Clipping Países Amazônicos #9

Confrontos em presídio no Equador deixam ao menos 20 mortos

04/04/2022 

O Equador vem enfrentando, desde o ano passado, uma das piores crises carcerárias de sua história, que já resultou na morte de mais de 316 pessoas. Tal crise não parece ter tido fim, uma vez que neste domingo (03/03/2022) 20 pessoas vieram a óbito em um confronto que ocorreu entre gangues rivais que se enfrentaram para assumir o controle do pavilhão. Por sua localização geográfica o país se tornou um local para escoamento de drogas vinda da Colômbia, o que atrai, cada vez mais, organizações criminosas. Diante desse cenário, o Presidente Guillermo Lasso, que tomou posse em maio de 2021, pretende reduzir a violência carcerária do país através de medidas que envolvem a aplicação de medidas sociais. 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/confrontos-em-presidio-no-equador-deixam-ao-menos-20-mortos.shtml

Crimes contra a humanidade. Oposição venezuelana apoia decisão do TPI

01/04/2022

Karim Khan, Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou que será inaugurado um gabinete da organização para apurar as denúncias sobre violações de crimes contra a humanidade cometidos no país. A decisão se deu após o TPI decidir avançar com as investigações sobre os crimes em dezembro de 2021. Para além disso, a abertura do gabinete foi acordada com o atual Presidente Nicolás Maduro que indagou a disposição da Venezuela a organismos de defesa dos Direitos Humanos. A oposição, por sua vez, considerou a decisão uma vitória e uma possibilidade de dar àqueles que são constantemente injustiçados uma contraprestação  e a aplicação da justiça, além de um acompanhamento mais de perto. O gabinete será instaurado na capital Caracas, mas ainda não tem data definida. 

Fonte: . https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1967078/crimes-contra-humanidade-oposicao-venezuelana-apoia-decisao-do-tpi . Acesso 01 de abr. 2022. 

Marinha participa de Reunião Regional de Estados Maiores Brasil-França

03/04/2022

Pautados nas discussões de assuntos militares, além do estreitamento das relações bilaterais e cooperação entre Brasil e França, a Marinha Brasileira,através do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), participou da Reunião Regional de Estados Maiores Brasil-França 2022 que ocorreu em Caiena capital da Guiana Francesa. Um dos temas centrais foi a região do município de Oiapoque, fronteira entre os países, que representa um importante território estratégico e de defesa brasileira, além de ser de suma importância para a estrutura aquaviária. Por esses motivos, estreitar as relações entre os países se torna de suma importância.

Fonte : https://www.defesaemfoco.com.br/marinha-participa-de-reuniao-regional-de-estados-maiores-brasil-franca/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.