Grandes Lagos #92

Foto: African News

Presidente do Quênia se encontra com Joe Biden

06/12/2021

Por Beatrice Ássimos Taveira

No dia 15 de outubro, o presidente queniano Uhuru Kenyatta se encontrou com Joe Biden, presidente dos EUA, em uma visita de Estado na América do Norte. Em uma entrevista anterior a reunião, Biden disse que os Estados Unidos vão doar 17 milhões de doses extras de vacina contra a COVID-19 para a União Africana. Além disso, o líder americano comentou que a transparência nos sistemas financeiros domésticos e internacionais seria um dos tópicos de discussão. Biden não mencionou diretamente o escândalo do Pandora Papers, no qual Kenyatta aparece entre centenas de nomes beneficiárias de fortuna em empresas “off shore” nos chamados paraísos fiscais. Apesar disso, de acordo com fontes internas, Biden planejava sim mencionar o vazamento com Kenyatta. O presidente queniano, por outro lado, agradeceu as doses adicionais da vacina, e comentou o abismo existente entre o continente africano e o restante do mundo no quesito vacinação. As novas doações estadunidenses adicionam-se as 50 milhões de doses já doadas à União Africana. Além disso, Kenyatta disse que esperava negociar a junção de esforços na luta contra o terrorismo e a mudança climática. 

Fonte: https://www.africanews.com/2021/10/15/biden-meets-with-kenya-s-kenyatta-at-white-house/

Quênia rejeita decisão do Tribunal Internacional de Justiça na disputa territorial com a Somália

06/12/2021

Por Beatrice Ássimos Taveira

O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, fez uma fala em tom de crítica à decisão do Tribunal Internacional de Justiça que permite à Somália o controle da maior parte do território rico em petróleo e gás natural no Oceano Índico. A decisão é mais um capítulo na disputa territorial entre os dois países, e estabelece de forma unânima que, como não havia nenhum acordo de fronteira em questão, uma nova fronteira – mais alinhada aos interesses somalis – seria estipulada. Kenyatta, com apoio da população queniana, deixou claro em seu discurso que rejeita e não reconehce a decisão da nova fronteira.

Fonte: https://www.africanews.com/2021/10/13/kenya-rejects-court-ruling-over-border-dispute-with-somalia/

Atletas quenianos vencem a Maratona de Boston

06/12/2021

Por Beatrice Ássimos Taveira

Benson Kipruto, corredor queniano de cross-country, conquistou a infame coroa de luros do vencedor da Maratona de Boston.  O atleta tornou-se , assim, o 125º ganhador da corrida, um dos eventos esportivos mais prestigiosos do mundo. Kipruto iniciou a corrida atrás do estadunidense CJ Albertson, mas logo conquistou o primeiro lugar. Não era, no entanto, o fim do holofote queniano: três compatriotas ocuparam o pódio na corrida feminina. Em terceiro, Mary Ngugi, seguida por Edna Kiplagat, vencedora da maratona mundial em 2011 e 2012 e da Maratona de Boston em 2017. Diana Kipyogei, de 27 anos, fechou o pódio triplo ao conquistar a medalha de ouro. 

Fonte: https://www.africanews.com/2021/10/11/kenyan-athletes-win-the-boston-marathon/

Juventude queniana vai às ruas contra as mudanças climáticas

06/12/2021

Por Beatrice Ássimos Taveira

Ativistas climáticos tomaram as ruas da cidade queniana de Kimusu, juntando-se ao movimento global “Fridays for Future”, demandando que líderes mundiais tomem ações efetivas contra a mudança climática e aquecimento global. O grupo foi às ruas com a intenção de conscientizar sobre a falta de preparo e gerenciamento do desperdício e acúmulo de lixo, especialmente no Lago Vitória, o qual está sendo envenenado pelo acúmulo de plástico e despejo químico de indústrias locais. Os manifestantes vestiam garrafas plásticas, absorventes e fraldas descartáveis, condenando o uso de plástico e ressaltando a importância dos produtos biodegradáveis. 

Fonte: https://www.africanews.com/2021/09/25/kenyan-youths-protest-climate-change/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.