Clipping África Austral #87

Enxame mata 63 pinguins ameaçados de extinção na África do Sul

20/09/2021

Sessenta e três pinguins africanos foram encontrados mortos em Simonstown, aparentemente mortos por um enxame de abelhas. Os pinguins africanos, nativos na costa da Namíbia e da África do Sul, estão ameaçados de extinção. O caso ainda está sendo investigado para determinar outras possíveis causas.

Fonte: CNN Brasil

Namíbia debate acordo com a Alemanha sobre genocídio

21/09/2021

Nesta terça-feira (21), o Parlamento da Namíbia retomou o debate sobre a assinatura de uma declaração conjunta com a Alemanha, reconhecendo o genocídio perpetrado pelos alemães contra as etnias nama e herero no início do século XX. O acordo prevê um pagamento de 1,1 bilhão de euros do governo alemão para a Namíbia, a serem pagos ao longo de 30 anos. Inicialmente, o acordo havia sido bem-visto pelo Parlamento namibiano, porém parte da população encarou a proposta como um insulto, que representaria que a Alemanha não está disposta a ser responsabilizada inteiramente pelo genocídio.

Fonte: DW

Moçambique: em risco banco de leite que serve 30 bebês sem mãe

23/09/2021

Em Pemba, na região moçambicana de Cabo Delgado, o banco de leite dirigido pela paróquia de São Carlos Lwanga, que alimenta 30 bebês órfãos por mês, está correndo o risco de ser fechado. A igreja se encontra sem fundos, portanto, não foram atendidos os pedidos de ajuda enviados para o Programa Alimentar Mundial e para o governo moçambicano. A região se encontra em situação de vulnerabilidade desde os ataques terroristas ocorridos no início do ano.

Fonte: RTP News

Angola quer mais países produzindo vacinas contra a Covid-19

23/09/2021

João Lourenço, presidente de Angola, discursou durante o terceiro dia de debates na Assembleia Geral das Nações Unidas. O então chefe de Estado angolano iniciou sua fala abordando a pandemia de covid-19 e deu enfoque à necessidade de garantir que mais países possam produzir imunizantes para mitigar a incidência do vírus. Ademais, João Lourenço permeou pautas como a libertação do presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé; suas preocupações acerca de atos terroristas e ações de mercenários recrutando profissionais de modo a remover regimes eleitos e para matar; e o conflito que acontece atualmente no nordeste de África, em Tigray. Em conclusão, o presidente de Angola encerrou seu discurso abordando a grave situação climática e pediu reforços concentrados para a proteção do Planeta, “nossa casa comum”, como afirma João Lourenço.

Fonte: ONU News

Ruandeses em Moçambique pedem intervenção da União Africana

24/09/2021

Presidente da Associação dos Ruandeses Refugiados em Moçambique, Cleophas Habiyareme, pede ajuda à comunidade internacional para intervir nas perseguições de ruandeses opositores do governo de Paul Kagame. A ideia de recorrer à União Africana e a SADC, surge em meio a uma série de assassinatos, desaparecimentos e ameaças a ruandeses em território de vários países africanos, membros dessas organizações. O desaparecimento de um jornalista em Maputo e o assassinato de um empresário em Matola, estão sendo investigados pela associação que não descarta a relação da oposição ao governo de Ruanda como motivação dos crimes nos quais, afirma ser dever dos órgãos internacionais atuar para proteger as comunidades com os mecanismos formais que elas dispõem.

Fonte: DW

África do Sul: Centenas exigem ações contra a mudança climática fora do Parlamento

Fonte: Ashraf Hendricks/GroundUp

24/09/2021

Durante a sexta-feira, 24 de setembro de 2021, ocorreram protestos pedindo medidas urgentes contra a mudança climática, em frente ao Parlamento, reunindo cerca de 200 manifestantes. Entre as demandas, estavam a introdução de conhecimentos sobre mudanças climáticas nas escolas; o fim do uso de combustíveis fósseis para a produção de eletricidade até 2035; e o estabelecimento de uma Comissão Parlamentar Mista Permanente focada nas mudanças climáticas. O ato faz parte de uma série de eventos pedindo a transformação do Departamento de Recursos Minerais e Energia (DMRE) e foi planejado por organizações como a ACA, 350Africa.org, Eastern Cape Environmental Network, Extinction Rebellion, Greenpeace África e Green Connection.

Fonte: All Africa

EUA doam 682.000 euros para vacina contra pneumonia e tratamentos antimaláricos em Moçambique

22/09/2021

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) doou cerca de 4.272.000 reais para o financiamento de estudos sobre a eficácia da vacina pneumocócica e tratamentos antimaláricos. O dinheiro será destinado ao Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) de Moçambique, tendo em conta que a USAID, o CISM e o Ministério da Saúde de Moçambique colaboram para identificar formas de melhorar o combate à pneumonia, malária e reforçar os cuidados de saúde materno-infantil em Moçambique.

Fonte: SIC notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.