Grandes Lagos #85

Fonte da Imagem: UN News

COM A PAZ RESTAURADA, PRESIDENTE DO BURUNDI DIZ QUE A POBREZA É A AMEAÇA REMANESCENTE

24/10/2021

Por Rafaela Assunção Pereira

O Presidente do Burundi disse que, no dia 23 de setembro, 60 anos após a independência do país, “o restabelecimento da paz, segurança, estabilidade e coesão social são uma realidade” na nação africana. Contudo, o Presidente declarou que ainda há uma constante ameaça aos cidadãos do Burundi: a pobreza. Para ultrapassar essa dificuldade, o Governo identificou uma série de prioridades no Plano de Desenvolvimento Nacional do Burundi, PND 2018-2027. Ele chamou a iniciativa de “um programa ambicioso e transformador que pode acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico”.

Fonte:https://news.un.org/en/story/2021/09/1101002

EU NUNCA VOU VOLTAR’: AS ESCOLAS DE UGANDA CORREM RISCO PORQUE OS PROFESSORES ENCONTRARAM UM NOVO TRABALHO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

24/10/2021

Por Rafaela Assunção Pereira

A Uganda poderá sofrer com uma crise educacional devido à pandemia de Covid-19, pois muitas escolas particulares podem não reabrir após as declarações feitas por alguns professores que, devido às condições encontradas, não voltarão à profissão. Quando as escolas fecharam, os pais pararam de pagar, o que gerou efeitos nos salários dos professores. Dessa forma, o governo continuou a pagar os salários dos professores das escolas públicas, mas suas promessas de ajudar os professores das escolas particulares não foram cumpridas. Por essa razão, muitos professores em Uganda encontraram novas carreiras, o que ameaça o futuro das escolas particulares: centenas estão à venda devido às pressões dos bancos e ao desinteresse dos proprietários pela reabertura.

Fonte: https://www.theguardian.com/global-development/2021/sep/30/ill-never-go-back-ugandas-schools-at-risk-as-teachers-find-new-work-during-covid)

NOVOS CASOS DE EBOLA SÃO CONFIRMADOS NO CONGO

20/10/2021

Por Rafaela Assunção Pereira

Segundo relatório emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registrados três novos casos de Ébola na República Democrática do Congo. Somando os novos casos, o país apresenta 5 casos de infecção da doença, o que pode gerar dificuldades no enfrentamento da pandemia de Covid-19. No passado, durante os anos de 2018 a 2020, o Congo enfrentou um intenso surto do vírus da Ébola, o que deixou cerca de 2.200 mortos no país. Segundo autoridades do governo do Congo, o reaparecimento da doença está sendo controlado devido à vacinação contra o avanço do vírus.

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/novos-casos-de-ebola-sao-confirmados-no-congo-25240607

AO MENOS 2,4 MILHÕES DE PESSOAS AMEAÇADAS DE FOME NO QUÊNIA

25/10/2021

Por Rafaela Assunção Pereira

Segundo o relatório emitido pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), ao menos 2,4 milhões de pessoas do Quênia podem sofrer com o risco de insegurança alimentar. Um dos maiores motivos desse impasse está relacionado à seca que assombra o país: entre outubro e novembro, normalmente, o país apresenta falta de chuva, o que leva à escassez de alimento. Devido a isso, o PMA pede à mobilização de recursos para auxiliar o país e, desse modo, diminuir o número de pessoas afetadas pela fome.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/10/01/interna_internacional,1310554/ao-menos-2-4-milhoes-de-pessoas-ameacadas-de-fome-no-quenia.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.