Grupos de defesa de imprensa pedem para acabar com a perseguição contra jornalistas e meios de comunicação sudaneses
Data: 18/06/2018
Um grupo de defesa para a promoção da liberdade de imprensa mundial pediu que o serviço de segurança sudanês interrompa a censura aos meios de comunicação, questione os jornalistas e revogue o credenciamento dos repórteres. O pedido do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) vem apoiado na censura e apreensão recente de várias edições de dois jornais, Al-Tayyar e Al-Youm Altali, e o interrogatório de dois jornalistas Shamael al-Nur, do jornal Al-Tayyar; e Ahmed Younes, correspondente do jornal londrino Al-Sharq al-Awsat.
Fonte: Sudan Tribune
Human Rights Watch pede para garantir monitoramento de Direitos Humanos em Darfur
Data: 19/06/2018
Diante das decisões para reduzir ainda mais a Missão das Nações Unidas e da União Africana em Darfur, a ONG Human Rights Watch requereu ao Conselho de Segurança da ONU para que o monitoramento dos Direitos Humanos seja garantido em toda a região. O pedido veio a partir da declaração do Secretário-geral da ONU, admitindo que a reconfiguração da missão ''não permitiria mais que a UNAMID continuasse monitorando, verificando e reportando a proteção de civis fora da área maior de Jebel Marra.
Fonte: Sudan Tribune
Descendentes de Chwa perdem disputa de terra contra Kabaka Mutebi
Data: 19/06/2018
O departamento de propriedade de terras do Supremo Tribunal da Uganda rejeitou, com custos, um caso de disputa de terras em que os descendentes de Sir Daudi Chwa II haviam processado Kabaka Ronald Mutebi, alegando posse de 350 quilômetros quadrados da terra do reino de Buganda. O juiz John Eudes Keitirima rejeitou o caso que passou um ano no tribunal por falta de processo, depois que os descendentes de Ssekabaka Chwa e seus advogados não apareceram no tribunal. Nenhuma razão foi dada por sua ausência.
Fonte: Daily Monitor