Expectativas com a presença de Lula na COP27
Data: 06/11/2022
Com a eleição de Lula para o próximo governo em 2023, muitos países demonstraram seu apoio e interesse em retomar a proximidade com o Brasil, sendo também algo bem visto e promissor por muitos brasileiros. O primeiro passo de peso internacional do futuro presidente após as eleições de outubro será na 27ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) sediada no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro, onde irá se encontrar com cerca de outros 90 líderes mundiais, entre eles o presidente dos Estados Unidos, França e ainda o secretário-geral da ONU. A participação de Lula foi um convite feito pelo presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi. A ideia é reforçar o compromisso do político brasileiro com o meio ambiente, sendo uma contraposição ao atual governo.
ARBEX, Thais. Na COP27, Lula espera ter encontros bilaterais com Biden, Macron e Guterres. CNNBrasil, Brasília, 05 nov. 2022. Disponível em: < https://www.cnnbrasil.com.br/politica/na-cop-27-lula-espera-ter-encontros-bilaterais-com-biden-macron-e-guterres/>. Acesso em 06 nov. 2022.
Lula vai participar da COP27 no Egito, onde deve indicar ministro do Meio Ambiente
Data: 01/11/2022
O presidente recém eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da conferência sobre mudanças climáticas da ONU, a COP27, que acontece entre os dias 6 e 18 de novembro no Egito. O convite foi feito um dia após sua eleição, pela presidência do Egito, e a expectativa é que o petista já chegue à conferência – o primeiro grande evento internacional desde sua vitória – com o nome do indicado para comandar o Ministério do Meio Ambiente em seu governo. A decisão de Lula foi bem recebida por ambientalistas e, conforme a diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade, Ana Toni, a presença de Lula na COP é uma demonstração da importância do tema climático para o governo petista e para retirar o Brasil da posição de pária. Para Stela Herschmann, especialista de políticas climáticas do Observatório do Clima, a ida de Lula representa um movimento muito importante que irá remarcar a entrada do Brasil no tabuleiro internacional e no multilateralismo. O governo Bolsonaro planejava driblar seu passivo de desmate e de emissões recordes de gases-estufa para, também tirando proveito da crise energética provocada pela guerra na Ucrânia, promover o país como um expoente da energia limpa. Todavia a decisão de Lula deve ofuscar a participação do mandato que termina.
ALVES, Ana. R.; ROXO, Sérgio. Lula vai participar da COP27 no Egito, onde deve indicar ministro do Meio Ambiente. Portal O Globo, 01 nov. 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/11/lula-vai-participar-da-cop27-no-egito-onde-deve-indicar-ministro-do-meio-ambiente.ghtml. Acesso em: 02 de nov. 2022.
Argentina e Uruguai ficam para trás nas metas antes da COP 27
Data: 26/10/2022
No domingo, 6 de novembro, se inicia a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (comumente nomeada de Conferência das Partes ou COP 27) no Egito. Argentina e Uruguai, membros-parte, irão para a conferência climática com novos planos projetados para oferecer garantia de que eles podem atingir suas metas climáticas, depois que as emissões de CO2 aumentaram em ambos os países em 2021. O Uruguai aparenta uma melhor posição do que a Argentina para cumprir seu plano de reduzir as emissões em 29% até 2030 em comparação com os níveis de 1990, em grande parte devido à expansão da capacidade de energia renovável – visto que mais de 90% da geração de energia do país vem de fontes renováveis. Já a Argentina está trabalhando para reduzir as emissões de CO2 em 18% até 2030 em comparação com os níveis de 1990, mas está atrasada – objetivo do país é gerar 20% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2025, mas é provável que atinja apenas cerca de 14% até 2023. O setor de transporte é outro aspecto importante para o controle das mudanças climáticas nos dois países, posto que ambos estão priorizando a descarbonização de seus setores de transporte, que são uma grande fonte de emissões de CO2. O transporte responde por 58% das emissões do Uruguai, tornando-o um setor chave para cumprir suas metas. Já na Argentina, o transporte também é uma das maiores fontes de emissões, correspondendo a 29% do total, logo atrás da geração de energia, com 30%.
ARGENTINA, Uruguay lag behind targets ahead of Cop 27. Argus, 26 out. 2022. Disponível em: https://www.argusmedia.com/en/news/2384484-argentina-uruguay-lag-behind-targets-ahead-of-cop-27. Acesso em 02 nov. 2022.
Chile avança com suas metas climáticas antes da COP 27
Data: 26/10/2022
No domingo, 6 de novembro, se inicia a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (comumente nomeada de Conferência das Partes ou COP 27) no Egito. O Chile, comprometido com os esforços latino-americanos para enfrentar as mudanças climáticas, prometeu acelerar uma transição energética “justa” sob um governo “ecológico” que inclui considerações climáticas no centro da tomada de decisões. O país, governado por Gabriel Boric, apresentará na COP 27 o plano que descarbonização, que objetiva dobrar a geração de energia renovável até 2030 e transformar o Chile em uma potência de hidrogênio verde. Outro avanço na área ambiental é a lei de mudança climática do Chile que entrou em vigor em junho, tornando-o um dos 18 países a se comprometer legalmente a alcançar a neutralidade de carbono até 2050. No setor de transporte, o governo está adicionando 1.000 ônibus elétricos ao sistema de transporte de Santiago, mais que o dobro dos 800 em circulação, e promovendo táxis elétricos. O Chile, junto com a Alemanha, desempenhará um papel de liderança na Cop 27 nas negociações destinadas a obter acordos de nações mais ricas para ajudar os países em desenvolvimento a financiar a restituição por eventos climáticos extremos, como inundações e fome.
CHILE progresses with climate goals ahead of Cop 27. Argus, 26 out. 2022. Disponível em: https://www.argusmedia.com/en/news/2384480-chile-progresses-with-climate-goals-ahead-of-cop-27. Acesso em: 02 nov. 2022.
Fonte da imagem: PRESIDENTE do Egito convida Lula para a COP27. Portal G1, 01 nov. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/11/01/presidente-do-egito-convida-lula-para-a-cop27.ghtml. Acesso em: 02 nov. 2022.