Comunicado da Cúpula Extraordinária Virtual dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral
12/04/2022
No dia 12 de abril, líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) se reuniram na Cúpula Extraordinária Virtual dos Chefes de Estado e de Governo para discutir os rumos da Missão da SADC em Moçambique (SAMIM), que atua no conflito na província de Cabo Delgado. Na reunião foi aprovada a passagem do Cenário 6 da missão, Capacidade de Desdobramento Rápido, para o Cenário 5, Força Multidimensional, que estabelece um mandato robusto. A Cúpula ainda orientou o Chefe de Missão para que, em colaboração com a República de Moçambique, coordene a implementação do Plano de Reconstrução e Desenvolvimento Integrado de Cabo Delgado.
Fonte: Southern African Development Community (SADC)
África do Sul estende missão contra rebeldes moçambicanos
13/04/2022
O chefe militar da África do Sul alertou que os terroristas de Moçambique devem ser tratados antes que o problema se espalhe ainda mais, dessa forma, decidiu aumentar o número de tropas enviadas que devem lutar agressivamente a partir de agora contra os rebeldes extremistas islâmicos. As tropas sul-africanas integram a missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) (SAMIM), de 16 nações, que atuam com objetivo de apoiar Moçambique na luta contra o jihadismo no norte do país, iniciada em julho de 2021. Além dos países da região sul, a missão conta com a presença de tropas vindas de Ruanda, Congo e Tanzânia.
Fonte: Africanews
Inundações na África do Sul: pelo menos 300 mortos na pior chuva desde 60 anos
14/04/2022
Os países vizinhos da África do Sul sofrem com tais desastres vindos da chuva todos os anos, mas para o país mais industrializado do continente foi uma extrema surpresa desagrável. O presidente sul-africano chamou de “uma catástrofe de enormes proporções”, enquanto visitava sobreviventes na cidade de Durban, que foi afetada por deslizamentos de terra e enchentes devido às maiores chuvas já registradas em 60 anos. Mais chuvas estão previstas para o fim de semana e toda a província de Kwazulu-Natal, incluindo Durban, foi declarada área de desastre.
Fonte: Africanews
Como a inundação na África do Sul está despertando a narrativa sobre mudanças climáticas
Imagem: Containers desordenados pela enchente no sul de Durban

AP/Copyright 2022 The Associated Press.
14/04/2022
Segundo o presidente sul-africano Ramaphosa, o desastre ocorrido na província de Durban, afetada por grandes inundações, tem ligação direta com as mudanças climáticas. Enquanto líderes mundiais tentam encontrar soluções para o problema, existe uma escola de pensamento que diz que não é possível resolver esse tipo de situação. Um bolsista de pesquisa na área desenvolve um estudo que mostra a real solução: o mundo deve escolher entre uma economia saudável e um meio ambiente saudável, levantando pontos que mostram como a tentativa de um país de resolver mudanças climáticas afeta grandemente sua economia.
Fonte: Africanews
Zâmbia quer melhorar o comércio, as relações de investimento com os vizinhos
14/04/2022
Nesta quinta-feira(14/04), em Lusaka, Chipoka Mulenga, o ministro do comércio, negócios e indústria, se encontrou pela manhã com o ministro do comércio angolano, Victor Fernandez. O encontro teve a intenção de debater propostas para cooperação bilateral e procurar alternativas para destravar comércio e desenvolvimento industrial entre ambos os países. O governo de Zâmbia, sofreu com os impactos da pandemia de covid-19, no sentido da dependência de suprimentos europeus, observando o ocorrido, o governo zambiano procura fortalecer as relações entre os países vizinhos, visando diminuir a dependência dos países do norte global. A partir disso, a Zâmbia prospecta em Angola uma forte aliada, devido ao grande potencial econômico e as riquezas naturais angolanas. Sendo assim a ideia é agradável ao governo angolano, Victor disse que o país investirá em 5 ou 6 empresas no país vizinho, e também deseja implementar outros acordos assinados no passado. Atualmente, o comércio entre os dois países é equivalente a uma média de 5 milhões de dólares por ano.
Fonte: Lusaka Times