Foto: Luisa Gonzalez (REUTERS)
Colômbia avança na criação do primeiro Ministério da Igualdade
19/10/2022
O governo do presidente colombiano, Gustavo Petro ,ainda não completou 100 dias consecutivos, entretanto muitas de suas promessas de campanha já chegaram ao Congresso, tais como Reforma Tributária, Reforma Rural, Reforma Política ou aprovação do Acordo de Escazúque, que havia sido bloqueado nos quatro anos anteriores. Ademais, o novo governo recentemente realizou mais uma de suas promessas: a criação do primeiro Ministério da Igualdade da Colômbia. Este Ministério será liderado pela vice-presidente, Francia Márquez, que, junto com Petro, caminhará ao Congresso para apresentar uma nova proposta referente ao projeto sendo posto em discussão.
Fonte:El Pais.
Covid: Bolívia reduz seus casos semanais em 19%
19/10/2022
Segundo informações do Ministro da Saúde boliviano, Jeyson Auza, a Bolívia registrou o menor número de infecções semanais por Covid-19 de toda a pandemia: 376 positivos, dentre os quais também não houve mortes pela doença. Este número representa uma redução de 19% dos casos em relação à semana anterior, fator que mostra a desescalada de casos no país, sendo 10 semanas consecutivas de declínio. Segundo o Ministro, estes são “dados encorajadores” e convincentes, que mostram o triunfo da Bolívia em relação a pandemia que alastrou o globo durante os últimos anos. Por fim, este fato também se mostra bastante significativo para uma população que chegou, há três meses, a um pico de 34 mil positivos.
Fonte:El Mundo.
Guiana busca transporte aéreo adicional no Fórum Mundial de Rotas
19/10/2022
O Ministro do Turismo, Indústria e Comércio da Guiana, Oneidge Walrond, tomou o lugar de liderança da delegação do país no Fórum Mundial de Desenvolvimento de Rotas 2022, que ocorreu na cidade de Las Vegas, Nevada, EUA. Junto a Walrond estavam o Sr. Ramesh Ghir, Diretor Executivo do Aeroporto Internacional Cheddi Jagan, e o Sr. Kamrul Baksh, Diretor da Autoridade de Turismo da Guiana. Nos próximos dias o esperado é que o Ministro e sua equipe se encontrem com várias pessoas-chave da indústria da aviação com a intenção de incentivar investimentos com destino à Guiana: “O fórum apresenta uma oportunidade importante para trazer transporte aéreo adicional para a Guiana”, afirmou.
Fonte:INews Guyana.
Executivo reativa obras para concluir e melhorar hospitais no Peru
19/10/2022
Após quase 10 anos de abandono, o Executivo assina um contrato para concluir um novo hospital em Cusco, Peru. No dia 17 de outubro deste ano, o presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou o desbloqueio dos projetos de construção de hospitais e ressaltou em seu discurso o direito de todos os peruanos à saúde, mencionando que cabe ao Estado garanti-la. Ademais, durante o momento de assinatura do contrato e início das obras do hospital denominado Antonio Lorena, Castillo relembrou o fato de que vários esforços foram feitos para concretizar o projeto antes, mas de forma não efetiva: “A construção do hospital foi interrompida por vários anos, com vários governos não fazendo nada para terminar este importante hospital para o povo de Cusco. Hoje isso acabou, chega de hospitais abandonados e inacabados. Hoje está assinado o contrato para a conclusão das obras”, disse o presidente.
Fonte:El Peruano.