Clipping Cone Sul #90

PL das fake news: 3 pontos  para entender disputa entre governo e Google

Data: 02/05/2023

A disputa em torno do chamado PL das fake news escalou na última terça-feira (02/05)   uma batalha direta entre o governo brasileiro e o Google. A plataforma fixou na página inicial do seu buscador um link com conteúdo contrário ao projeto na véspera (01/05) da data prevista para a votação da matéria na Câmara dos Deputados. Após uma decisão da secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, de multar a empresa em R$1 milhão caso não ajustasse seu conteúdo, o Google negou qualquer irregularidade e deixou de exibir o link. A discussão da matéria tramita na Câmara desde 2020 e voltou a ganhar espaço depois dos recentes ataques violentos em escolas e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O governo atual apoia o projeto de lei, argumentando que a nova lei vai melhorar o combate à desinformação, ao discurso de ódio e a outros conteúdos criminosos no ambiente digital, enquanto opositores apontam riscos de novas regras ferirem a liberdade de expressão. O PL das fake news cria novas regras para a moderação de conteúdo por parte das plataformas digitais, que poderão ser punidas com elevadas multas. A resistência à lei se dá especialmente aos novos cursos e limitações que a regulamentação trará para o setor.  

Fonte: BBC

Paraguai: ‘Quero discutir com Lula próximos 50 anos de relação’, diz presidente eleito

Fonte: Getty Image/BBC

Data: 04/05/2023

As eleições presidenciais para o Paraguai ocorreram neste último domingo (30/04), e deram a vitória a Santiago Peña, do Partido Colorado, que exerce poder a décadas no país. Apesar de assumir o cargo apenas após a metade do ano, Peña já deixou claro suas intenções em construir diálogos com o atual presidente Lula, construindo uma relação que ” dure pelos próximos 50 anos ” de acordo com o mesmo. Este ano completou 50 anos do Tratado de Itaipu, que define as condições para o comércio de energia elétrica da usina hidrelétrica de mesmo nome e que pertence em partes aos dois países, ponto que deve ser discutido no governo do novo presidente paraguaio. Além do mais existem intenções do presidente eleito de aproximar relações econômicas e políticas com a Venezuela, relações estas que foram cortadas em 2019, além de tentar afastar a imagem negativa que foi vinculada ao ex-presidente e padrinho de Peña, Horácio Cartes, por “corrupção significativa” e vínculos com o grupo islâmico Hezbollah, acontecimento este que gerou sanções por parte dos EUA.

Fonte: BBC 

Constituinte do Chile, nascida após protestos da esquerda, terá controle da direita

Data: 08/05/2023

O grande vencedor das eleições deste domingo (7/5) para o Conselho Constituinte do Chile foi o Partido Republicano, da direita racial. Dessa forma, as coligações de direita e centro-direita terão 33 deputados no total, o que lhes dá ampla autonomia para redigir a Carta MAgna que será submetida a plebiscito em substituição à atual, aprovada em 1980. Essa demanda constitucional havia sido redigida por uma comissão dominada por representantes de esquerda, porém a derrota desse grupo levou a um reconsideração da estratégica para conscientização de uma nova Carta Magna. O Conselho eleito tem 50 membros distribuídos de forma igualitária, 25 homens e 25 mulheres, mas também um representante indígina. Os 50 eleitos devem redigir a proposta da Carta a partir de um anteprojeto elaborado por uma comissão de especialistas.

Fonte: BBC 

Juros altos devem fazer PIB brasileiro crescer menos nos próximos anos, diz Credit Suisse

Data: 11/05/2023

O banco suiço de investimentos e outros serviços financeiros, Credit Suisse, revisou atualmente as suas expectativas acerca do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2023 e 2024. Ademais, segundo o relatório publicado pelo banco, é esperado um crescimento de 1,3% da economia do país no ano de 2023 e, para o ano de 2024, é esperado um crescimento de apenas 1% do PIB nacional, fato justificado por uma desaceleração causada por “efeitos defasados” da política monetária existente no Brasil. Como conclusão, é possível observar que o efeito da taxa Selic, como instrumento taxa básica de juros,  de 13,75% por ano desde o segundo semestre de 2022, faz com que um cenário de menor crescimento se torne realidade, ao mesmo tempo que é necessário ter em mente  um progresso na economia impulsionado pelo consumo das famílias brasileiras.

Fonte: CNN Brasil

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.