Confrontos em presídio no Equador deixam ao menos 20 mortos
04/04/2022
O Equador vem enfrentando, desde o ano passado, uma das piores crises carcerárias de sua história, que já resultou na morte de mais de 316 pessoas. Tal crise não parece ter tido fim, uma vez que neste domingo (03/03/2022) 20 pessoas vieram a óbito em um confronto que ocorreu entre gangues rivais que se enfrentaram para assumir o controle do pavilhão. Por sua localização geográfica o país se tornou um local para escoamento de drogas vinda da Colômbia, o que atrai, cada vez mais, organizações criminosas. Diante desse cenário, o Presidente Guillermo Lasso, que tomou posse em maio de 2021, pretende reduzir a violência carcerária do país através de medidas que envolvem a aplicação de medidas sociais.
Crimes contra a humanidade. Oposição venezuelana apoia decisão do TPI
01/04/2022
Karim Khan, Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou que será inaugurado um gabinete da organização para apurar as denúncias sobre violações de crimes contra a humanidade cometidos no país. A decisão se deu após o TPI decidir avançar com as investigações sobre os crimes em dezembro de 2021. Para além disso, a abertura do gabinete foi acordada com o atual Presidente Nicolás Maduro que indagou a disposição da Venezuela a organismos de defesa dos Direitos Humanos. A oposição, por sua vez, considerou a decisão uma vitória e uma possibilidade de dar àqueles que são constantemente injustiçados uma contraprestação e a aplicação da justiça, além de um acompanhamento mais de perto. O gabinete será instaurado na capital Caracas, mas ainda não tem data definida.
Fonte: . https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1967078/crimes-contra-humanidade-oposicao-venezuelana-apoia-decisao-do-tpi . Acesso 01 de abr. 2022.
Marinha participa de Reunião Regional de Estados Maiores Brasil-França
03/04/2022
Pautados nas discussões de assuntos militares, além do estreitamento das relações bilaterais e cooperação entre Brasil e França, a Marinha Brasileira,através do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), participou da Reunião Regional de Estados Maiores Brasil-França 2022 que ocorreu em Caiena capital da Guiana Francesa. Um dos temas centrais foi a região do município de Oiapoque, fronteira entre os países, que representa um importante território estratégico e de defesa brasileira, além de ser de suma importância para a estrutura aquaviária. Por esses motivos, estreitar as relações entre os países se torna de suma importância.