Clipping África Ocidental #96

O carnaval foi cancelado em Guiné-Bissau e afeta significativamente a economia do país. 

Carnaval, Bissau.

“Não há motivos para dança!” O cenário do carnaval deste ano foi de um grande vazio para os moradores da Guiné-Bissau. A economia do país acabou sendo impactada  negativamente, pois o país optou por não realizar as festividades da época de carnaval na tentativa de que o vírus não se alastre e a saúde pública não seja tão afetada.

Ector Diógenes Cassamá, coordenador do maior grupo cultural de Bissau “Netos de Bandim”, lamenta que a decisão de cancelamento não tenha tido o subsídio dos atores culturais, que seriam capazes de apresentar soluções. O carnaval é a maior manifestação cultural na Guiné-Bissau, onde são demonstrados os valores que representam as diferentes etnias nacionais.

Sofia Machado.

Fonte: Voa Portugues. 16/02/2021. https://www.voaportugues.com/a/guin%C3%A9-bissau-cancelamento-de-carnaval-vai-ter-impacto-na-economia/5780784.html

O mauritano El-Ghassim Wane é o enviado da ONU para o Mali.

Na segunda-feira, 15 de março, o diplomata mauritano El-Ghassin Wane foi nomeado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, líder de operações da força da paz das Nações Unidas no Mali. O país enfrenta desde 2012 um grave conflito interno, que com potencial  de desastre humanitário, deixa refugiados malineses por toda a África.  

Izabella Burjaily Lizardo.

Fonte: Le Monde.  16 de março de 2021. Link: https://www.lemonde.fr/afrique/article/2021/03/16/le-mauritanien-el-ghassim-wane nomme-emissaire-de-l-onu-pour-le-mali_6073296_3212.html

Mali-Senegal: A volta de uma unidade de cooperação bilateral.

Por dez anos a Unidade de Cooperação bilateral entre o Senegal e o Mali ficou suspensa. Tendo em comum vários projetos na área de desenvolvimento, os Ministros das Relações Exteriores e Cooperação do Senegal e do seu homólogo do Mali se reuniram no mês de março para trazer de volta suas relações de cooperação. Essa reunião permitiu a assinatura de onze acordos de cooperação em áreas importantes como: transportes, saúde, treinamento, educação, etc. Para que esses acordos sejam resilientes, os dois países estabeleceram comissões mistas contínuas que  vão operacionalizar os acordos assinados. 

Single Post
Mali-Senegal: A grande unidade conjunta de cooperação está de volta

Abdou Faye Lahat.

Fonte: SeneWeb. 07/03/2021. https://seneweb.com/news/Video/mali-senegal-la-grande-cellule-mixte-de-_n_342189.html

Fundo de 21,106 bilhões de francos CFA na área de educação para o Senegal.

No final da 122ª sessão ordinária da conferência do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (Boad), foi decidido o desembolso de 21,106 bilhões de  francos CFA (mais 32 milhões de Euro) para o Senegal com objetivo de auxiliar na construção de 1.528 salas de aula, em substituição de abrigos temporários. Este empréstimo tem como objetivo melhorar a qualidade e a equidade na educação no Senegal.

La Banque ouest africaine de développement (Boad) décaisse 21,106 milliards de Fcfa pour le Sénégal

Abdou Faye Lahat.

Fonte: Sene.News. 18/03/2021. https://www.senenews.com/education-4/la-banque-ouest-africaine-de-developpement-decaisse-21106-milliards-de-fcfa-pour-le-senegal_351794.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.