Despite Trump, Somali-Americans overcame scrutiny to make political history in Minnesota
Data: 15/08/2018
As vitórias de representantes somalis no cenário político do estado de Minnesota nos Estados Unidos representa um grande avanço e um sinal de esperança para os imigrantes africanos presentes no local. Desde a posse de Trump e suas políticas com restrição à imigração, os somalis se tornaram uma das comunidades mais afetadas por tais atos, sendo deportados e acusando o governo em algumas vezes de maus tratos nessas ações. Com a conquista no cenário governamental, há a esperança de mais voz e atendimento para estes indivíduos.
Fonte: Quartz Africa
Somália e Djibuti concordam em cessar a ruptura diplomática
Data: 19/08/2018
As relações entre os dois países estavam tensas desde que o apelo Somali para elevação das sanções internacionais contra a Eritreia, foi considerado inaceitável pelo governo Djibuti. Visto que o conflito fronteiriço entre Asmara e o pequeno pais costeiro continua em curso. Após as negociações de paz entre Eritreia e Etiópia, a prosperidade econômica de Djibuti se viu intimidada, além da ameaça pela presença dos Emirados Árabes Unidos nos portos rivais de Berbera na Somalilândia. Em suma, o enfraquecimento de Djibuti não poderia dar ao luxo de ter tensões crescentes com o vizinho somali.
Fonte: Tesfa News
Sudão diz que não aceitará novas condições para paz nas ‘’ Duas Áreas’
Data: 18/08/2018
Conhecido por “Duas Áreas” as lutas entre o Exército Sudanês e o Movimento Popular de Libertação do Sudão/ Norte (MPLS-N) no Nilo Azul e no estado do Cordofão do Sul ocorrem desde 2011, conflito este que segue em negociações para cessar-fogo. Nas últimas conversas, o governo sudanês afirmou que não aceitará pré ou novas condições de qualquer partido e que a nova rodada de conversas deverá seguir as referências acordadas anteriormente. Ressaltou ainda que as próximas negociações deverão cobrir os acordos políticos e na área de segurança, bem como assistência humanitária.
Fonte: Sudan Tribune
Etiópia não retirará tropas das linhas fronteiriças entre a Eritreia
Data: 19/08/2018
Após boatos de que tropas etíopes foram vistas deixando a cidade de Shiraro, um ponto chave na guerra etiópia-eritreia, a esperança de que finalmente a zona de conflito seria desmilitarizada, depois da assinatura de um acordo de paz em julho, pairou sobre as mídias. No entanto, em entrevista o Ministro da Defesa da Etiópia reportou que o movimento das tropas era uma ação rotineira e nada mais, ainda adicionou que não há acordos formais entre os países no que se refere à retirada de tropas. É notório que a retirada de tropas e a subsequente desmilitarização dos territórios disputados é uma das ansiosamente esperadas etapas da normalização dos laços entre Etiópia e Eritreia.
Fonte: Africa News