Clipping Países Amazônicos #28

Foto: GERARDO MENOSCAL/AFP

Mais de 10 ataques em Guayaquil e Esmeraldas semeiam medo no Equador 

01/11/2022

A polícia equatoriana relatou mais de dez ataques e explosões de carros-bomba contra unidades policiais em vários pontos das cidades de Guayaquil e Esmeraldas. Guilherme Lasso, presidente do Equador, declarou estado de emergência nas cidades, com toque de recolher às 21:00 horas e disse que as forças de segurança irão intensificar suas operações. O ministro da Defesa do Equador, Luis Lara, por sua vez, reiterou que estes atos violentos estão associados ao narcotráfico e ao crime organizado. Ele afirmou,também, que os ataques são uma reação à decisão do governo nacional de retomar o controle das prisões e erradicar o tráfico de drogas no país.

Fonte: CNN en Español

Peru lidera ranking de corrupção

02/11/2022

Peru é o líder em corrupção em toda a América Latina, superando países como Colômbia e Brasil. O país está, mais uma vez, abaixo das expectativas de desenvolvimento e crescimento no combate à corrupção, como revelado na última medição do Barômetro das Américas (projeto de pesquisas de opinião pública de mais de 30 países das Américas e Caribe). O relatório produzido pelo Barômetro também observou que a desconfiança política envolve funcionários de todos os níveis, incluindo o presidente, que está sob investigações fiscais.

Fonte: La Razón

Uma fronteira segura foi o principal tema da conversa entre Maduro e Petro

02/11/2022

Após seis anos, os presidentes da Venezuela e da Colômbia voltaram a se reunir, com a visita de Gustavo Petro a Caracas, onde encontrou Nicolás Maduro para restabelecer as relações binacionais. Depois de uma reunião privada, os dois chefes de Estado assinaram uma declaração que aborda temas bilaterais, comerciais, fronteiriços, de segurança, combate ao narcotráfico e direitos humanos. Maduro afirmou que a conversa foi “frutífera e extensa, com bons resultados” e Petro ressaltou a importância do encontro para que a fronteira “recupere seu vigor comercial”.

Fonte: El Tiempo

ONU saúda diálogo entre Venezuela e Colômbia

02/11/2022

Mesmo sem acesso ao que foi especificamente tratado no encontro entre os dois presidentes, a Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que essas conversas “são boas para os países, para a região e para a situação humanitária.” O secretário-geral da ONU, António Guterres, deu suas “calorosas boas-vindas” ao diálogo entre os dois governos que passaram três anos em ruptura. O Alto Comissário para os Refugiados, Filippo Grandi, por sua vez, elogiou o ato da Colômbia na ONU em acolher os imigrantes venezuelanos, além de elogiar a forma como o país está gerindo esta crise tão grande no continente. 

Fonte: El Universal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.