Clipping Chifre da África #85

‘’Sem comida por dias’’: A fome segue em Tigray enquanto a guerra se arrasta

Por Elisa Tolentino em 19/05/2021

Agora em seu sétimo mês, estima-se que o conflito em Tigray tenha matado milhares de pessoas e desalojado 1,7 milhões, criando uma imensa crise humanitária em uma região já pobre. O Primeiro Ministro etíope Abiy Ahmed ordenou uma operação militar terrestre e aérea em Tigray no início de novembro de 2020 após acusar o partido então governante da região, a Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF), de orquestrar ataques aos campos do exército federal, alegação rejeitada pelos oficiais da TPLF. Abiy, cujas forças são apoiadas por tropas da Eritréia e combatentes da região de Amhara, na Etiópia, declarou vitória no final de novembro, quando o exército entrou na capital regional, Mekelle. A luta, entretanto, ainda está em curso e continuam a surgir relatos de massacres, estupros e fome generalizada.Nos últimos seis meses, as Nações Unidas, as agências de ajuda e as potências mundiais têm apelado repetidamente para o pleno acesso humanitário à região de seis milhões de pessoas, diante dos temores crescentes de um conflito prolongado com efeitos devastadores para a população civil. Na segunda-feira, o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que é de Tigray, descreveu a situação na região como “muito horrível”, com “muitas pessoas” morrendo “por causa da fome”. Em dezembro, o governo etíope havia prometido “acesso humanitário sem restrições”, mas grandes partes de Tigray, particularmente as áreas rurais, ainda estão em grande parte cortadas devido a hostilidades ativas, de acordo com uma atualização, no início deste mês pelo Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).

Fonte: ‘No food for days’: Starvation stalks Tigray as war drags on | Humanitarian Crises News | Al Jazeera

Sudão do Sul condena assassinatos na região de Abyei

Por Elisa Tolentino em 18/05/2021

O Sudão do Sul condenou a morte de 11 pessoas na região de Abyei no domingo. Oficiais da região disseram que pelo menos sete outras pessoas foram feridas durante o ataque armado em Dungoub, uma vila a leste da cidade de Abyei. O vice-ministro das Relações Exteriores do Sudão do Sul, Deng Dau Deng, lamentou os confrontos entre os clãs Messiriya e Ngok Dinka. Deng disse que as relações cordiais existentes entre o Sudão e o Sudão do Sul deveriam ajudar a chegar a um acordo final sobre a região em disputa. “Os governos do Sudão do Sul e do Sudão são parceiros”. Temos apoiado os esforços de paz e estamos discutindo a questão de Abyei a ser resolvida como o resto dos problemas sudaneses para que as pessoas de Abyei possam viver em paz”, ele enfatizou. Abyei é uma região rica em petróleo que continua sendo uma área disputada entre o Sul do Sudão e o vizinho Sudão. Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU (CSNU) prorrogou o mandato de sua Força de Segurança Interina para Abyei (UNISFA) até 15 de novembro de 2021. O Conselho de Segurança também decidiu que a área de Abyei será desmilitarizada de quaisquer outras forças que não a UNISFA e o Serviço de Polícia de Abyei.

Fonte: South Sudan condemns killings in Abyei region – Sudan Tribune: Plural news and views on Sudan

ONU condena assassinato de trabalhador humanitário no Sudão do Sul

 Por Bárbara Pinheiro

Um veículo claramente identificando como humanitário foi atingido por disparados feitos por um grupo no Sudão do Sul. Os disparos atingiram um trabalhador da equipe humanitária de saúde do país. O veículo trafegava a caminho de Kapoeta, em Budi, local onde emboscadas são comuns de ocorrerem durante o ano. Diante da situação, o Coordenador Humanitário das Nações Unidas no Sudão do Sul, Alain Noudéhou, condenou o assassinato e prestou condolências à família e aos colegas do falecido, e ressaltou que as estradas são conexão necessária para que a ajuda humanitária chegue às comunidades, se as mesmas não estiverem seguras o trabalho da equipe será prejudicado.

Fonte: https://news.un.org/en/story/2021/05/1091882

O Sudão é um país de oportunidades econômicas, diz Hamdok aos investidores

Por Elisa Tolentino em 18/05/2021

O primeiro-ministro sudanês nesta encorajou os investidores estrangeiros a virem ao país, enfatizando que é uma terra de oportunidades de negócios, o governo sudanês divulgou um documento chamado “4 projetos de setores centrais” com detalhes sobre projetos de petróleo e gás em diferentes regiões. Abdallah Hamdok fez sua chamada em uma reunião com o fórum francês e de negócios durante uma apresentação de reformas econômicas sudanesas e ambiente de negócios no país. “Sempre dissemos que o Sudão é um país rico e não precisa de subsídios e doações. Ao contrário, precisa de investimentos que criem oportunidades de emprego para nossa juventude, e queremos ver investimentos reais que venham ao nosso país e trabalhem conosco”, afirmou o primeiro ministro. Os projetos de produção de energia se concentraram em usinas solares fotovoltaicas e parques eólicos. Enquanto os projetos de transmissão de energia incluíam uma interconexão elétrica de 500kV no Sudão, a Ethiopia Power Interconnection. Hamdok disse que há muitas oportunidades reais de negócios que podem gerar grandes lucros, acrescentando que seu país está pronto para receber investimentos internacionais. Ele enfatizou que os investidores poderiam criar empregos para a juventude sudanesa e contribuir para que seu país se tornasse uma nação próspera.

Fonte: Sudan is country of economic opportunities, Hamdok tells investors – Sudan Tribune: Plural news and views on Sudan

Líderes na Somália iniciam conversações eleitorais decisivas

Por Maria Luiza Mendes em 22/05/2021

Mediante a um forte esquema de segurança, os líderes de estados semi-autônomos iniciaram no último sábado (22) negociações para novas eleições, depois do adiamento do recente debate que resultou em uma das piores crises políticas no país em anos. As conversas referentes a nova eleição deveriam ter início na última quinta-feira (20/05), mas foram iniciadas apenas no sábado (22), no momento em que o primeiro-ministro Mohamed Hussein Roble se encontrou com os líderes dos cinco Estados semi-autônomos da Somália e o presidente da câmara de Mogadíscio, em uma instalação montada no aeroporto da cidade.

Fonte: DW

<https://www.dw.com/pt-002/líderes-na-somália-iniciam-conversações-eleitorais-decisivas/a-57631132&gt;

Sudão do Sul: soldados abandonam campos de treino devido à falta de condições

Por Maria Luiza Mendes em 22/05/2021

O presidente da Comissão Conjunta de Monitorização e Avaliação (JMEC, em inglês), Charles Gituai, informou que “os soldados abandonaram campos e centros de treino em todo o país devido à falta de alimentos, medicamentos e bens básicos”, complementando que as condições nestes locais “estão se deteriorando e podendo a piorar com o início das chuvas”. O presidente pediu ajuda ao Governo de transição no Sudão do Sul para resolver a falta de financiamento para estes centros, de modo geral, junto de todas as instalações e procedimentos destinados à formação e construção de forças conjuntas ao serviço do país africano.

Fonte: DW

<https://www.dw.com/pt-002/sudão-do-sul-soldados-abandonam-campos-de-treino-devido-à-falta-de-condições/a-57632012&gt;

Brasil e Etiópia discutem estreitamento da cooperação internacional

Por Maria Luiza Mendes em 22/05/2021

Na última sexta-feira (21) foi realizada uma reunião bilateral com representantes do Brasil e Etiópia para discutir o aprofundamento das relações entre os dois países. O conflito que ocorre na fronteira com o Sudão também foi assunto da reunião, levando a população local a necessitar de ajuda humanitária. O Brasil tem o interesse de expandir a colaboração econômica, principalmente nas áreas de produção, manejo de solos ácidos, manejo florestal e aumento na produção de café. Os países mantêm relações de amizade há 70 anos e ambos têm o interesse de aumentar o fluxo de turistas.

Fonte: Correio Braziliense – Economia

<https://www.correirobraziliense.com.br/economia/2021/05/4926219-brasil-e-etiopia-discutem-estreitamento-da-cooperacao-internacional.html&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.