Imagem destacada: Nation Africa
Violência jihadista em Moçambique se espalha apesar do esforço militar
19/10/2022
Letícia Pereira Silva
Quase um milhão de pessoas estão fugindo de decapitações, tiroteios, estupros e sequestros, e estão se deslocando devido à insurgência extremista islâmica no norte de Moçambique. Nesse cenário, a onda de cinco anos de violência jihadista na província de Cabo Delgado matou mais de 4.000 pessoas e arruinou investimentos internacionais no valor de bilhões de dólares. No entanto, de acordo com as autoridades, o exército e as forças policiais de Moçambique, apoiados por tropas de Ruanda e apoio de uma força regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, conseguiram conter a rebelião extremista.
Combate ao terrorismo: Nyusi e Kagame exaltam esforço das FDS
19/10/2022
Letícia Pereira Silva
O presidente da República, Filipe Nyusi, e o seu homólogo da Ruanda, Paul Kagame, saudaram as Forças de Defesa e Segurança (FDS), que com o apoio das forças militares do país não pouparam esforços para travar a ação dos terroristas na província de Cabo Delgado. É válido ressaltar que a Ruanda possui no país um contingente de mais de 1500 homens, entre militares e polícias, que têm ajudado a recuperar as áreas que haviam sido tomadas por grupos terroristas, à luz de um acordo bilateral assinado entre Moçambique e Ruanda.
Fonte:https://jornalnoticias.co.mz/destaque/combate-ao-terrorismo-nyusi-e-kagame-exaltam-esforco-das-fds/
Desastres naturais: PM sensibiliza população a viver em zonas seguras
19/10/2022
Letícia Pereira Silva
O primeiro ministro apelou às famílias que vivem nas áreas susceptíveis a eventos extremos, como cheias, a se alocarem definitivamente em lugares seguros, para não correrem o risco de vida. Nesse cenário, Adriano Maleiane lançou a exortação no final de uma visita de trabalho ao bairro de reassentamento de Ndeja, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, que acolhe vítimas do ciclone tropical Idai. Sendo esse responsável por destruir inúmeras infraestruturas públicas e privadas, incluindo habitações, em março de 2019. Diante disso, em um breve contato com as vitimas, Maleiane analisou as condições locais, reafirmando que aqueles moradores não deveriam retornar às zonas de risco.
Financiamento à economia: Governo continuará a fortalecer mercado de capitais
19/10/2022
Letícia Pereira Silva
O governo continuará a trabalhar para fortalecer o papel do mercado de capitais, como uma plataforma visando promover o financiamento, apoiar a criação de riqueza e aumentar as alternativas para a arrecadação de impostos. A garantia foi dada em Maputo, pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, na abertura da Conferência Internacional sobre Oportunidades de Desenvolvimento do Mercado de Capitais, que decorreu sob o lema “Por um Mercado de Capitais Sustentável”. Segundo Max Tonela, a BVM tem desempenhado, com mérito, as funções que lhe foram confiadas, sendo notório, por exemplo, o incremento da capitalização bolsista. Mesmo reconhecendo que há muito ainda por fazer, Max Tonela considera que é cada vez mais evidente a contribuição dos mercados de capitais, como alternativa de financiamento das empresas e da economia.
Ruanda vai plantar 36 milhões de árvores para lidar com as mudanças climáticas
29/10/2022
Letícia Pereira Silva
Ruanda deve plantar mais de 36 milhões de árvores para aumentar a resiliência às mudanças climáticas. O anúncio foi feito no sábado, 29 de outubro de 2022, durante um trabalho comunitário de Umuganda, no qual também participaram a Organização de Jornalistas de Meio Ambiente de Ruanda (REJ), bem como diferentes embaixadas em Ruanda. Nesse cenário, o investimento para aumentar a cobertura florestal, prevenir a erosão e limpar o ar faz parte das atividades que marcam o 47º aniversário do Dia Nacional da Plantação de Árvores sob o tema “Plante uma árvore, salve o futuro”.
Fitch Ratings afirma capacidade de pagamento de dívida de Ruanda
29/10/2022
Letícia Pereira Silva
A Fitch Ratings, uma agência de classificação de crédito americana, manteve a capacidade de pagamento da dívida de Ruanda em um nível ‘baixo’, mas observou que a forte governança do país, incluindo o estado de direito e o potencial de crescimento econômico, aumentaram sua capacidade de cumprir suas obrigações financeiras . Em 28 de outubro de 2022, a empresa de classificação de crédito afirmou que reafirmou o Rating de Inadimplência em Moeda Estrangeira (IDR) de Longo Prazo de Ruanda em ‘B+’ com Perspectiva Negativa, o mesmo desempenho que apresentou em 21 de julho de 2021, quando revisou a pontuação de perspectiva do país para ‘negativo’ de ‘estável’ anteriormente. Assim, as classificações ‘B’ indicam que existe um risco de inadimplência significativo, mas uma margem limitada de segurança permanece. Desse modo, os compromissos financeiros estão sendo cumpridos, no entanto, a capacidade de pagamento continuado é vulnerável à deterioração do ambiente de negócios e econômico.
Fonte:https://www.newtimes.co.rw/article/2159/news/fitch-ratings-affirms-rwandas-debt-payment-ability
ONU aumenta alerta de tropas à medida que rebeldes da RD Congo tomam mais terreno
29/10/2022
Letícia Pereira Silva
Os rebeldes tomaram mais um território na República Democrática do Congo, levando a missão de paz da ONU a aumentar seu “nível de alerta de tropas” e aumentar o apoio ao exército. Nesse cenário, os combatentes rebeldes M23 assumiram o controle de Kiwanju e do centro de Rutshuru ao longo da estratégica rodovia RN2 na província oriental de Kivu do Norte, disseram autoridades locais e testemunhas à AFP (Agence France-Presse). Além disso, os rebeldes também foram vistos em Rugari, a apenas 30 quilômetros abaixo da RN2 da capital provincial Goma, que liga com o norte e Uganda. Nesse acontecimento quatro soldados da paz foram feridos por tiros de morteiro e tiros em Kiwanja, anunciou a missão.
.
Fonte: https://nation.africa/africa/news/un-ups-troop-alert-as-dr-congo-rebels-take-more-ground-4002076
Carro-bomba na Somália mata pelo menos nove em Mogadíscio
29/10/2022
Letícia Pereira Silva
Nove pessoas, incluindo crianças, morreram em ataques com dois carros-bomba contra o Ministério da Educação da Somália na capital Mogadíscio, afirmam oficiais de segurança e testemunhas. Nesse cenário, dois carros cheios de explosivos foram detonados com minutos de intervalo próximo ao movimentado cruzamento de Zobe, episódio esse que foi seguido por tiros. Diante disso, a resposta das forças de segurança impediu que os atacantes chegassem ao local pretendido. Ressalta-se, ainda, que houveram explosões que estilhaçaram janelas de prédios próximos, lançaram estilhaços e nuvens de fumaça e poeira no ar.
Fonte: https://nation.africa/africa/news/somalia-car-bombs-kill-at-least-nine-in-mogadishu-4002020