Clipping #105 Países Andinos

Peru e Estados Unidos coordenam ações contra o tráfico ilícito de drogas

Por Natália Canevari, em 25 de novembro de 2021

O Ministro do Interior do Peru, Avelino Guillén, realizou uma primeira reunião de trabalho com a Embaixadora dos Estados Unidos no país, Lisa Kenna, na qual se comprometeram a continuar desenvolvendo planos estratégicos, de forma coordenada, a fim de enfrentar os graves crimes que afetam o país. Guillén apontou que o tráfico de drogas é atualmente responsável por diversas atividades ilícitas que ameaçam a tranquilidade da sociedade, pois está ligado a outros crimes, como roubos, homicídios, entre outros. Por esta razão, ele explicou que está sendo elaborada uma estratégia para atacar de forma abrangente todas as etapas envolvidas no tráfico ilícito de drogas, e especificou que uma deles é retornar com grande ênfase à erradicação das plantações ilegais de coca, propondo também que elas sejam substituídas por outros produtos. Além de enfatizar que, para desmantelar as máfias do tráfico de drogas, será essencial fortalecer ao máximo todas as unidades que fazem parte do aparato de inteligência do estado peruano. Após ouvir as intenções e os planos do chefe do Ministério do Interior, a Embaixadora Kenna expressou seu desejo de continuar cooperando com este setor, como eles têm feito há quatro décadas. “Suas prioridades são nossas prioridades”, concluiu ela.

Fonte: El Peruano

Disponível em: <https://elperuano.pe/noticia/134069-disenan-una-estrategia-integral-contra-el-trafico-ilicito-de-drogas>. 

Arias questiona o verdadeiro fim da ‘Marcha pela Pátria’ e descreve Evo Morales como empresário

Por Juliana Lima em 25 de novembro de 2021

O prefeito de La Paz, capital boliviana, questionou as intenções por trás da ‘Marcha pela Pátria’, liderada pelo presidente Evo Morales. Iván Arias afirmou em suas redes sociais que “Evo Morales já é empresário, deveria liderar uma marcha de reboques porque é exportador. Ele lidera uma marcha que não sei o que pretende. Falar sobre federalismo? Por uma Assembleia Constituinte e encurtar o mandato do Presidente (Luis) Arce? O que está por trás da marcha?”. As organizações sociais e ativistas que compõem o movimento, que luta em defesa da democracia e presta apoio ao governo de Luis Arce, chegaram na cidade de Patacamaya nesta quinta, 27 de novembro. Morales afirmou, em entrevista a uma rádio local que “hoje está previsto passar a noite em Patacamaya, amanhã será em Ayo Ayo, depois de amanhã em Kalamarca, e no domingo em Achica Arriba”. O prefeito Arias convocou o povo de La Paz para receber a marcha com as bandeiras tricolor e branca, como símbolo da paz. Segundo o prefeito, seus apoiadores ‘estourariam’ La Paz, enchendo as ruas da cidade para se expressarem.

Fonte: La Razón

Disponível em: <https://www.la-razon.com/nacional/2021/11/25/arias-cuestiona-el-verdadero-fin-de-la-marcha-por-la-patria-y-califica-a-evo-morales-de-empresario/>. 

Em Lima, manifestantes pedem a destituição de Pedro Castillo

Por Gustavo Alves em 28 de novembro de 2021

Centenas de manifestantes, anti-governo, da oposição de direita, se apresentaram em frente ao Congresso do Peru, no sabado (27/11/2021), os opositores pedem a destituição do atual presidente socialista Pedro Castillo, a marcha busca pressionar o parlamento a votar a favor da admissão ao debate de uma moção apresentada na quinta-feira que pode levar à destituição do presidente, apelando para um mecanismo constitucional, com o slogan de “¡Vacancia y Nuevas Elecciones!”. Foi lido também em uma das bandeiras dos manifestantes “Democracia ou comunismo”, um dilema que reflete, segundo eles, o dilema que o Peru enfrenta se Castillo permanecer no poder até completar seu mandato em 2026. O Congresso está programado para discutir a admissão do pedido de impeachment para debate em 7 de dezembro, mas a admissão pelo parlamento pleno não é garantida, pois esta etapa requer 40% dos votos a favor entre os legisladores presentes. E para remover um presidente são necessários os votos de pelo menos 87 dos 130 congressistas. A vice-presidente Dina Boluarte condena o ato de Lima uma iniciativa de golpe de estado. A desaprovação de seu governo chegou a 57%, de acordo com uma pesquisa da Ipsos divulgada em 14 de novembro. 

Fonte: DW

Disponivel em: <https://www.dw.com/es/manifestantes-piden-en-lima-destitución-de-pedro-castillo/a-59959540>

Colômbia comemora cinco anos do acordo de paz com as FARC

Por Maria Eduarda Souza Satlher em 28 de novembro de 2021

Nesta última quarta-feira (24), autoridades colombianas e do Sistema Internacional comemoraram e discutiram sobre o acordo de paz feito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Esse acordo foi assinado no dia 24 de novembro de 2016 entre o então presidente colombiano Juan Manuel Santos e o líder das FARC, Rodrigo Londoño, em que colocou fim a um dos mais longos conflitos da América Latina. Além disso, foi desmantelada a maior guerrilha da América Latina, com mais de 13 mil membros. 

Na cerimônia, esteve presente o presidente Iván Duque, o secretário-geral da ONU, António Guterres, o ex-presidente Juan Manuel Santos, o já mencionado, ex-comandante da guerrilha Rodrigo Londoño e outras personalidades. O ex-comandante fez questão de deixar claro os sentimentos de vergonha e arrependimento por todas as vítimas da violência das FARC e reforçou o compromisso dos ex-membros da guerrilha para cumprimento do acordo de paz. 

Fonte: DW

Disponível em: <https://www.dw.com/es/colombia-conmemora-cinco-a%C3%B1os-del-acuerdo-de-paz-con-las-farc/a-59925867>. 

Terremoto de 7,5 graus de magnitude atinge região amazônica no Peru

Por Larissa dos Santos Zanin em 28 de novembro de 2021

Localização do epicentro do tremor, segundo o Serviço Geológico dos EUA

Um terremoto de escala 7,5 atingiu o norte do Peru na manhã deste domingo (28/11/2021) e pode ser sentido na Colômbia, no Equador e em alguns lugares da região norte brasileira. Apesar de ser um terremoto de uma escala alta, por ter seu epicentro em uma região pouco povoada e ter tido uma profundidade de quase 100km, não houve mortes apenas 4 pessoas feridas e ao menos 800 afetadas. Na questão de estrutura e moradia 75 casas e moradias foram totalmente destruídas e 220 tiveram que ser interditadas devido a danos juntamente com 7 igrejas e 3 postos de saúde, mais de 500 metros de estrada foram afetados e apresentam rachadura, devido a isso muitas estradas foram bloqueadas, muitas cidades e províncias também ficaram sem energia elétrica e correm o perigo de faltar água. Já nos outros países não houve nenhum dano extremo e as poucas edificações afetadas já foram interditadas e as pessoas deslocadas para uma residência temporária. 

Fonte: CNN Brasil

Disponível em: < https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/terremoto-de-75-graus-de-magnitude-atinge-regiao-amazonica-no-peru/ >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.