Clipping Cone Sul #5

Itamaraty diz monitorar situação no Chile para auxiliar brasileiros que tenham sido afetados por incêndios

26/03/2024

A atual onda de incêndios florestais que está afetando o Chile se tornou a mais mortal da última década, de acordo com a Senapred (agência de desastres chilenos), ao menos 43 mil hectares foram queimados pelos incêndios. Pelo menos 43 pessoas morreram devido à esta atual onda, além de inúmeros outros feridos. O Itamaraty divulgou por nota no dia 3 de Março, um imenso pesar pelos danos materiais e pelas vidas dos chilenos, a fim de ajudar nacionais afetados, além da solidariedade às vítimas, famílias e ao governo chileno.

Fonte: CNN Brasil

Lula e Macron: o que une e o que afasta o presidente francês do brasileiro

26 /03/2024

No dia 26 de março, o atual presidente da França, Emmanuel Macron fez sua primeira visita bilateral ao Brasil desde 2017, com os principais objetivos, segundo o Itamaraty, de abordar com o presidente Lula assuntos a respeito de mudanças climáticas, cooperação militar e comércio. De acordo com analistas da BBC News Brasil ambos os líderes políticos possuem mais convergências que o antigo governo de Bolsonaro, porém também apresentam certas divergências. Dentre as principais semelhanças se destacam a área militar, na qual  a ideia de combate ao crescimento da direita radical, a convergência sobre a tentativa de dar fim ao conflito na Faixa de Gaza e uma expectativa de assinatura de um memorando de cooperação militar, sendo a França principal fornecedora de produtos de defesa e o Brasil consumidor dessa tecnologia. No que diz respeito as divergências, pode-se destacar a oposição do presidente francês sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul, que segundo Macron possuiria regras que permitiria a entrada de produtos que violam as normas ambientais europeias. Além disso, Brasil e França se divergem quanto a guerra na Ucrânia, visto que Macron gostaria que a temática fosse mais abordada nas reuniões do G20

Fonte: BBC

 Javier Milei chama presidente colombiano de assassino terrorista; Colômbia expulsa diplomatas argentinos 

27/03/2024

O presidente argentino Javier Milei afirmou em entrevista à rede CNN que o presidente colombiano, Gustavo Petro, foi um “assassino terrorista”. Em trecho divulgado de sua entrevista Milei afirmou que “não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista” ao se referir a Petro. Na mesma entrevista Milei também atacou o presidente mexicano, Andrés Manuel López, afirmando que “É um elogio que um ignorante como o López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece”. As declarações de Milei geraram dura resposta diplomática por parte do governo colombiano. O Ministério de Relações Exteriores emitiu comunicado repudiando as afirmações de Milei, e os diplomatas argentinos foram expulsos da embaixada de Bogotá. Num momento em que enfrenta dificuldades em seu governo, Milei pode, irresponsavelmente, ter danificado ainda mais as relações diplomáticas argentinas regionais.

Fonte: G1

Ministros de Lula repudiam ditadura nos 60 anos do golpe mesmo com o veto do presidente

31/03/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desautorizou e desmotivou ações de sua equipe governamental contra a ditadura militar brasileira, responsável pelo golpe contra à democracia que completou 60 anos recentemente. Ademais, um ato de homenagem programado para o dia 1° de abril foi cancelado a pedido do presidente. A postura de Lula se deve à tentativa do presidente de amenizar os atritos entre o governo e as Forças Armadas Brasileiras. Entretanto, cerca de sete ministros (de um total de 38 que compõem o governo) ainda assim utilizaram seus perfis em redes sociais para demonstrar repúdio ao período ditatorial (1964-1985), além de homenagear os mortos e desaparecidos da época.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.