Clipping África Austral # 71

Fonte: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Botsuana proíbe a importação de aves da África do Sul após surto de gripe aviária

14/04/2021

O Ministro de Desenvolvimento da Agricultura e Segurança Alimentar de Botsuana anunciou a suspensão das importações de aves domésticas, selvagens e seus produtos derivados, carne, ovos e penas, da África do Sul após a morte de 300 animais na cidade de Ekurhuleni. A granja situada a leste de Joanesburgo, também teve outros pássaros testados positivos para a cepa H5 da influenza. Além do bloqueio das importações, as autoridades de Botsuana também alertaram para as pessoas avisarem veterinários, caso detectem a morte de aves domésticas e selvagens.

Fonte: Reuters

Vacinação promove o aumento da equidade na prevenção da Malária no Malawi

 15/04/2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem apoiado o Ministério da Saúde do Malawi para garantir a continuidade dos serviços essenciais de imunização contra a malária durante a pandemia da COVID-19 e conseguido ótimos resultados. Neste mês, até o momento, cerca de 220.000 crianças receberam pelo menos uma dose da vacina através da imunização de rotina liderada pelos Ministérios da Saúde no Malawi, Gana e Quênia, coordenada pela OMS e apoiada por parceiros de saúde locais, regionais e globais. Com isso, o Malawi caminha em direção à equidade na prevenção da doença que é uma das principais causas de mortes infantis no continente africano.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Ataques ocorridos em Moçambique aumentam o risco de inadimplência do governo 

15/04/2021 

Os ataques terroristas ocorridos com foco na cidade de Palma, no norte de Cabo Delgado, no final do mês de março, criaram uma forte insegurança no setor de produção de gás natural líquido (GNL) em terra na região. O local era foco de um grande projeto de desenvolvimento de GNL. As forças militares de Moçambique retomaram o controle de Palma, mas a companhia petrolífera francesa Total retirou seus funcionários da Península de Afungi. O cenário criou consideráveis chances de recuo na produção de GNL que ameaçam uma grande redução na arrecadação pública e aumentam o risco de inadimplência da dívida governamental. A avaliação CCC pela Fitch no risco-país associado à dívida soberana de Moçambique representa a visão de que é possível inadimplência, visto altas necessidades de financiamento fiscal e externo, poucas opções de financiamento e altos níveis de dívida pública geral.

Fonte: The Africa Report

Malawi deve descartar mais de 16.000 doses da vacina AstraZeneca

16/04/2021

Mais de 16.000 doses expiradas da vacina AstraZeneca devem ser destruídas no Malawi em função da hesitação da população com relação à vacinação. Inicialmente, os malawianos responderam à vacina com entusiasmo, com longas filas nos pontos de vacinação e hospitais, mas isso não se manteve neste mês. Ativistas da saúde estão preocupados com a possível relação entre essa hesitação e os raros casos de coágulos sanguíneos e rumores de que as pessoas estavam recebendo doses desatualizadas. As vacinas estão entre as 102 mil doses doadas pela União Africana ao governo do Malawi no mês passado. Além disso, o país recebeu mais de 400.000 vacinas AstraZeneca da Covax e do governo indiano. Até o momento, cerca de 230.000 doses foram ministradas, o suficiente para vacinar cerca de 1% da população.

Fonte: The Guardian

Zâmbia inicia o plano de vacinação para COVID-19

16/04/2021

O Ministro da Saúde da Zâmbia, Jonas Chanda, anunciou oficialmente o início da vacinação para COVID-19 na quarta-feira, 14 de abril. O anúncio e o início da vacinação ocorreram na mesma semana em que foi recebido o primeiro lote de vacinas, com 228 mil doses, da COVAX, resultado da parceria global para pesquisa e produção da vacina representada pela OMS, que trabalha pela igual distribuição da vacina. Frente à população de 17 milhões de pessoas, a projeção total da vacinação no país, que não é obrigatória, é de 8,4 milhões de pessoas acima dos 18 anos. A vacinação começa pelas prioridades colocadas pelo Plano de Desenvolvimento Nacional da Vacina para COVID-19 (trabalhadores da área da saúde, outros trabalhadores essenciais e grupos de risco). Na cerimônia, estavam presentes representantes das agências das ONU envolvidas na COVAX, além de representantes políticos, privados e civis.

Fonte: ReliefWeb

Zimbábue reporta aumento da taxa de gravidez na adolescência

16/04/2021

O governo do Zimbábue reportou um grande aumento no número de adolescentes grávidas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Frente a uma população de quase 15 milhões de pessoas, a estimativa é de 5 mil adolescentes grávidas nos dois primeiros meses do ano, ao lado de 18 mil casamentos precoces. O cenário geral e histórico que explica essa realidade é a marginalização social das mulheres em um país pouco urbanizado e com altos níveis de pobreza. O incremento recente nos números é dado em relação aos efeitos da pandemia e dos lockdowns, incluindo aumento da pobreza. A situação já é representada pelo apoio do Fundo de População das Nações Unidas que tem trabalhado para a conscientização sexual virtual e via rádio, frente à taxa média de fertilidade de 108 por mil entre mulheres com idade entre 15 e 19 anos.

Fonte: Voice of America

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.