Clipping Países Amazônicos #21

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Colômbia diz que 10 grupos armados concordam com o acordo unilateral de cessar-fogo

Grupos armados que não concordavam com acordos de paz na Colômbia concordaram em um acordo de cessar-fogo unilateral, entre eles a gangue Clan del Golfo e ex-membros das Farc. Gustavo Petro, atual presidente da Colômbia, prometeu a “paz total” com os grupos, implementou um acordo de paz de 2016 com as Farc e se reuniu com dissidentes que rejeitavam o acordo. “Cada grupo com sua própria identidade, natureza e motivação está expressando sua disposição de fazer parte de uma paz total, nesta fase de exploração pedimos que não matem, não causem o desaparecimento de pessoas e não torturem”, afirmou Danilo Rueda, alto comissário de paz do governo.

Fonte: G1 

Guiana recebe grande investimento de empresa multinacional de petróleo

25/08/2022

A empresa ExxonMobil descobriu enormes reservas de petróleo na Guiana em 2015 e, desde então, governantes do país prometem “mudança na sorte” de um dos países mais pobres da América do Sul. Segundo o Banco Mundial, o país deve crescer 48% este ano, a maior taxa do mundo. Apesar disso, especialistas em desenvolvimento e diplomatas alertam que os recursos mal aplicados podem aquecer a política guiada por raças do país, além de levá-lo a grande lista de “petro-estados” que continuam pobres mesmo com vastos  recursos. Até 2027, a Exxon e seus parceiros, a Hess e a chinesa CNOOC, pretendem bombear 1,2 milhão de barris por dia da Guiana, tornando o país o maior produtor per capita do mundo. A política na Guiana é bastante volátil, em parte devido à competição de grupos étnicos e também pela corrupção endêmica. O atual governo, apoiado principalmente por guianenses descendentes de indianos, vê o investimento como algo positivo e uma boa oportunidade para o desenvolvimento da infraestrutura e educação do país, porém, comunidades de oposição, como os afro-guianenses são céticos, pois acreditam que os recursos irão para os políticos no poder. Nesse sentido, a principal questão de disputa entre esses grupos étnicos majoritários é como o Fundo de Recursos Naturais deve ser alocado.  

Fonte: G1  

Centenas de mulheres protestam no Equador contra feminicídios

01/10/2022

Centenas de mulheres no Equador protestaram, neste sábado 1º de outubro, contra a violência de gênero, que já matou 206 pessoas até o momento no ano de 2022. Os protestos foram desencadeados pelo assassinato da advogada María Belén Bernal, cometido pelo seu marido, o tenente Germán Cáceres. Com cartazes com mensagens como “Olhe bem para mim porque posso ser a próxima”, “Somos o coração de quem não bate mais”, “Ofendem-se mais com uma mulher livre do que uma mulher assassinada”. Ativistas de grupos sociais marcharam pelas ruas de Quito e protestaram contra o “Estado feminicida”. Estatísticas oficiais indicam que 65 em cada 100 mulheres entre 15 e 49 anos sofreram algum tipo de violência no Equador.

Fonte: G1.

Peru declara emergência ambiental após vazamento de petróleo na Amazônia

26/09/2022

Após o vazamento do oleoduto de petróleo do oleoduto Norperuano, o Peru declarou emergência ambiental na região de Loreto no último dia 24 de setembro de 2022. A medida é válida por 90 dias e busca recuperar os territórios atingidos de maneira sustentável e procura mitigar a contaminação e os impactos sociais na região. O objetivo é proteger a vida dos habitantes e conservar os recursos naturais da região amazônica. Segundo a administração federal, é realizada pesca artesanal na área onde ocorreu o derramamento de petróleo cru, e o ocorrido “constitui um evento súbito com impacto significativo no ecossistema do rio Amazonas, além de alto risco à saúde pública”.   

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.