Clipping Grandes Lagos #01

Angola: Situação dos refugiados preocupa região dos grandes lagos

Uma reunião em Angola, realizada no dia 23 de maio, reuniu os chefes das forças armadas dos países que integram a região dos Grandes Lagos para discutir a situação dos refugiados vindos da República Democrática do Congo. De acordo com o governo de Angola, são mais de 20 mil refugiados congoleses em situação de emergência em seu território, e por falta de recursos financeiros próprios, o país vai precisar da ajuda internacional para controlar a situação.
Moção de censura ameaça carreira do próximo candidato à presidência da República Democrática do Congo
Na assembléia da província congolesa de Sud-Kivu uma moção de censura foi requerida contra o governador e futuro candidato à presidência Marcellin Cishambo. Este governador é um dos influentes conselheiros do presidente Joseph Kabila, mas isso não impediu a moção dos deputados provinciais, já que as autoridades locais suspeitam de má gestão do político. Cishambo não compareceu à plenária deste último sábado (17) e esta foi cancelada pois o quorum não foi atingido.
Crise no Burundi: Os Piores Medos Confirmados pela ONU.
A crise que se instalou no Burundi após o presidente Pierre Nkurunzia ter sido eleito para o terceiro mandato trouxe mortes, desaparecimentos e recorrentes violações aos Direitos Humanos. De acordo com o relatório, executado por uma investigação internacional e entregue ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, os maiores medos foram confirmados: inúmeros casos de violações a esses direitos no Burundi. Foram entrevistados mais de 400.000 burundeses no Quênia, na  República Democrática do Congo, em Ruanda, em Uganda e na Tanzânia; que contribuíram para a coleta de quase 500 testemunhos sobre graves infrações.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.