Polícia do Malawi encontra mais corpos perto de vala comum que continha 25 Etíopes
21/10/2022
Mais quatro corpos de suspeitos de imigrantes em situação de irregularidade da Etiópia foram encontrados perto do local de uma vala comum no norte do Malawi, que continha os restos mortais de 25 cidadãos etíopes, segundo a polícia do país sul-africano. Assim, O porta-voz da polícia do Malawi, Peter Kalaya, disse que os etíopes são suspeitos de serem vítimas de tráfico humano. Os quatro corpos foram descobertos um dia depois que os cadáveres de 25 imigrantes etíopes foram exumados de uma vala comum no distrito de Mzimba, no norte do Malawi. Dessa forma, é relevante ressaltar que o Malawi tornou-se cada vez mais uma rota popular para os sindicatos que contrabandeiam migrantes indocumentados, principalmente do Chifre da África, através do país da África Austral, com o objetivo de chegar à África do Sul, de acordo com o Gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.
Fonte: CNN
Novo Rei Zulu da África do Sul é oficialmente reconhecido pelo governo
Imagem 1: Apoiadores do novo rei AmaZulu, Misuzulu kaZwelithini, chegam antes da cerimônia final de sua coroação em Durban, África do Sul, em 29 de outubro de 2022.

Fonte: REUTERS/Rogan Ward
29/10/2022
Misuzulu Kazwelithini foi oficialmente reconhecido pelo governo como o novo Rei AmaZulu do maior grupo étnico da África do Sul, os Zulu, na primeira coroação desde 1971 quando seu pai se tornou rei. Uma celebração habitual em agosto já tinha concedido a ele o título de rei, mas Misuzulu exigiu que o presidente sul-africano Ramaphosa o reconhecesse para obter acesso total aos recursos e apoio do governo. No último sábado, o presidente reconheceu o título oficialmente e discursou dizendo que o governo se coloca ao lado do novo rei para que trabalhem juntos em prol de transformar as áreas rurais do país em locais de maior prosperidade. O certificado de reconhecimento foi entregue em um local onde milhares de pessoas, de maioria Zulu, se reuniram vestindo trajes tradicionais da etnia para reconhecer o novo rei.
Fonte: Reuters
Banco Mundial aprova US$ 497 milhões em financiamento para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da África do Sul e apoiar uma transição justa
03/11/22
A Diretoria Executiva do Banco Mundial aprovou o pedido da África do Sul para um projeto de US$ 497 milhões que visa a desativação e o reaproveitamento da usina de carvão Komati. O setor de energia é um dos principais contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa na África do Sul, respondendo por 41% de suas emissões de CO2. Assim, este programa poderá servir como referência para futuros projetos na África do Sul e em todo o mundo sobre como fazer a transição de combustíveis fósseis. Além disso, uma parte do financiamento será dedicada à criação de oportunidades econômicas para as comunidades locais, o que deverá beneficiar aproximadamente 15.000 pessoas. Os trabalhadores serão apoiados por meio de um plano de transição, elaborado em conjunto com as contribuições de funcionários e sindicatos. Tudo isso está de acordo com os esforços do governo para fazer a transição do país para um caminho de desenvolvimento de baixo carbono com energia confiável, acessível e sustentável para todos.
Fonte: Banco Mundial
Mineradoras do Zimbábue dizem que custos e falta de energia diminuem as perspectivas de crescimento em 2023
9/11/2022
O Zimbábue depositou suas esperanças no setor da mineração em uma tentativa de recuperar a economia, que vinha há décadas enfrentando uma hiperinflação e declínios devido à apreensão forçada pelo governo de fazendas no ano 2000 e gastos excessivos. No entanto, as mineradoras do país enfrentam escassez de eletricidade e aumento de custos, que irão influenciar o crescimento do setor no próximo ano. Segundo o relatório publicado pela Câmara de Minas do Zimbábue, que representa as principais empresas mineradoras do país, os principais riscos para o ano de 2023 estão relacionados ao fornecimento de energia frágil, altos custos, escassez de moeda estrangeira e uma estrutura tributária instável. Dessa maneira, os custos da mineração no país irão aumentar cerca de 15%, sendo que a energia possui grande influência nesse número. Afinal, osQuê mineradores enfrentam constantes cortes elétricos devido às antigas centrais de geração de energia do país, levando a necessidade de importação de eletricidade de países vizinhos. O Zimbábue tem cerca de 60% de suas exportações relacionadas ao setor da mineração, que contribuem para cerca de 11% de seu PIB, por isso tais entraves geram grande preocupação para a economia.
Fonte: Reuters
África do Sul e Quênia iniciam sistema mútuo de isenção de vistos em janeiro
10/11/2022
O novo acordo entre os dois países pauta a supressão dos requisitos de vistos para os quenianos que visitarem a África do Sul, esses terão, a partir de janeiro de 2023, um período de 90 dias anuais para viajarem sem vistos. A decisão foi anunciada durante a primeira viagem oficial do Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa ao Quénia na quarta-feira (10/11). É importante mencionar que, os sul-africanos já receberam vistos gratuitos à chegada ao Quénia, enquanto que os quenianos, ao viajarem para o país da África Austral, eram obrigados a apresentar provas de recursos suficientes e a compra de bilhetes de volta. A reunião serviu, ainda, para tratar das barreiras que limitam o comércio entre os dois países, que estão entre as economias mais fortes da África.
Fonte: AL JAZEERA