Clipping Países Amazônicos #8

Foto: El Peruano

Colômbia sujeita aos piores níveis de violência em décadas

07/06/2022

No governo do presidente Ivan Duque, a situação de segurança no país foi agravada de forma tão drástica que pode ser comparada com o período mais violento do conflito armado da Colômbia, visto que segundo a ONU, quase 3 milhões de colombianos foram afetados pela violência em 2022. Nesse sentido, o investigador de conflitos, Leonardo Gonzalez, afirma que o contexto da segurança no território colombiano está se deteriorando a um nível semelhante ao de 2002 e ao de 2006, quando o ex-presidente Álvaro Uribe estava no comando. Diante desse cenário, o aumento da violência generalizada está relacionado à negligência do governo Duque em implementar o acordo de paz em 2016 com a extinta FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e à execução de políticas de segurança ineficazes. Além disso, dados do Ministério da Defesa apontam que mais de 58.000 pessoas foram assassinadas a partir de 2019, e que nos primeiros quatro meses de 2022, foram registrados pela polícia colombiana o maior número de homicídios desde 2013. Desse modo, observa-se que as violações dos direitos humanos e os crimes contra a humanidade dispararam no governo de Iván Duque. 

Fonte: Colombia Reports

Disponível em: <https://colombiareports.com/duque-subjects-colombia-to-worst-levels-of-violence-in-decades/&gt;. 

Presidente Castillo convida empresários norte-americanos a investirem com confiança no Peru

09/06/2022

O presidente do Peru, Pedro Castillo, convidou durante a segunda rodada de reuniões da IV Cúpula Empresarial das Américas os empresários dos Estados Unidos a investirem sem nenhum medo e com plena confiança no Estado peruano. Nesse sentido, estavam presentes  na Cúpula, altos executivos de empresas renomadas mundialmente como Amazon, Coca Cola, Google, Microsoft e Pfizer. Durante o encontro, Castillo afirmou que busca o crescimento econômico lado a lado com o desenvolvimento da sociedade civil, e que o Peru está comprometido com as relações comerciais e com os investimentos externos privados. Por fim, o compromisso com a transparência também foi reforçado, visto que os investimentos devem ser realizados com o apoio dos líderes das comunidades peruanas, para assim, estabelecer uma relação benéfica para os empresários e para o povo do Peru.

Fonte: El Peruano

Disponível em: <https://elperuano.pe/noticia/160159-presidente-castillo-invita-a-empresarios-de-ee-uu-a-invertir-con-confianza-en-el-peru&gt;. 

Equador entra para o Conselho de Segurança da ONU

09/06/2022

Em 9 de junho de 2022, o Equador foi eleito como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2023-2024, tal decisão foi apoiada com 190 votos a favor. Nesse sentido, o Conselho de Segurança é o órgão responsável por assegurar tanto a paz, quanto a segurança internacional e possui um total de cinco membros permanentes – China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – e dez membros não permanentes, sendo um deles o Equador. Diante desse cenário, o presidente equatoriano, Guillermo Lasso, relembrou que a última vez que o Equador foi membro do Conselho de Segurança foi em 1992, e reafirmou o compromisso com a paz, os direitos humanos e a segurança que o país possui. Além disso, segundo a Secretaria de Comunicação do Governo, o papel do Equador neste órgão será de priorizar a resolução pacífica de conflitos.

Fonte: El ComercioDisponível em: <https://www.elcomercio.com/actualidad/ecuador-ingresa-consejo-seguridad-onu.html&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.