Foto: Mairo Caicedo (EFE) / El País
A abertura comercial com a Colômbia, uma alegria amarga entre o empresariado venezuelano
20/09/2022
Embora ainda haja preocupações acerca das assimetrias e enfraquecimento interno perante o setor privado, o retorno das relações comerciais com a Colômbia, com quem tinha o comércio bilateral suspenso desde 2019 devido a tensões políticas entre os territórios, é a resposta procurada por um clamor geral de um certo público venezuelano. Após seu anúncio, a normalização das relações econômicas com a Colômbia foi uma notícia recebida com ambos alegria e apreensão, isto porque a Venezuela acredita ser uma oportunidade de se fortalecer, aumentando sua renda e se retirando de uma situação decadente, fator de extrema importância para a população e o empresariado das fronteiras.
Incêndios florestais continuam a afetar Azuay
20/09/2022
Azuay, província do Equador localizada na região centro-sul do país, vem sendo vítima de preocupantes incêndios florestais ao longo deste ano. Na tarde do último dia 19 de setembro, a capital da província, Cuenca, teve sua parte oeste atingida por este evento, em conjunto com áreas povoadas pela paróquia de Sayausí. Bombeiros da região foram chamados ao local para controlar a situação e apagar as chamas. Ademais, durante o fim de semana, estes incêndios ocorreram em pelo menos 10 diferentes pontos do cantão, tomando proporções significativas.
Fonte:https://elmercurio.com.ec/2022/09/19/incendios-forestales-continuan-afectando-al-azuay/
É oficial: Monómeros passa a ser controlada pelo governo de Nicolás Maduro
20/09/2022
Na noite desta segunda-feira (19), foi assinado o documento que formalizou o processo de recuperação total da empresa Monómeros pelo governo venezuelano. A empresa é uma subsidiária da estatal venezuelana PDVSA localizada em território colombiano e vinha sendo formalmente administrada pelo grupo de oposição de Juan Guaidó desde o ano de 2019, Esta informação foi confirmada pelo Ministro das Comunicações da Venezuela, Freddy Ñáñez.
20% do orçamento nacional da Guiana será destinado à educação
20/09/2022
A Administração do Partido Popular Progressista (PPP/C) está buscando transformar o sistema educacional da Guiana através do aumento do investimento por meio de alocações orçamentárias em educação, tendo alocado um total de US$ 74,4 bilhões no orçamento deste setor no ano de 2022. A divulgação deste ato foi feita por parte do Presidente Dr. Mohamed Irfaan Ali, enquanto este participava da Mesa Redonda denominada ‘Transformando os Líderes da Cúpula da Educação’, que faz parte da 77ª semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo o Chefe de Estado do país, a educação se mostra como um elemento central na transformação da Guiana, afirmando que os investimentos sendo feitos na área possuem o objetivo de libertar o potencial dos estudantes do país para os ajudar a concretizar suas ambições, além de reforçar um repositório de competências disponíveis para o desenvolvimento nacional.
Fonte: https://www.inewsguyana.com/20-of-guyanas-national-budget-will-go-towards-education-pres-ali/