Clipping Chifre da África #24

Sudão e EUA aprovam contrato de contraterrorismo

Data: 05.11.2018

No último domingo dia 4 de novembro o Conselho de Ministros do Sudão aprovou um acordo de contraterrorismo assinado entre o Ministério do Interior do Sudão e o FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA. O qual reforça a cooperação entre os países no combate ao terrorismo e à criminalidade, bem como na promoção do trabalho policial.O país pretende normalizar  as relações bilaterais entre o Sudão e os EUA com discussões sobre o fim da designação do Sudão como patrocinador do terrorismo A Ministra das Relações Exteriores de Sudão, El-Dirdeiry Ahmed, conversaria em Washingtom sobre a remoção do país da lista de Patrocinadores Estaduais do Terrorismo do Departamento de Estado dos EUA.

Fonte: Sudan Tribune

Segunda reunião entre a Eritréia, Etiópia e Somália para occorrer no Estado da Amhara

Data: 08.11.2018

O primeiro-ministro Abiy Ahmed, da Etiópia, o presidente Isaias Afwerki, da Eritréia, eo presidente Mohamed Abdullahi Mohamed, A.K.A Farmajo, da Somália, estão definidos para atender para mais uma reunião, desta vez na Etiópia. Este será o segundo encontro entre os três líderes do Chifre da África.  A  reunião tem como objetivo cimentar o resultado do acordo de integração econômica do Chifre da África, assinado em Asmara dois meses atrás. Acordo qual emitiram uma declaração conjunta abrangente de quatro pilares, que incluiu o estabelecimento de um comitê de alto nível encarregado de supervisionar as colaborações multifacetadas incluídas na declaração. A declaração conjunta foi emitida “considerando que os povos da Etiópia, Somália e Eritreia compartilham laços estreitos de geografia, história, cultura e religião, bem como interesses comuns vitais.” A declaração também destacou a declaração para promover as relações entre os três Corno de África os países estavam no espírito e na compreensão de “respeitar a independência, a soberania e a integridade territorial uns dos outros; bem como desejando reforçar seus laços históricos para alcançar seus objetivos elevados

Fonte: Addis Standard

Explosões de bombas seguidas de tiroteio em Mogadíscio, na Somália

Data: 09.11.18

Três bombas explodiram em frente ao Sahafi Hotel – próximo ao departamento de investigações criminais da polícia nacional somali – em Mogadíscio, capital da Somália, esta sexta-feira. A polícia nacional afirma que as explosões parecem ter ocorrido por bombas suicidas em carros, e as forças de segurança do país trocaram tiros com outros quatro homens armados que tentaram invadir o hotel. Foram mais de 20 mortos por causa das bombas, sendo estes civis e agressores, além de outras mortes causadas pelo tiroteio. O grupo extremista islâmico al-Shabab assumiu a responsabilidade pelo ataque, e este vem realizando muitos ataques na capital somali em sua tentativa de derrubar o governo do país.

Fonte: Al Jazeera, Independent

Kenyatta parabeniza Kiir por acordo de paz no Sudão do Sul

 Data: 12.11.2018

O presidente do Sudão do Sul – Salva Kiir foi felicitado pelo ministro das Relações Exteriore do Quênia – por ter assinado um acordo de paz. No entanto, Michael Makue, ministro da informação, lamentou a ausência do governo queniano nas celebrações de paz em 31 de outubro de 2018. Apesar disso, o presidente do Quênia estava envolvido na mediação do acordo de paz de 2015.

Fonte: Sudan Tribune

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.