudo o que quisermos”. Pelo Twitter, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) reforçou a sua parceria com a população da Nigéria, enfatizando o caráter próspero e justo da nação. O Google utilizou a sua famosa ferramenta de buscas animada, Google Doodle, para homenagear os 60 anos da Independência da Nigéria.
Fonte: BBCLink da fonte: https://www.bbc.com/pidgin/world-54368921
Primeiro-ministro e governo de Togo renunciam
Data: 26/09/2020
Fonte: Gaúcha ZH
O Primeiro-ministro togolês Komi Selom Klassou pediu a renúncia de seu cargo juntamente com sua equipe, sendo que de acordo com a matéria a população local já esperava por uma mudança governamental desde a reeleição do presidente Faure Gnassingbe em fevereiro. O anúncio foi feito pela equipe do governo no dia 25 de setembro, tendo o presidente aceitado a renúncia do primeiro-ministro e elogiado o trabalho feito pelo mesmo até então.
Agência de Comércio Italiana Busca Aumentar Negócios com Gana
Data: 01/10/2020
A agência que opera sob o Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional lançou uma série de iniciativas com o propósito de melhorar as relações Itália-Gana. As iniciativas são focadas em apoiar empresas do agronegócio e conectá-las entre os dois continentes.
Fonte: Fresh Plaza
Dubai Inicia Trabalhos em Projeto de Petróleo na Nigéria
Data: 01/10/2020
O projeto Lekki-SPM inclui a fabricação, procuração, montagem e inspeção de uma única boia de carregamento na região de Lagos na Nigéria. Quando completada a armação poderá transferir produtos de petróleo entre instalações em terra e no oceano.
Fonte: Energy Digital
Costa do Marfim: “Gbagbo deve ser reintegrado às eleições” diz a Corte Africana de Direitos Humanos
Data: 30/09/2020
Em sua decisão judicial, a corte ordenou ao estado que eliminasse todas as barreiras à reintegração do ex-presidente Laurent Gbagbo de ser adicionado ao rol de candidatos às eleições. O candidato tinha sido impedido de participar em meados de setembro, e apelou à Corte Africana de Direitos Humanos, que é baseada na Tanzânia.
Fonte: The Africa Report
Quem roubou quem? França quer multar ativistas que tentaram confiscar peça africana de museu em Paris
Data: 30/09/2020
No Dia 30 de Setembro (quarta-feira) iniciou-se o julgamento dos cinco ativistas que tentavam levar uma peça de museu que se encontrava em Paris no dia 12 de junho. O grupo chama a atenção sobre obras de origem africana que hoje se encontram em território europeu.
Há então um processo de furto contra eles podendo a pena ser de mil euros para o líder do grupo e quinhentos euros para os outros quatro.
“Decidimos recuperar o que nos pertence. Esta propriedade foi roubada durante a colonização. Estamos saindo com nossa propriedade, vamos levá-la para casa” disse o grupo.
Alguns museus europeus estão fazendo a restituição de obras mas alegam que o processo demora pois devem esperar que o receptor africano deve manter condições propícias para a manutenção e armazenamento das obras devolvidas.
Um dos casos famoso sobre restituição é o de Benin, obras se encontravam em território Francês e um grupo privado de colecionadores criou um coletivo para arrecadação de fundos para o Museu Musée de la Récade em Benin.
Dezenas de mulheres acusam funcionários da OMS de exploração sexual na República Democrata do Congo
30/09/2020
Nos últimos dois anos, o Leste da República Democrática do Congo declarou crise sanitária devido ao surto de ebola na região e a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou funcionários estrangeiros para ajudar no combate. Recentemente, cerca de 50 mulheres relataram diversos casos de abuso sexual cometidos por homens que alegavam ser funcionários da OMS. A quantidade de relatos e a semelhança entre eles sugerem que a prática era generalizada. A OMS informou que medidas já estão sendo tomadas e que fará uma investigação minuciosa. No ano passado, várias agências internacionais, incluindo a ONU, prometeram uma “uma política de tolerância zero em relação a abusos e exploração sexual”.
Congo pelo multilateralismo
27 de setembro de 2020.
Fonte: Le Potentiel
Link da fonte: http://www.lepotentiel.cd/g?post=1275
A participação da República Democrática do Congo na 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada entre os dias 22 e 26 de setembro, ficou marcada pela exigência de um maior empenho acerca do multilateralismo entre as nações. O presidente Félix Tshisekedi reforçou o pensamento de que a pandemia vem servindo para mostrar o quão interdependentes os países são uns dos outros. Em seguida, fez um apelo para que a comunidade internacional “fortaleça a solidariedade internacional, os esforços conjuntos e a cooperação multilateral”. Além disso, Tschisekedi solicitou uma reforma no Conselho de Segurança, pedindo maior transparência, democracia e representatividade na composição do Conselho.
COVID-19: EMBAIXADOR PORTUGUÊS DIZ QUE PANDEMIA ALTEROU COOPERAÇÃO COM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
23/09/2020
Em sua audiência de despedida, Luís Gaspar da Silva, o embaixador português em São Tomé e Príncipe, salientou os desafios enfrentados na relação dos dois países diante da crise causada pelo novo coronavírus. Alguns dos problemas envolvem a interrupção do programa colaborativo ‘Saúde Para Todos’ e o atraso na emissão de novos vistos de entrada para Portugal. Entretanto, ao fazer um balanço dos quatro anos em que ocupou o cargo, Silva se mostra contente com os avanços no relacionamento entre os dois países lusófonos, destacando as visitas presidenciais que ocorreram tanto em São Tomé quanto em Lisboa.
Disponível em: LUSA
RELAÇÕES CHINA-SÃO TOMÉ DESENVOLVEM-SE DE FORMA SATISFATÓRIA – PR SÃO-TOMENSE
23/09/2020
O presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, reafirmou o compromisso da nação são-tomense para com o reconhecimento de uma única China, e frisou o crescimento do vínculo econômico entre os dois. A situação foi o fim do período de mandato do embaixador chinês Wang Wei, que foi homenageado em pleno Palácio Presidencial. Além da ênfase nas relações econômicas, que Carvalho avalia como satisfatórias, o presidente também falou da importância da parceria entre os dois estados no combate ao novo coronavírus.
Por sua vez, Wei agradeceu pela recepção e apoio que obteve desde 2017, quando se tornou o primeiro embaixador chinês em São Tomé desde a retomada do diálogo entre os dois estados. Declarou-se contente com a cooperação nos setores agrícolas e elétrico, além de exaltar o crescente desenvolvimento apresentado pela nação são-tomense.
Disponível em: LUSA
PR SÃO-TOMENSE PEDE AO GOVERNO MAIOR ‘SENTIDO DE SERIEDADE E RESPONSABILIDADE”
21/09/2020
Em mais um capítulo do imbróglio político que vive a nação são-tomense, o presidente Evaristo Carvalho critica a remodelação de seu governo. As tensões começaram quando o presidente ameaçou deixar seu cargo, caso o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, não conduzisse uma reestruturação política que refletisse as novas dinâmicas sociais do país. Pressionado tanto por seus apoiadores quanto pela oposição, Bom Jesus não foi capaz de fazer mudanças significativas no curto prazo estabelecido. Muitos críticos afirmam que as transformações realizadas não trarão impactos positivos ao povo são-tomense Como resposta, Evaristo Carvalho cobrou mais responsabilidade e seriedade dos demais governantes, para que fossem capazes de honrar os compromissos comerciais do país. Em um curto discurso, ressaltou ainda que o governo precisa de trabalhar com bastante cooperação para que possa traçar um plano de desenvolvimento para o futuro de São Tomé e Príncipe.
Disponível em: LUSA
Título: Incêndio de caminhão de gasolina deixa 23 mortos na Nigéria
Data: 23/09/2020
23 pessoas morreram nessa quarta-feira vitimas da explosão de um caminhão de combustível que capotou em uma rodovia no centro da Nigéria.
Os freios do caminhão falharam fazendo com que o motorista perdesse o controle em uma das rodovias mais movimentadas de Lokoja cidade de Kog, um dos 36 estados da Nigéria.
Muitos veículos foram atingidos pela explosão, isso inclui um ônibus escolar cheio.7
Nigéria: O PIB global pode aumentar 3% se a disparidade de gênero for eliminada
A International Finance Corporation (IFC) estima que aproximadamente 80% das empresas pertencentes a mulheres com necessidades de crédito em países de baixa renda não são atendidas ou possuem maiores obstáculos para o acesso aos serviços financeiros se comparado aos homens. Isso equivale a um déficit de financiamento de US $ 1,7 trilhão; a diferença entre o financiamento disponível e o financiamento necessário. De modo consequente, a economia em geral não concretiza um faturamento anual de US $ 330 bilhões devido a esta lacuna de financiamento.
Ademais, as mulheres possuem e lideram aproximadamente 40% das 41,5 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) da Nigéria. E essas empresas não representam apenas uma parte significativa da economia do país, mas também são um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento econômico, inovação e emprego na Nigéria.
Link: TheAfricaReport; https://www.theafricareport.com/43098/global-gdp-could-rise-by-3-if-gender-disparity-gap-is-closed/
O silêncio do presidente Weah sobre a violência é condenado por partido político na Libéria
Jeremiah Z. Whapoe, líder político da VOLT (Vision For Liberia Transformation Party), declarou que o silêncio do presidente sobre os casos de violência e o aumento da tensão no país são preocupantes. O processo eleitoral se aproxima carregando a um grande “derramamento de sangue” e a possibilidade de destruição. A ausência de qualquer palavra de Weah é vista como uma aceitação e endossamento da atual situação de violenta na nação. que tem potencial para criar uma grande destruição no país. Nesse contexto, Whapoe também relembrou a última guerra civil cujas “feridas ainda estão frescas” e mencionou o silêncio do ex presidente Samuel K. Doe que ignorou questões como a segregação entre tribos, o nepotismo, a execução e desaparecimentos de diversos cidadãos, o abuso dos direitos humanos e a violação da constituição liberiana. Embora o presidente George Weah tenha se manifestado sobre o aumento de casos de abuso sexual no país, seu silêncio sobre as demais formas de violência são alarmantes. https://frontpageafricaonline.com/news/volt-condemns-president-weah-silence-oververbal-physical-attacks-on-citizens/
Nigéria: AIS denuncia o número crescente de cristãos mortos no país
22/09/2020
A fundação pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) denunciou a morte de 178 cristãos nigerianos nos últimos sete meses. Segundo a organização, o grupo islâmico Boko Haram, e outros terroristas, assumiram o controle principalmente das áreas mais pobres e o conflito armado, que está acontecendo desde 2012, já causou cerca de 36 mil mortos. Além dos ataques, os grupos saqueiam as regiões, deixando os moradores ainda mais vulneráveis e sem meios de subsistência após os ataques. A AIS também critica a falta de ação por parte do governo nigeriano para combater o problema e pede o apoio da Comunidade Internacional.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-09/nigeria-ajuda-igreja-sofre-cristaos-mortos.html