Clippings Países Amazônicos #7

Foto: La República

Oficiais do Exército admitem terem executado 120 civis no nordeste da Colômbia

28/04/2022

Na Colômbia, soldados e ex-comandantes do exército nacional admitiram terem executado 120 civis entre os anos de 2007 e 2008, em uma audiência considerada histórica do tribunal de crimes de guerra colombiano. Tal audiência pública foi realizada no município de Ocaña, visto que é a capital informal da região devastada pela guerra de Catatumbo, onde ocorreram as execuções extrajudiciais. A audiência da Jurisdição Especial para a Paz (JEP) contou com a participação das vítimas e foi revelado que as unidades do exército começaram a matar civis em 2007, em razão da pressão constante de Bogotá e de recompensas para os comandantes cujas unidades apresentassem o maior número de mortes em combate. Além disso, as unidades do exército em Catatumbo começaram a recrutar jovens de outras partes do país, com o intuito de apresentá-los como assassinos em combate. As unidades do exército pararam de executar civis no final de 2008, quando o escândalo foi divulgado na imprensa nacional e internacional, e as autoridades foram forçadas a investigar. Por fim, segundo a JEP, o exército executou mais de 6.400 civis em toda a Colômbia entre 2002 e 2010.

Fonte: Colombia Reports

Disponível em: <https://colombiareports.com/army-officials-admit-to-executing-120-civilians-in-northeast-colombia/&gt;

Comunidade Andina vai para a recuperação pós-pandemia

28/04/2022

No dia 27 de abril de 2022, foi realizada a sexta reunião de representantes de órgãos e instituições do Sistema Andino de Integração (SAI), formada pela Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, integrantes da Comunidade Andina (CAN), visando fortalecer a integração para a recuperação econômica e social no período pós-pandêmico. Dessa maneira, a reunião regional anual foi realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores do Equador em Quito, e foi presidida por seu chefe, Juan Carlos Holguín, visto que o país detém a presidência rotativa da CAN. Assim, o Equador ratificou seu compromisso de fortalecer o SAI, após rever a contribuição efetiva que seus órgãos podem fazer para a recuperação econômica e social dos países membros da CAN. Além disso, Holguín enfatizou que o território equatoriano acredita que é fundamental aprofundar a integração, assegurar uma coordenação eficaz das ações entre os atores, e visar uma estrutura institucional sólida que acompanhe as exigências da nova realidade pós-pandemia. A reunião foi concluída com a Declaração de Quito, um documento oficial que contém as conclusões, recomendações e compromissos adotados.

Fonte: La Hora 

Disponível em: <https://www.lahora.com.ec/pais/comunidad-andina-recuperacion-pospandemia/>&nbsp;

Governo do Peru não conseguiu evitar repressão e violência em Las Bambas

28/04/2022

O presidente peruano Pedro Castillo não conseguiu evitar que não houvesse a escalada do conflito em Las Bambas, situado na região de Apurímac. Na quarta-feira (27/04), houve um confronto entre os cidadãos da comunidade de Fuerabamba e a Polícia Nacional do Peru na área de Takiruta, onde funciona o campo de mineração MMG Las Bambas, que está cercado por membros da comunidade desde o dia 14 de abril. Os executivos da empresa mineradora e a polícia de Apurímac se reuniram na terça-feira (26/04) visando finalizar os detalhes do despejo dos habitantes, contudo, o despejo foi marcado por uma alta dose de violência que ocasionou diversos feridos graves e prisões. Nesse sentido, o governo peruano emitiu um decreto que declarou os distritos de Apurímac, Challuahuacho e Coyllurqui, em estado de emergência por 30 dias. Na manhã do dia 28 de abril, foi realizada uma intervenção policial onde houveram abusos físicos e psicológicos, ocasionando 14 feridos, três em estado grave e 11 prisões, entre os presos estava um jornalista. A polícia nacional não forneceu explicações para tal intervenção. Ademais, o presidente da comunidade de Fuerabamba culpou o presidente Pedro Castillo pela repressão policial ocorrida, e afirmou que “não haverá mais diálogo. Esperamos com boa vontade, enviamos cartas ao presidente Castillo e ao primeiro-ministro, e nada. Eles esperavam nos massacrar. Eles declararam guerra a nós.”

Fonte: La República 

Disponível em: <https://larepublica.pe/politica/2022/04/28/las-bambas-gobierno-de-pedro-castillo-no-pudo-evitar-la-represion-y-violencia-en-campamento-minero-de-mmg-apurimac-mineria/&gt;

A extrema-direita colombiana e a tentativa de adiar as eleições presidenciais

19/05/2022

 Fonte: Colombia Reports

No dia 16 de maio de 2022, o partido de extrema-direita do Centro Democrático juntamente com o seu principal aliado, o Partido Conservador, propôs adiar as eleições presidenciais de 29 de maio durante uma reunião da chamada “Comissão Especial de Vigilância Eleitoral”. A alegação feita pelo partido do atual presidente colombiano, Iván Duque, a favor de adiar as eleições é de que o Registrador Nacional, Alexander Vega, não ofereceu garantias suficientes para que ocorram eleições livres e justas. Segundo Juan Diego Gomez, presidente do Senado, Vega teria alterado os resultados da eleição legislativa ocorrida em 13 de março a favor do partido de oposição ao governo, Pacto Histórico, que é o atual partido do candidato presidencial progressista Gustavo Petro. Nesse sentido, o ministro do Interior, Daniel Palacios, afirmou que descartou uma tentativa do governo de adiar as eleições, visto que este seria um ato inconstitucional. 

Fonte: Colombia Reports

Disponível em: <https://colombiareports.com/colombias-far-right-trying-to-postpone-presidential-elections/> 

Um barril de gasolina importado custa 45% a mais do que o recebido pelo Equador por um barril de petróleo bruto

20/05/2022

Os aumentos históricos nos preços internacionais da gasolina colocam economias tais como a do Equador em cenário de alerta, visto que significam custos de importação mais altos e mais gastos com subsídios. Nesse cenário, o Estado equatoriano possui uma necessidade de importar 66% da gasolina extra consumida no mercado doméstico, o que ocasiona uma pressão ascendente enorme para o país. As repercussões no Equador já estão sendo sentidas há algum tempo, uma vez que as projeções de gastos com subsídios de combustível subiram mais de 3 bilhões de dólares adicionais somente até 2022, além de que de maio de 2021 a maio de 2022, o preço da super gasolina passou de US$ 3 a 4,49 por galão. Segundo a Câmara Nacional de Distribuidores de Derivados de Petróleo (Camddepe), tal fato ocasionou com que a participação de mercado deste combustível caísse de 4,2% para cerca de 3,7%, causando um impacto extremamente preocupante para os bolsos da sociedade civil equatoriana. 

Fonte: La Hora

Disponível em: <https://www.lahora.com.ec/pais/gasolina-importada-cuesta-mas-crudo-vendido/> 

Invasão russa na Ucrânia abre corrida de fertilizantes na Venezuela

20/05/2022

Segundo o Observatório Econômico da Competitividade, a Rússia é a maior exportadora de fertilizantes do mundo, com vendas de 7,6 bilhões de dólares em 2020, no entanto, atualmente observa-se uma crise global de fertilizantes devido ao fato de que grande parcela das importações foram paralisadas em razão do conflito russo-ucraniano. Nesse sentido, 80% dos fertilizantes necessários anualmente pela Venezuela possuem sua origem na Rússia e Ucrânia, fato que dificulta a situação do Estado venezuelano.O déficit de fertilizantes é um grande obstáculo para o setor agrícola do país, que esperava plantar este ano, de acordo com a Fedeagro, 250.000 hectares de milho, 50.000 de arroz, 60.000 de cana-de-açúcar e 70.000 de outros produtos como café ou cacau. A Organização dos Estados Americanos expressou sua grande preocupação com o efeito do aumento do preço dos fertilizantes sobre a produção de alimentos na região, visto que relatórios indicam um aumento de 178% no custo dos fertilizantes entre março de 2021 e março de 2022.

Fonte: El Nacional

Disponível em: <https://www.elnacional.com/venezuela/invasion-rusa-en-ucrania-abre-carrera-por-fertilizantes-en-venezuela/&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.