FOTO: WikiMedia
25/04/2023
Novo presidente da Ecopetrol e o futuro da petrolífera
A empresa petrolífera colombiana Ecopetrol ganhou um novo presidente no dia 24 de abril deste ano, Ricardo Roa. Em entrevista à uma rádio local, o novo presidente afirmou que a segurança energética é uma prioridade do país e que pode fazer importação de gás natural da vizinha Venezuela, à qual estreitou seus laços políticos e econômicos com o governo de Gustavo Petro. Ricardo Roa também demonstrou atenção para com as energias renováveis ao ressaltar a importância das hidrelétricas na geração de energia nacional. Ademais, defendeu o desenvolvimento de hidrogênio verde e azul no país para caminhar rumo à substituição da matriz energética.
Fonte: EL COLOMBIANO
28/04/2023
Suspeita de corrupção em quarto principal banco da Bolívia
O banco boliviano Fassil enfrenta um escândalo de corrupção por parte de seus executivos. Seus altos executivos foram presos na terça-feira (26/04) e levados para uma prisão, onde ficaram aguardando uma audiência sobre as investigações do caso, que estavam ocorrendo desde o dia 19/04. Foram encontrados indícios de uma autorização indevida para liberação de crédito pela instituição financeira no valor de 9 milhões em moeda boliviana. Por ordem de uma juíza na audiência do dia 28/04, os executivos ficarão presos por 180 dias enquanto as investigações continuam, a fim de evitar fugas ou obstrução das investigações. María Nicole, agraciada pelo crédito milionário, atuará como testemunha nas investigações.
Fonte: El Diario
27/04/2023
Operação peruana para resgatar suas obras centenárias
O Peru recebeu diversos bens culturais, com séculos de existência, desde peças a documentos os quais haviam sido retirados do país e enviados a outros países em forma de tráfico. O governo boliviano realizou um evento para a cerimônia de entrega dos bens e expor as peças ao público, com a presença de autoridades, sendo presidido pela vice-ministra do Patrimônio Cultural e Indústrias Culturais, Haydeé Rosas Chávez. Em seu discurso, Haydée firmou o compromisso de manter a luta contra o contrabando e tráfico de bens culturais do país. Tal conquista se deu por um esforço por parte da Direção de Recuperações, órgão do Ministério da Cultura, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores do Peru
Fonte: El Peruano
28/04/2023
Aldeia no Suriname alagada impacta população local
O Suriname, especialmente na área do Alto Suriname, tem sofrido com fortes chuvas recentemente, em uma intensidade não presenciada desde 2006. Devido à sua intensidade, rios e riachos transbordaram e inundaram bairros inteiros na região. Com isso, casas, escolas, até mesmo hospitais e ambulatórios foram afetados pelas inundações. Por isso, os habitantes locais passaram a se deslocar de barcos dentro da aldeia e para fora dela, tendo sua rotina afetada. Como a escola da aldeia da área foi afetada pelas inundações, as aulas não podem ser lecionadas, o que levou alguns pais a expressarem insatisfação com a situação.
Fonte: De Ware Tijd