Clipping África Austral #118

Malawi: Revogação de licenças coloca liberdade de imprensa sob ameaça

Imagem 1: A rádio está entre os meios de comunicação sociais mais usados em África

Fonte: DW picture-alliance/blinckwinkel/Blinckcatcher

23/09/2022

A Entidade Reguladora da Comunicação (MACRA) revogou a atribuição de várias licenças de radiodifusão, alegando falta de pagamento de quotas, entretanto esse foi visto como um ataque direto à liberdade de imprensa. Nesse sentido, o Conselho Regional de Administração do Instituto de Média da África Austral (MISA) redigiu uma carta ao Presidente da República malawiano, Lazarus Chakwera, acerca de suas preocupações em relação à revogação das licenças de transmissão. Para o MISA, esta decisão pode prejudicar o progresso do país na operacionalização da Lei de Acesso à Informação de 2020.

Fonte: DW

Trabalhadores ferroviários e portuários da África do Sul farão greve esta semana por causa dos salários

04/10/2022

Em uma medida que pode impactar o transporte de cargas e minerais importantes, os trabalhadores de uma empresa estatal da África do Sul irão realizar uma greve a partir da próxima quinta-feira motivada por disputas salariais. A empresa está operando com baixa capacidade devido a falta de locomotivas, má manutenção e roubo de infraestrutura, o que custa bilhões de rands para os mineradores. Uma greve nesse setor tem o potencial de impactar grandemente os portos e ferrovias do país, paralisando-os. Assim, reivindicam por meio de sindicatos melhores condições salariais que dialoguem com o aumento do custo de vida, melhores condições de trabalho e que abranja custos médicos. A empresa estatal Transnet afirmou que o custo dos salários de seus trabalhadores representa aproximadamente 66% dos custos mensais que a empresa possui, e que é insustentável a permanência desse número.

Fonte: Reuters

Botswana lança instituto de saúde para responder às ameaças de doenças infecciosas

05/10/2022

O Ministério da Saúde do Botswana lançou o Instituto de Saúde Pública BPHI, que permitirá ao país detectar e responder, de forma mais rápida e facilitada, às ameaças de doenças infecciosas, antes que essas se tornem epidemias. O Ministro da Saúde, Edwin Dikoloti, disse durante a reunião inaugural do comitê de referência do BPHI em Gaborone, capital do Botswana, que a reunião demonstra um alto nível de compromisso e liderança, no que diz respeito a construção da capacidade necessária da segurança sanitária e resistência geral do sistema de saúde. Sendo assim, segundo ele, essa unidade permitirá ao país a participação estratégica em nível local, regional e internacional, contribuindo para o crescente conhecimento científico e na descoberta de soluções específicas para sua região. Além disso, a instituição estará melhor posicionada para responder ao foco emergente do pós-pandemia de COVID 19, adotando medidas que incluirão o fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento, bem como das capacidades laboratoriais e de diagnóstico para detectar ameaças novas e emergentes.

 Fonte: NNN News

Lesoto vota para novo parlamento entre contínuas crises políticas

07/10/2022

Os cidadãos do Reino do Lesoto foram às urnas no dia 7 de outubro depois de anos de instabilidade política no país. Analistas preveem a derrota do partido atual, o All Basotho Convention (ABC) que está no poder desde 2017. O partido passou por várias tentativas falhas de reformas constitucionais e algumas polêmicas como a renúncia do ex-Primeiro-Ministro Thomas Thabane após a acusação do de ter assassinado sua mulher e, em agosto deste ano, o atual Primeiro-Ministro declarou estado de emergência após o congresso não aprovar uma reforma constitucional, o que foi declarado como inconstitucional pela Suprema Corte do Reino. Assim, o ABC se tornou vulnerável aos rivais, os partidos Democratic Congress (DC) e o novo Revolution for Prospect (RFP), o que provavelmente deixará o ABC em terceiro lugar nas eleições. De acordo com o analista político Lefu Thaela, dentre os dois que estão se enfrentando, o DC é mais provável que vença. Além disso, o analista prevê que caso o partido não vença a maioria absoluta, há grandes chances de que o partido ABC possa emergir novamente.

Fonte: Al Jazeera

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.