Lacalle sobre tributação: cada país deveria promover a base tributária que seja melhor para seus cidadãos
08/10/2021 – Por Larissa Silva
“Acredito que cada país deve promover a base tributária que é melhor para seus cidadãos. Existem países que pagam seus nacionais fora do território, e existem países como o nosso, que basicamente pagam quem está dentro do território”. A fala do presidente uruguaio Luis Lacalle Pou realizada na sexta feira (08/10) veio logo após o país entrar na lista da União Europeia como aqueles “que ainda não cumprem com as normas tributárias internacionais”
A União Europeia acrescentou, na quarta-feira da mesma semana, o Uruguai à lista cinza de países que são conhecidos como paraísos fiscais. A lista inclui países que ainda não atendem a todos os padrões tributários internacionais, mas que estão em vias de aplicar os princípios da boa governança tributária.
Decreto autoriza presença de forças militares dos EUA no Brasil
15/10/2021 – Por Júlia Oliveira
Jair Bolsonaro, presidente da República, editou um decreto no qual permite a presença temporária de forças militares dos Estados Unidos em solo brasileiro para fins de treinamentos militares. Os exercícios de adestramento das tropas ocorrerão na região do Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, de 28 de novembro até 18 de dezembro deste ano. As atividades a serem realizadas em conjunto pelos exércitos de ambos os países foram tema na 36ª Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil-EUA, realizada em outubro de 2020, cuja programação prevê ações conjuntas até 2028. A primeira operação entre as forças armadas dos dois países ocorreu entre janeiro e março de 2021, em Fort Polk, Louisiana, nos Estados Unidos.
Os exercícios entre as forças armadas em território brasileiro são ordenados e executados por parte do Ministério da Defesa, mediante intermédio do Comando do Exército. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, ações deste cunho fazem parte também de um acordo bilateral entre as duas partes, firmado em 12 de abril de 2010, em Washington, e promulgado em 18 de dezembro de 2015, para “cooperação em matéria de defesa”.