Clipping África Ocidental #125

Reuniões sobre financiamento da educação e segurança alimentar: Macky procura mais recursos

22/09/2022

Por Victor Motta Costa

Na reunião anual  da Assembleia Geral da ONU, que está sendo realizada em Nova York, Macky Sall, presidente de Senegal, participou de uma série de reuniões sobre o financiamento da educação e da segurança alimentar e pediu mais investimentos nesses setores. Em Nova York, é uma cadeia de eventos além dos discursos no pódio das Nações Unidas. Macky Sall participou ontem de uma reunião sobre segurança alimentar, co-organizada pelo Senegal, União Europeia, Espanha e Estados Unidos. Hoje, estamos falando de um grande desafio com mais de 800 milhões de pessoas passando fome, um aumento de 150 milhões desde o surgimento da pandemia de Covid-19, segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) sobre o estado da segurança alimentar e nutricional no mundo.

Fonte: Le Quotidien

Fonte da imagem: Le Quotidien

Sissoco pede ajuda internacional, em pronunciamento na Assembleia Geral das Nações Unidas, para travar o avanço do terrorismo na sub-região e no Sahel 

22/09/2022

Por Mariana Aguiar Albuquerque

O Presidente da República da Guiné-Bissau e presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), General Umaro Sissoco Embaló, pediu ajuda durante a Assembleia Geral das Nações Unidas para a comunidade internacional, a fim de travar o avanço do terrorismo na África Ocidental e em toda a zona do Sahel. O chefe de Estado afirmou no seu discurso que a estabilidade de grande parte do continente africano e da África Ocidental, em particular, está ameaçada pela insegurança causada pelo terrorismo, bem como o extremismo violento e a criminalidade transnacional que, no seu entender, somaram as violações dos princípios do Estado de direito e da Democracia. Recordou que a sub-região enfrenta grandes desafios em matéria de segurança e que precisa de paz para garantir o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações, que “constituem a sua primeira riqueza”.

Fonte: O Democrata

Mais de US $500.000 foram retirados da conta bancária do governo de Serra Leoa, para pagar despesas pessoais do presidente Bio e sua esposa, em viagem a Nova York.

21/09/2022

Por Diogo Procópio Spadotto

Foram divulgados detalhes de transferências bancárias e registros de saques do gabinete do presidente em Freetown, mostrando que mais de US$ 500.000 foram sacados do Banco Central de Serra Leoa (SL), supostamente para financiar despesas pessoais do presidente do país, Julius Maada Bio, que atualmente está visitando Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) deste ano. 

A Africanist Press descobriu que funcionários do Gabinete do Presidente, do Departamento do Tesouro e do Banco de Serra Leoa, processaram cinco transações no valor de US $513.073 para a viagem do presidente a Nova York entre 2 e 14 de setembro de 2022. Registros oficiais mostram que os bancos de Serra Leoa enviaram transferências bancárias para Nova York supostamente para pagar hotéis, transporte, alimentação e outras despesas relacionadas à reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas. As cinco transações incluíram três transferências eletrônicas internacionais totalizando US $353.346 e foram processadas de forma diferente entre 2 e 13 de setembro de 2022. Além disso, dois saques em dinheiro no valor de US $159.727 foram processados ​​em 14 de setembro de 2022 como diárias para o Presidente Bio e a Primeira Dama Fátima Bio. Vale ressaltar também que essas transações não incluíam transferências para o financiamento de voos fretados e outras despesas associadas com viagem presidencial para a reunião do AGNU em Nova York.

A Assembleia Geral da ONU é uma reunião anual onde líderes mundiais e outros atores políticos se reúnem na sede da ONU em Nova York para discutir uma ampla gama de questões globais. A conferência deste ano acontece de 17 a 25 de setembro de 2022, e será a primeira reunião presencial após o Covid-19. Nesse contexto, recentemente Serra Leoa lançou sua candidatura a um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), cargo que ocupou no início da década de 1970. 

Fonte: The Sierra Leone Telegraph

Presidência da República assinala os 30 anos da Constituição com conferência

22/09/2022

Por Guilherme Gomes Aquino

A Presidência da Republica vai assinalar os 30 anos da Lei Magna de Cabo Verde com uma conferência proferida pelo professor Wladimir Brito, no domingo, dia  25 de setembro às 17 horas. “Que constituição para a Sociedade Complexa” é o mote para o debate. O evento, promovido pelo Presidente da República, José Maria Neves, tem como finalidade criar mais um espaço para a promoção da Cultura da Constituição e da cidadania, através do debate e da reflexão à luz dos desafios de hoje e do futuro, indica a Presidência, em comunicado enviado à imprensa. A mesma fonte recorda que Wladimir Brito não só esteve diretamente ligado à elaboração da Constituição da República adotada em 1992, como é também titular de um “curriculum invejável”.

Fonte: A Nação

Manifestação no Mali reuniu centenas de pessoas contra missão de paz da ONU

23/09/2022

Por Antônia Pontes

Na sexta-feira (22 de setembro), centenas de pessoas se reuniram em Bamako, no Mali, para celebrar o Dia da Independência do país e promover uma marcha contra a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, a MINUSMA. A operação começou em 2013 e tem gerado insatisfação para os cidadãos do Mali, os quais acusam que a missão de peacekeeping tem passado por cima da soberania do país. Ainda em julho deste ano, as autoridades do Mali suspenderam o rodízio das forças das tropas, que conta com 12.000 soldados, todavia, a decisão durou apenas um mês. Além disso, o governo fez a detenção de soldados da Costa do Marfim e que fazem parte da MINUSMA, alegando comportamento inadequado e classificando-os como mercenários.

Fonte: Africa News

Legislativas antecipadas: Governo anuncia chegada de “kits” para arranque do recenseamento eleitoral

14/09/2022

No ano atual, a Guiné-Bissau realizará suas eleições legislativas. Para o devido processo eleitoral, o ministro da Administração Territorial e Poder Local do país, Fernando Gomes, anunciou a compra de “kits” para auxílio do recenseamento dos partidos políticos para as eleições. Esses kits serão utilizados para as votações previstas para os dias de 18 de dezembro, e sua chegada sinaliza uma boa expectativa de que os devidos prazos e etapas sejam cumpridos. A data de espera inicial era meados de outubro, porém, com a chegada antecipada desse material, a equipe que irá conduzir esse processo está tomando as providências para a capacitação dos técnicos que operam as máquinas. A programação pensada, prevê cerca de 15 dias para os treinamentos dos técnicos. Para isso, serão trazidas pessoas de outros Estados que já trabalham com o sistema para auxiliar no treinamento. Entre esse grupo, espera-se a visita da ministra da Coesão Territorial de Portugal, Ana Abrunhosa, que participa na organização das eleições previstas.

Fonte: Júlia Carvalho Teixeira

Irregularidades nos equipamentos e softwares afetam os registros dos eleitores em Serra Leoa mesmo o governo tendo investido 10 milhões de dólares nos procedimentos 

14/09/2022

Por Mariana Angélica Ferreira Zica

Embora tenha havido um investimento enorme no que tange a equipamentos para registrar os eleitores, para a eleição de junho de 2023, foi reportado que no norte de Serra Leoa, principalmente na cidade de Freetown, diversos eleitores não conseguiram ser registrados devido a problemas técnicos. A Africanist Press investigou o motivo de tal investimento não ter sido eficaz no país todo, causando falta de computadores, ou problemas nos computadores e nas redes que impedisse o procedimento eleitoral. Dentre algumas descobertas está inserido o fato de que existiu uma espécie de leilão entre três empresas ECSL, Orchid Ventures, Bintex Incorporated Ltd, em que a proposta com valor mais alto para oferecer os equipamentos técnicos seria a ECSL. Embora a última não devesse ser contratada pelo valor alto do orçamento, foi a escolhida pelo governo para prestar o serviço. No entanto, a Orchild e Bintex, possuíam a mesma qualidade e atendiam a todos os critérios apresentando uma proposta orçamentária mais barata que a ECSL, empresa que de fato foi contratada. Além disso, a empresa contratada empregou terceiros pagando apenas 20% do valor recebido para prestar todo o serviço. A comissão eleitoral ajudou a esconder os números, demonstrando uma clara intenção de justificar as irregularidades e corrupção envolvida no processo. 

Apesar de haver  conflito entre todos os documentos encontrados acerca das transações envolvendo a compra de equipamentos para o registro eleitoral, não foram encontradas evidências de que nenhum equipamento foi de fato entregue. 

Fonte: The Sierra Leone Telegraph

No Mali, Kidal acolhe quase 4.000 deslocados de Talataye

20/09/2022

Por Bruna Nébias

No dia 6 de setembro, o grupo terrorista conhecido como EIGS e braço do Estado Islâmico atacou Talataye, vila localizada no nordeste do Mali. Esse grupo tem como objetivo ocupar o nordeste do Mali, que é controlado por vários grupos armados após a assinatura de um acordo de paz em 2015  entre o governo de Mali e esses grupos. Aproximadamente, 4.000 pessoas chegaram em Kidal nesses dias, fugindo das ações do grupo terrorista, além de Talataye, existem deslocados das regiões de Gao e Ménaka. Esses receberam ajudas do MSA, grupo armado signatário do acordo de paz de 2015. Kidal conta com a ajuda de seus habitantes para receber a população que foge dos abusos do grupo terrorista, dentre as ações praticadas pelo braço do Estado Islâmico destacam-se: massacres, estupros e destruições que resultam na morte de mais de 900 pessoas num período de seis meses.

Fonte: RFI

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.