Clipping Chifre da África #7

Etiópia passa a investir no porto de Djibuti após visita do Primeiro-Ministro

Data: 02/05/2018

A Etiópia assumirá participação no porto de Djibuti, sua principal porta de entrada para o comércio. A Agência Estatal de Notícias da Etiópia disse que o acordo, alcançado no fim de semana durante uma visita do primeiro-ministro da Etiópia Abiy Ahmed ao Djibuti, envolveu o desenvolvimento conjunto de instalações. Em troca, o Djibuti teria a opção de tomar participações em empresas estatais da Etiópia. O acordo com o Djibouti vem seguido do acordo da Etiópia para adquirir uma participação de 19 por cento no porto de Berbera, na região separatista da Somalilândia.

Fonte: Africa News

Sudão não aceita novos mecanismos de implementação do documento de Doha

Data: 02/05/2018

O presidente do escritório de acompanhamento da paz em Darfur, Magdi Khalaf Allah, disse que os mecanismos aprovados pelo Documento de Doha para paz em Darfur (DDPD), continuariam sendo o único meio de implementar qualquer acordo futuro com os movimentos rebeldes. As partes não conseguiram chegar a um acordo de pré-negociação após a recusa de Cartum (capital do Sudão) de designar os mecanismos de implementação diferentes dos que são fornecidos no DDPD.

Fonte: Sudan Tribune

Estado de Emergência na Etiópia deve ser suspendido – o primeiro-ministro deve fazer valer suas intenções

Data: 02/05/2018

Entre 2015 e 2017 as forças de segurança etíopes mataram centenas de pessoas que protestavam para liberdades democráticas, e mais de 25 mil foram emprisionadas neste mesmo período. Neste ano dezenas de prisioneiros foram libertos na tentativa do Primeiro-ministro Abiy Ahmed. de cumprir sua promessa de expandir as liberdades politicas ao suspender o estado de emergência da Etiópia. No entanto, um dos jornalistas que foram presos injustamente contrasta que a libertação dos prisioneiros não ocorreu pelas vontades do governo, mas pela ameaça de violência iminente devido às exigências da população.

Fonte: Africa News

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.