Clipping África Ocidental #102

Tentativa de golpe contra o Presidente Idriss Déby em Chade.

Após o primeiro turno das eleições presidenciais no Chade, em que os resultados provisórios favorecem ​​o presidente Idriss Déby Itno, que está no poder há 30 anos, um grupo de rebeldes da Frente de Alternância e Concórdia no Chade (FATO), que tem como objetivo derrubar o atual governo, tentaram  desalojar o marechal Idriss Déby e assumir o poder. No dia 17 de abril, no norte do país ocorreu o primeiro confronto entre as Forças Armadas do Chade e rebeldes da Frente. Esses rebeldes, vindos da Líbia, invadiram vários territórios chadianos e, em resposta a esse ato, o Presidente Déby mobilizou vários tanques de batalha que foram posicionados na entrada da capital para uma  resposta. Essa instabilidade fez com que as representações diplomáticas americanas e britânicas apelaram aos seus nacionais para deixarem o país.

Idriss Deby Itno
Idriss Deby Itno.

Fonte: Afrik.com. 19/04/2021. https://www.afrik.com/tchad-tentative-de-coup-d-etat-contre-idriss-deby.

Abdou Lahat Faye.

A morte do Presidente do Chade Idriss Déby e a ascensão ao poder de Mahamat Déby.

Idriss Déby Itno, governou o Chade durante 30 anos, ele chegou ao poder em 1990 através de um golpe de estado. Na semana passada, ele foi reeleito por um sexto mandato com 79,32%.

Ataques dos rebeldes da Frente de Alternância e Concórdia no Chade (FATO) causaram ferimentos que provocaram a morte do presidente na terça-feira dia 20 de abril. O Presidente Déby tinha preparado seu filho Mahamat Idriss Déby Itno, que era responsável pela guarda presidencial, como seu legítimo sucessor.

Um conselho militar de transição (CMT)  liderado pelo seu filho Ahamat Idriss Déby, foi estabelecido a fim de garantir uma transição democrática. No momento, está decretado no país 14 dias de luto nacional, um toque de recolher entre 18h e 5h foi estabelecido e o fechamento das fronteiras terrestres e aéreas.

Idriss Déby
Idriss Déby

Fonte: Afrik.com. 20/04/2021. Link: https://www.afrik.com/idriss-deby-est-mort-mahamat-deby-au-pouvoir-le-tchad-ferme-ses-frontieres

Abdou Lahat Faye.

ONG exige fim da “perseguição” a jornalistas na Guiné-Bissau.

A liberdade de imprensa na Guiné-Bissau tem sido pauta após a vandalização da Rádio Capital FM em julho do ano passado.O comitê para proteção dos jornalistas (CPJ) tem se preocupado pois  nota um padrão de ataques aos jornalistas, fator que agride a luta em busca de uma imprensa livre e independente no país.

Rádio Capital FM destruída depois do assalto e vandalismo ocorridos em julho de 2020
Rádio Capital FM destruída depois do assalto e vandalismo ocorridos em julho de 2020

Link: https://m.dw.com/pt-002/ong-exige-fim-da-perseguição-a-jornalistas-na-guiné-bissau/a-57150530
Fonte: DW.com data: 09/04/2021.

Sofia Machado.

Justiça de Senegal nega soltura de Hissenè Habré, ex-Presidente do Chade sentenciado à prisão perpétua.

Alegando problemas de saúde, o ex-Presidente do Chade, Hissenè Habré, teve seu pedido de liberdade negado pela justiça senegalesa, que afirmou que a responsabilidade sobre o assunto é da “administração do presídio.” Condenado à prisão perpétua por uma corte especial criada pela União Africana em Senegal, país para onde Habré fugiu depois de sua deposição no Chade, por diversos crimes contra a humanidade, dentre eles escravidão, estupro e sequestro, o ex-Presidente já está em seus 79 anos de idade. Vale considerar que a defesa de Habré destacou a vulnerabilidade em que ele se encontraria na prisão durante a pandemia, justamente pela sua idade avançada, o que já rendeu a Habré uma saída de 60 dias anteriormente.

Hissenè Habré

Fonte: Africanews. 18/04/2021. Link: https://www.africanews.com/2021/04/18/senegal-court-refuses-release-of-former-chad-president-habre/

Matheus Henrique dos Santos Mapa.

Partido de Ulisses Costa e Silva, Primeiro-ministro de Cabo Verde, vence as eleições legislativas.

Disputando contra o partido de esquerda PAICV, o partido MpD (Movimento para a Democracia) de Ulisses Costa e Silva, atual Primeiro-ministro de Cabo Verde, conquistou mais uma vitória ao atingir a maioria no legislativo do país. Segundo Ulisses, o resultado é prova da competência e responsabilidade com que o seu partido lidou com o forte impacto que o arquipélago sofreu devido à crise da COVID-19. Sendo um país com economia fortemente atrelada ao turismo, chegando a 25% de seu PIB, Cabo Verde sofreu um duro golpe com a pandemia, já que o número de visitantes do país diminuiu drasticamente.

Apesar disso, o país é um dos que apresenta menor índice de contaminação da doença no continente africano, a despeito de um súbito aumento próximo à época das eleições. Com um discurso de diversificação econômica, vacinação em massa e também pela sua experiência, Ulisses Costa e Silva conquistou a confiança do povo de Cabo Verde.

Ulisses Costa e Silva

Fonte: Africanews. 19/04/2021. Link: https://www.africanews.com/2021/04/19/cape-verde-ruling-party-retains-power-after-winning-legislative-vote/

Matheus Henrique dos Santos Mapa.

Governo interino do Mali decide data da eleição geral do ano que vem.

O governo militar interino do Mali, que se aproxima de completar seu primeiro ano de vida, anunciou que as eleições civis e democráticas voltarão em fevereiro de 2022. De acordo com os representantes do governo, a nova data condiz com o prazo de 18 meses de estabilização e transição para a democracia instaurado anteriormente. O ex-Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, foi deposto por um golpe de Estado proveniente de um motim das forças armadas do país. Diante disso, Mali se encontrava repleto de revoltas populares contra Keïta, principalmente por ter permitido a entrada e fixação de tropas francesas no território do país.

Ibrahim Boubacar Keïta

Fonte: Africanews. 15/04/2021. Link: https://www.africanews.com/2021/04/15/mali-s-interim-govt-sets-date-for-general-election-next-year/

Matheus Henrique dos Santos Mapa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.