Foto: María Camila Morales López / El Espectador
Plantações de coca na Colômbia dispararam no último ano do governo Duque
20/10/2022
A produção de folhas de coca mostra o maior crescimento desde 2001, segundo relatório do UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime). Segundo o relatório, durante o último ano de mandato do ex-presidente colombiano, Iván Duque, tanto a produção de folha de coca quanto a de cocaína cresceram em sete das oito regiões onde são plantadas no país. Nesse sentido, nota-se que a Política Ruta Futuro, endossada durante o governo de Duque, que buscava reduzir o consumo e produção de psicoativos na Colômbia por meio de ações coordenadas pelos órgãos do governo local, não teve êxito nas regiões produtoras de coca.
Fonte: El Espectador.
Assembléia Nacional da Venezuela está disposta a apoiar mecanismos de investimentos turcos
19/10/2022
O grupo parlamentar que defende as relações Venezuela-Turquia do Legislativo da Venezuela, concordou nesta quarta-feira em apoiar os mecanismos que promovem o investimento turco no país. Entre os mecanismos, destaca-se um tratado que deve quadruplicar o comércio entre os dois países, segundo o presidente do grupo, Miguel Pérez Abad. A previsão é de que, uma vez que o acordo esteja em vigor, o comércio entre os dois países alcance 4,8 bilhões em 2 anos. O legislador que preside o grupo de amizade parlamentar Venezuela-Turquia destacou a importância para a Venezuela de reativar o fluxo de capital para revigorar de forma sustentada o investimento nas áreas de indústria, alimentos, tecnologia e infraestrutura.
Fonte: El Universal.
Ministro da Justiça do Peru justifica a substituição de mais de 70 ministros: a culpa é do Congresso
20/10/2022
Após a substituição de mais de 70 ministros durante o ainda recente governo de Pedro Castillo, atual presidente do Peru, o Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Félix Chero, justificou as mudanças culpando o Congresso da República e o Gabinete Ministerial — atualmente chefiado por Aníbal Torres. Em sua fala, Félix Chero argumentou que as mudanças foram consequência de atos de questionamento e censura. O atual presidente peruano protagoniza um dos casos mais dramáticos em termos de mudanças no Conselho de Ministros.
Fonte: Expreso.
Ministério da Economia da Bolívia esclarece que não aumentou as taxas de ICE
20/10/2022
O Ministério da Economia e Finanças Públicas da Bolívia informou que não aplicou variações nas alíquotas do Imposto sobre Consumo Específico (ICE). Assim, as políticas governamentais ainda priorizam a proteção da indústria nacional. Em 9 de setembro de 2022, foi promulgada uma lei que estabelece faixas tarifárias para o ICE, aplicável a bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Nesse sentido, o esclarecimento da pasta deveu-se às recentes declarações por parte do Presidente da Associação Nacional das Indústrias Vitivinícolas, Luis Pablo Garnier, que pediu o congelamento do ICE por cinco anos. A medida, portanto, não evidencia qualquer prejuízo ao setor industrial de bebidas, uma vez que não houve aumento nas alíquotas do imposto.
Fonte: El Mundo.