Clipping Grandes Lagos #82

Gabinete da COVID em Uganda permite a autorização da lei KCCA

04/05/2021

O gabinete contra a COVID em Uganda, que expira na próxima semana (dia 15) , em sua última sessão decidiram autorizar a Lei da Kampala Capital City Authority ( KCCA) compromete o governo a pagar pensões a cerca de 337 ex trabalhadores de um posto de Uganda que ficaram desempregados. O seu presidente, Museveni, afirma que o país não conseguiu alcançar o status de renda média que haviam decidido, em decorrência da crise da COVID 19. Além disso, o gabinete reconheceu que a COVID ainda pode continuar sendo uma ameaça no país. A doença está voltando a ascensão no país, aumentando suas vítimas tanto na esfera da saúde como econômica. 

Fonte: Daily Monitor

Generais do Sudão do Sul visitam Ruanda para curso de construção da paz pós-conflito

03/05/2021

Através do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR), a Comissão Conjunta Reconstituída de Monitoramento e Avaliação (RJMEC), em parceria com a Academia da Paz de Ruanda (RPA), 25 oficiais sul-sudaneses visitaram Ruanda para participar de um curso sobre construção de paz pós-conflito. Os oficiais do país, que passa por conflitos armados constantes desde a sua independência do Sudão, em 2011, receberão treinamentos sobre peacebuilding e a importância do papel das forças armadas na reconstrução nacional e na unidade da população. Segundo o Major-general Albert Murasi, Ministro da Defesa de Ruanda, a experiência adquirida nos anos pós-genocidio possibilitam que Ruanda compartilhe o conhecimento com o Sudão do Sul para buscar a estabilidade e a reconstrução do país.

Fonte: The New Times

República Democrática do Congo declara fim de novo surto de Ebola

03/05/2021

Três meses após um novo surto de Ebola na província de Kivu do Norte, o Ministro da Saúde da República Democrática do Congo, Jean-Jacques Mbengani, declarou no dia 3 de maio de 2021 que a epidemia estava controlada. O novo surto levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a emitir alertas da possibilidade de propagação, porém depois de 6 mortes e 12 casos registrados, o país conseguiu vacinar centenas de pessoas, principalmente com imunizantes do laboratório estadunidense Merck Sharpe and Dohme. 

Fonte: Africa News

Quênia define data para fechamento dos campos de refugiados de Dadaab e Kakuma

Fonte: Africa News

30/04/2021

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, em reunião com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), decidiu que dois campos de refugiados devem ser fechados até o dia 30 de junho de 2022. Nos dois campos vivem 433.765 refugiados, oriundos principalmente da Somália e do Sudão do Sul. O fechamento dos campos envolveu uma série de acontecimentos e a situação veio a se deteriorar quando o Ministro do Interior do Quênia, em março de 2021, deu um prazo de 2 semanas para que os locais, que são lar dos milhares de refugiados, fossem fechados. O fechamento, no entanto,  foi impedido temporariamente pela Suprema Corte do país. Após as negociações com a ACNUR, o governo do país realizará esforços conjuntos com a agência para que os direitos dos refugiados sejam respeitados, de modo que eles consigam retornar aos seus países em segurança ou sejam incorporados à sociedade queniana. 

Fonte: Africa News

Enchentes pelo aumento do nível do Lago Tanganica afetam 8.000 famílias no Burundi

02/05/2021

Cidades do Burundi nas margens do Lago Tanganica foram afetadas por enchentes devido ao aumento do nível do lago. Após fortes chuvas causarem o rompimento de barragens em um rio que deságua no lago, cerca de 2000 pessoas foram obrigadas a se deslocar e mais de 8000 foram afetadas. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA) tem acompanhado a questão, que tende a se deteriorar, uma vez que mais chuvas fortes são esperadas até o fim do mês de maio. 

Fonte: Africa News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.