Clipping Cone Sul #89

Inflação estaria em 10% se juros não estivessem altos

Data: 21/04/2023

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (21) que, se os juros não estivessem altos no Brasil, a taxa de inflação ficaria em 10% em 2023, e não 5,8%, como previsto pelas projeções. Dessa forma, com a taxa de juros circulando os 13,75%, Campos Neto vem sendo criticado pelo governo Lula, para o atual presidente, os juros altos emperram o crescimento da economia. No entanto, o presidente do Banco Central, defende a atual política monetária e destaca a importância da autonomia da organização, onde para ele, o timing técnico é diferente do timing político. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, também criticou a política do Banco Central, destacando que há um consenso entre o governo federal, empresários e Congresso Nacional sobre a necessidade de uma taxa de juros mais baixa.

Fonte: BBC

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, anuncia que não concorrerá à reeleição

Data: 21/04/2023

O atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou que não concorrerá para a reeleição na presidência, a notícia foi divulgada pelo mesmo em suas redes sociais comunicando que o atual presidente não participaria das eleições em outubro deste ano. Por meio do vídeo divulgado em suas redes sociais, Fernández mostrou seu passado político e militante, ressaltou a importância das eleições gerais e seu receio da direita voltar ao poder. A coalizão governista do presidente ainda não divulgou possíveis candidatos, o que fez com que fosse especulado um possível retorno de Cristina Kirchner, embora a mesma tenha assumido que não iria concorrer, existem partidários que anseiam com uma possível volta da ex-presidente. 

Fonte: CNN Brasil

Eleições no Paraguai: como Brasil influencia os rumos do país vizinho 

Data: 25/04/2023

A eleição que definirá o próximo presidente do Paraguai ocorre dia 30 de abril. Diferente do Brasil, o país não possui um segundo turno e não permite uma reeleição. Com essa eleição, um novo capítulo na história de cooperação bilateral entre Brasil e Paraguai se inicia. Há uma expectativa de que Lula ceda de forma parcial pelo menos a alguns acordos econômicos que beneficiem o Paraguai, sobretudo na divisão da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu. O Paraguai possui uma economia muito menor em relação a economia brasileira, portanto ele não consome os 50% de energia gerada em Itaipu, possibilitando que o Brasil faça a compra da parte não usada pelo país vizinho, cerca de 35%. Porém, há discussões de que o preço pago pelo Brasil na energia excedente é baixo em comparação com os preços praticados no mercado internacional de energia, sendo este um dos pontos centrais das eleições. 

Fonte: BBC 

O “dólar blue” afeta a Argentina nos últimos meses

Data: 27/04/2023

O aumento do blue nos últimos meses causou pânico e ameaçou aprofundar a crise econômica. Apesar de haver uma queda no valor do dólar paralelo, muitos economistas alertam que, por trás do aumento, existem problemas macroeconômicos que persistem e que podem fazer com que o paralelo volte a subir. É o dólar blue, que, em outras partes do mundo, é mais conhecido como “dólar clandestino”, por ser usado em mercado ilegal. Mas, na Argentina, onde as pessoas quase não têm acesso legal à moeda americana, e o peso perde valor a cada semana, o dólar paralelo virou uma das principais referências econômicas. Por isso, tantos argentinos compram o blue para economizar e se proteger da inflação, ele é usado para comprar ou vender de tudo, desde casas e carros a computadores, mas também celulares. É ele que determina o valor de muitos bens e serviços cobrados em pesos. Assim, até existe o “dólar oficial”, que em outros países seria o único, cujo valor é determinado pelo Banco Central da República Argentina (BCRA) e que tem o preço mais baixo (vale cerca de metade do blue), porém apenas entidades financeiras ou de comércio exterior têm acesso a esse dólar. 

Fonte:BBC

Chefe de Segurança de Lula renuncia após vazamento de imagens de motim de extrema-direita no palácio

 Fonte: Sérgio Lima/AFP/Getty Images/The Guardian

Data: 28/04/2023

Após o surgimento de imagens de câmeras de segurança o mostrando dentro do palácio presidencial em meio ao ataque do dia 8 de janeiro, feito por grupos de extrema-direita, às instituições democráticas brasileiras, Gonçalves Dias – General aposentado que se tornou um importante membro do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva – foi forçado a renunciar seu cargo. Dias foi nomeado como chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Brasil, aquele responsável pela assessoria do presidente em questões de defesa e segurança. Entretanto, após menos de quatro meses de sua posse, o veterano foi afastado da função depois de uma rede de televisão vazar imagens onde este aparecia andando pelos corredores do Palácio do Planalto de Brasília, no papel de um apoiador radical do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Fonte: The Guardian

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.