Banco Mundial alerta o governo chileno sobre a possibilidade do aumento da pobreza no país
Data: 18/10/2022
Após uma análise da liquidez da economia e da alta inflação apresentadas pelo Chile nos últimos meses, o Banco Mundial alertou o país quanto à possibilidade do aumento de 10,5% da pobreza em 2022. Conforme a organização internacional, a piora do quadro social está associada ao desempenho econômico apresentado pelo país, que é governado pelo presidente Gabriel Boric de 36 anos desde março deste ano. Em conformidade com a organização, a desaceleração da economia, a alta inflação e as transferências públicas limitadas para promover o apoio às famílias vulneráveis são preocupantes, sobretudo porque estipula-se que os ganhos temporários observados em 2021 por conta das maciças transferências monetárias retrocederão em 2022. Ademais, o Banco Mundial ainda alegou que os níveis de pobreza provavelmente irão permanecer ao longo do próximo ano e retornar à situação anterior à pandemia será um desafio a ser enfrentado pelo país. As projeções do PIB e a renda da população são diretamente afetadas pela inflação, o que também acaba impactando outros fatores e consequentemente acarretando o aumento das projeções de pobreza.
PIVA, Artur. Banco Mundial: pobreza pode disparar no Chile. Revista Oeste, 18 out. 2022. Disponível em: https://revistaoeste.com/economia/banco-mundial-pobreza-pode-disparar-chile/. Acesso em: 21 out. 2022.
Banco Central do Chile eleva taxa básica de juros a 11,25%, mas sinaliza fim do ciclo
Data: 19/10/2022
O Banco Central chileno decidiu na quarta-feira (12), elevar a taxa básica de juros do país. Em justificativa à manipulação da taxa a 11,25%, a autoridade monetária do país afirmou que o quadro financeiro internacional tem se deteriorado, em virtude das projeções não satisfatórias quanto à inflação mundial. Para o Banco Central chileno, o mercado tem sinalizado para um “prolongado ajuste monetário nas economias desenvolvidas”. Dado o cenário, o BC do Chile projeta manter a taxa de juros elevada pelo tempo que for necessário e suficiente para a consecução das metas de inflação do país nos próximos dois anos.
BUENO DA COSTA, Gabriel. BC do Chile eleva taxa básica de juros a 11,25%, mas sinaliza fim do ciclo. CNN Brasil, 12 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/bc-do-chile-eleva-taxa-basica-de-juros-a-1125-mas-sinaliza-fim-do-ciclo/. Acesso em: 19 de outubro de 2022.
A criação de mais três cotações como uma nova tentativa de evitar a fuga de dólares na Argentina
Data: 16/10/2022
Diante da fuga de dólares enfrentada pela economia argentina, o país optou pela criação de mais três cotações – o dólar Coldplay, o dólar Qatar e o dólar Luxo – para a conversão de pesos argentinos para o dólar estadunidense. No total, existem aproximadamente 14 cotações diferentes e de acordo com uma porcentagem divulgada pela agência EFE, um serviço de notícias internacional criado na Espanha no ano de 1939, o número de cotações tende a ser ainda maior apesar de algumas nunca terem sido usadas. Estipula-se que o número pode chegar a 30 cotações diferentes. A criação de tais cotações, segundo o professor do Insper, Alexanfre Jorge Chaia, se dá por conta das tentativas do governo de criar impostos sem chamá-los diretamente de impostos. Ou seja, o governo argentino opta por criar preços diferentes para o dólar estadunidense a fim de evitar a saída massiva da moeda estrangeira e manter o fluxo e o equilíbrio desta em nível doméstico.
AGRELA, Lucas. Dólar ‘Coldplay’, ‘Luxo’ e ‘Qatar’ aumentam lista do câmbio na Argentina. Estadão Conteúdo, São Paulo, 16 out. 2022. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/10/16/dolar-coldplay-luxo-e-qatar-aumentam-lista-do-cambio-na-argentina.htm. Acesso em: 21 out. 2022.
Ministro da Economia argentino anuncia “alívio” em impostos sobre salários
Data: 19/10/2022
O ministro da Economia, Sérgio Massa, anunciou recentemente que pretende aumentar o piso salarial para o imposto de renda. A proposta do ministro visa aliviar financeiramente os trabalhadores argentinos no mês de novembro. O governo argentino, no entanto, não divulgou informações em relação ao número de trabalhadores que serão beneficiados com o aumento do piso salarial. Falta o governo divulgar também as informações referentes ao custo fiscal da medida. Até o momento, o que se sabe é que a medida passará a estar em vigor a partir do dia 1° de novembro.
REIS, Daniel. Ministro da Economia argentino anuncia “alívio” em impostos sobre salários. CNN Brasil, 16 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/ministro-da-economia-argentino-anuncia-alivio-em-impostos-sobre-salarios/. Acesso em: 19 de outubro de 2022.
