Grandes Lagos #96

Foto: Nation Africa

Uganda vai reabrir escolas em janeiro, depois de quase dois anos

07/12/2021

Por Maria Luiza Andrade Maia

Devido a pandemia do coronavírus as escolas em Uganda estão fechadas desde de março do ano passado com previsão de reabertura em janeiro de 2022. Apesar das baixas taxas de vacinação no país, as escolas e o restante do funcionamento da economia estarão em pleno funcionamento já no começo do ano seguinte. Porém, ainda há uma resistência muito grande por parte da população para com a vacinação, o que impede o aumento dos números de vacinados e influencia diretamente na taxa de transmissão. Além disso, há a baixa taxa de distribuição de vacinas, sendo que menos de três milhões de vacinas foram distribuídas para uma população de cerca de 45 milhões. Houve, também, a evasão dos professores para outras profissões a fim de garantirem o sustento da família, por isso muitas instituições de ensino se transformaram em hotéis ou outros tipos de estabelecimentos em geral (AFP, 2021).

Fonte: https://nation.africa/kenya/news/africa/uganda-to-reopen-schools-in-january-after-almost-two-years-3600156

Seis mortos, dezenas de feridos nos últimos ataques aéreos do Tigray

07/12/2021

Por Maria Luiza Andrade Maia

Ataque da Força Aérea Etíope deixou seis pessoas mortas, inclusive crianças, ao bombardear a capital da região de Tigray, na quinta-feira. Os combates são resultados entre o governo federal e a  Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), fatos que eclodiram pela primeira vez em novembro do ano passado. Mas o conflito se intensificou desde 11 de outubro, quando o exército etíope lançou o que disse ser uma “ofensiva final e decisiva” contra o TPLF, que já foi uma parte dominante do antigo partido no poder. A partir dos acontecimentos houve uma repressão internacional da violência ocorrida na Etiópia, vindo dos Estados Unidos, os quais pediram às facções em guerra que cessassem imediatamente as hostilidades e se engajassem em negociações de paz. A guerra trouxe a morte de milhares, deslocou milhões de pessoas e ainda colocou quase de 90% da população, cerca de 5,2 milhões de pessoas, em situação de assistência emergencial (TEKLE, 2021)

Fonte: https://nation.africa/kenya/news/africa/six-killed-scores-injured-in-latest-tigray-airstrikes-3600678

Huawei vai treinar estudantes de tecnologia em duas faculdades de Ruanda

07/12/2021

Por Maria Luiza Andrade Maia

A gigante chinesa da tecnologia Huawei e o governo de Ruanda assinaram um acordo o qual firma o treinamento de estudantes de tecnologia de Ruanda pela empresa Huawei por meio de sua ICT Academy. O acordo, assinado em 18 de outubro, trará uma base fundamental para impulsionar a indústria de tecnologia de Ruanda e ajudar a posicionar os alunos como criadores de empregos. Huawei ICT Academy abrirá filiais na Universidade de Ruanda e na Politécnica de Ruanda com o objetivo de treinar 1000 alunos talentosos em Ruanda nos próximos três anos. O espaço e a infraestrutura serão liberados nas escolas e a empresa fornecerá equipamentos e internet para os treinamentos. Até o momento 30 alunos ruandeses já estão cotados para participar do programa semente da Huawei (NIWE, 2021).

Fonte: https://www.newtimes.co.rw/news/rwanda-tanzania-sign-defence-cooperation-agreement

Ruanda e Tanzânia assinam acordo de cooperação em defesa

07/12/2021

Por Maria Luiza Andrade Maia

No final da reunião da Comissão Permanente Conjunta (JPC) os ministros das relações exteriores de Ruanda e da Tanzânia assinaram um MoU  sobre Cooperação em Defesa. A décima quinta sessão do JPC Ruanda-Tanzânia, a nível técnico, teve início procurando dar seguimento às diretrizes dos líderes dos dois países em agosto e trabalhar no sentido de estreitar os laços em vários campos. Ademais, estendendo um projeto idealizado antes da pandemia do covid-19, os Ministros de Infraestrutura e Finanças da Tanzânia e Ruanda se encontrarão para estudar o modo de financiamento do projeto da Ferrovia de Bitola Padrão, entre outras decisões. Em dezembro de 2018, Ruanda e Tanzânia estavam avaliando a opção de estender a ferrovia de bitola padrão conjunta proposta para Rubavu, na fronteira com a República Democrática do Congo (KARUHANGA, 2021).

Fonte: https://www.newtimes.co.rw/news/huawei-train-tech-students-two-rwandan-varsities

Quase 60 meninas traficadas resgatadas em Dar

07/12/2021

Por Maria Luiza Andrade Maia

Com promessas de receberem empregos, meninas migram para a área comercial da Tanzânia e acabam por sofrer exploração. Um total de 59 meninas, vítimas de tráfico de pessoas, foram resgatadas em Dar es Salaam em um período de nove meses. De acordo com as estatísticas recolhidas no Centro baseado em Dar es Salaam de um total de 89 meninas 70 teriam sido abusadas sexualmente, apenas no período de janeiro ao final de setembro deste ano. Na Tanzânia, a Diretoria Nacional da Filha de Maria Imaculada (DMI) trabalha em estreita colaboração com o Ministério de Assuntos Internos e autoridades governamentais locais em sua missão de resgatar meninas da exploração e matriculá-las em programas personalizados para que alcancem seu pleno potencial (GILIARD, 2021).

Fonte:https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2021/10/uganda-acusa-rebeldes-das-adf-pelos-atentados-recentes-ckv866epl003601ir6agsiwds.html

Uganda acusa rebeldes das ADF pelos atentados recentes

07/12/2021

Por Maria Luiza Andrade Maia

Após os recentes atentados com bomba em Kampala e Lungala, as autoridades de Uganda acusaram nesta terça-feira (26) os rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF). O ataque de Kampala aconteceu em uma cafeteria, no sábado a noite, deixando uma pessoa morta e outras três feridas. Na segunda seguinte, em Lungala, foi provocado um ataque de um homem-bomba a um ônibus, deixando um indivíduo morto e vários feridos. O ataque de sábado foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico na África Central, que apresenta as ADF como seu braço regional. Em março, os Estados Unidos vincularam oficialmente as ADF ao grupo Estado Islâmico (AFP, 2021).

Fonte: https://dailynews.co.tz/news/2021-10-29617bfbf9ea165.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.