Guiana
Primeiro Ministro de São Vicente elogia Guiana pela ajuda humanitária prestada ao país
A Guiana enviou à ilha de São Vicente um navio com suprimentos de alívio a desastres devido à atividade vulcânica que vem acontecendo na última semana. O vulcão La Soufrière, presente na ilha, continua ativo, e suas últimas erupções espalharam cinzas e fluxos vulcânicos pelo local. Assim, na manhã de sábado, 350 toneladas de suprimentos chegaram a São Vicente e foram recebidas por oficiais do governo, enviados pelo Primeiro Ministro, Ralph Gonsalves. O cônsul da Guiana na ilha, Nigel Russell, vem trabalhando com funcionários do consulado e voluntários para registrar e distribuir os suprimentos. Agradecido pela ajuda e pela mobilização de esforços, Ralph Gonsalves agradece ao governo da Guiana e ao presidente Irfaan Ali, a quem se refere como um grande amigo e alguém com um bom coração, além de chamar a Guiana de “pedra angular da CARICOM”. A Guiana pretende enviar mais navios com mais suprimentos, como ventiladores, para ajudar as pessoas a respirarem em meio às cinzas.
Data: 17/04/2021. Por: Sofia França Prieto.
Guiana Francesa
Guiana e França assinam carta de cooperação militar
Estabelecida na Guiana Francesa, a base militar da França no Caribe firmou, no dia 15 de Abril de 2021, um documento importante com a Guiana. Seu objetivo é nortear a cooperação militar entre os dois países após um período de tensões na região, como a disputa entre a Venezuela e a Guiana pela região da Guiana Essequiba, assim como as recentes descobertas de petróleo no norte da América do Sul (incluindo Guiana, Guiana Francesa e Suriname).
Data: 17 de Abril de 2021. Por: Maria Clara Drawin
Suriname
Suriname, Guiana e França buscam estreitar relações através de cooperação militar
A ministra da defesa do Suriname, Krishna Mathoera, recebeu uma delegação militar francesa entre os dias 14 e 16 de abril para discutir uma maior aproximação com as forças armadas da Guiana e da França. Ambos os países assinaram acordos que buscam fortalecer as suas fronteiras em comum, além de intensificar a atenção para diversas outras questões relacionadas à segurança da região, que é rica em gás e petróleo. A cooperação também envolve a atuação de patrulhas e treinamentos conjuntos e o compartilhamento de informações e equipamentos. Dessa forma, Guiana Francesa (França), Suriname e Guiana pretendem ampliar as suas forças no combate às atividades ilegais que ameaçam a fauna e a flora da região.
Fonte: https://menafn.com/1101939447/France-Guyana-Suriname-seek-closer-military-corporation
Data: 19/04/2021. Por: Pedro Bello.
Venezuela
A hiperinflação na Venezuela leva a circulação informal de dólares no país
Graças a hiperinflação que está sendo vivida na Venezuela, a qual acarretou no último ano um aumento de mais de 2000% nos preços dos bens de mercado, o troco se tornou extremamente raro dentro do país e um problema real a ser encarado pela população. Neste momento, uma nota de um milhão de bolívares equivale a em média 50 cents, com previsão de uma desvalorização muito rápida da moeda devido à crise.
Com esse problema econômico, começaram a circular informalmente notas e moedas internacionais. Por hora, a moeda predominante continua sendo o bolívar venezuelano, no entanto, o dólar vem circulando como forma de evitar a perda de dinheiro por falta de troco em estabelecimentos, tendo sendo criado até um mercado onde alguns comerciantes vendem 18 dólares trocados em bolívar por 20 dólares, tamanha a crise. Não há uma previsão para que a moeda venezuelana volte a se valorizar e o problema da hiperinflação acabe.
Fonte: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56677393>
Data: 13/04/2021. Por Gustavo Parreiras Freitas de Oliveira