Clipping Chifre da África #14

Eritreia e Somália (re)estabelecem relações diplomáticas

Data: 30 jul. 2018

Asmara, capital da Eritréia, foi palco do encontro dos presidentes somali e eritreu, Mohammed Abdullahi Farmajo e Isaias Afewerki, respectivamente. Ambos os presidentes retomaram as relações bilaterais diplomáticas diretas depois de quinze anos de relações estremecidas, principalmente pelo assumido apoio de Asmara aos islamistas da Al-Shebab, ligados à Al-Qaeda. Eles firmaram o reestabelecimento das relações por meio da troca de embaixadores e pela assinatura de um acordo denominado Declaração sobre as relações fraternas. Ambos os países pretendem cooperar no âmbito social, político, econômico e de defesa e segurança. Isso faz parte de um esforço afim de intensificar as relações entre os países na região do Chifre da África, decorrente disso a Eritréia também reestabeleceu relações com a Etiópia.

Fonte: DW

ONU quer que Somália evite violência e possíveis abusos nas próximas eleições

Data: 13 ago. 2018

Para as próximas eleições na Somália nos anos de 2020 e 2021, as Nações Unidas emitiram um relatório a respeito de recomendações para o país lidar com intimidações,
ataques aos direitos humanos e incidentes violentos ocorridos nos pleitos anteriores. Nestes eventos, a violência atingiu a liberdade de expressão de jornalistas e custou a vida de políticos e anciãos de clãs locais. Nos próximos anos o pedido é de que haja investigações eficientes, bem como a garantia dos direitos eleitorais no país e a não violação dos direitos humanos no país.

Fonte: UN News


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.