Clipping África Austral 102#

Moçambique: Ex-ministra do Trabalho nega acusações de corrupção

Imagem 1: Helena Taipo, ex-ministra do Trabalho de Moçambique

Fonte: Roberto Paquete/DW

05/04/2022

Na última terça-feira, dia 05/04, a ex-ministra do trabalho de Moçambique, Helena Taipo, deu o seu depoimento na audiência sobre o desvio de 1,6 milhões de euros dos cofres do Estado, onde negou as acusações. A ministra alegou desconhecer a existência de um contrato com uma empresa de construção civil sobre o acordo com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional para construção de uma oficina no distrito de Malema. Embora durante a sessão tenha sido apresentado provas que ligam Taipo ao crime, a defesa da ex-ministra alega que ela está tranquila e sossegada.

Fonte: DW

Angola e Zâmbia trabalham para reforçar a segurança na fronteira comum

06/04/2022

Chefes de segurança de Angola e Zâmbia reuniram-se em Lusaka, capital da Zâmbia, no dia 6 de abril, para avaliar a segurança na fronteira entre os países. No encontro ministerial que será realizado no dia 8, serão discutidas as seguranças públicas, estatal e comunitária a partir de relatórios das autoridades locais. A 33ª reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança Zâmbia-Angola vai avaliar o grau de cumprimento das disposições da reunião anterior, realizada antes da pandemia de COVID-19, em novembro de 2019, e buscar soluções para as ameaças à segurança pública enfrentadas pelas comunidades na área de fronteira.

Fonte: RNA Angola

Madagáscar congela os preços dos produtos essenciais

06/04/2022

Com a crise do COVID-19 e a Guerra na Ucrânia, os setores de transportes foram fortemente afetados devido ao aumento dos preços dos combustíveis, que consequentemente afeta no transporte de produtos básicos à Madagascar. Dessa forma, o governo decidiu congelar os preços de tais produtos, geralmente importados, em razão do preço crescente de certas commodities. Além disso, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) estima que a inflação está apenas começando, tendendo posteriormente a um aumento ainda maior nos preços de alimentos e fazendo com que países africanos vulneráveis, como é o caso de Madagascar, se aproximem cada vez mais de uma crise alimentar sem precedentes.

Fonte: Africanews

A taxa de juros do Zimbábue é tão elevada quanto às medidas políticas de guerra entre Rússia e Ucrânia

06/04/2022

A taxa de juros do Zimbábue é atualmente considerada a maior do mundo e um recorde histórico para o país da África Austral, sendo a Bloomberg. A economia do país se encontra em profunda crise há mais de 20 anos, com a retirada de doadores internacionais do país devido a dívidas insustentáveis. Em razão da guerra na Ucrânia, houve um aumento significativo no preço das commodities e a inflação se encontra descontrolada, chegando a atingir 72,7%. Dessa maneira, o banco central do Zimbábue decidiu elevar sua principal taxa de juros saindo de 60% e atingindo o recorde de 80% na tentativa de conter a inflação.

Fonte: Africanews

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.