Clipping África Ocidental #6

Ações do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no Burkina Faso.

Data: 15.04.2019

O Banco de Desenvolvimento Africano (BAD) é uma instituição multilateral de desenvolvimento que tem por objetivo reduzir a pobreza, melhorar as condições de vida dos povos africanos e mobilizar recursos para o desenvolvimento socioeconômico da África. O BAD agrupa 80 nacionalidades em que 54 são africanas elas são Nações africanas. Como objetivo de apoiar o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social (PNDES) para transformação estrutural da economia de Burkina Faso, o Banco de Desenvolvimento Africano começou suas operações neste país em 1970 financiando projetos que são estimados por um valor mais de mil biliar de Franco CFA (moeda utilizada por Burkina Faso). Essa soma é compartilhada por três setores: Setor público, 53%, o setor multinacional, 38%, e o setor privado, 9%. Um engajamento desembolsado no dia 31 do março de 2019 para a continuação de 17 projetos está estimado em 393,5 biliar de Francos CFA. Além desses projetos, o BAD realizará uma reconstrução de um terço das rodovias nacionais, aumento da produção eléctrica e de água potável destinada por mais de 760 000 habitantes e de saneamento básico.

Fonte: Le Faso

Nova base militar para a operação Barkhane na fronteira entre Mali e Burkina Faso.

Data: 16.04.2019

A operação Barkhane é uma operação do exército Francês que foi implementada em agosto 2014 na região do Sahel e tem com objetivo de rastrear e combater grupos terroristas que atuam entre Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Chade. As força armadas francesas se livraram nesses últimos momentos de importante combates na região contra o grupo terrorista “Daesh”. Tendo objetivo de ampliar as ações da operação Barkhane, a França decidiu a instalação de uma nova base militar na fronteira entre o Burkina Faso, o Níger e o Mali na zona mais afeitada pela presença dos terroristas do Deash. O comandante da operação explica que a zona Gourma, onde a base militar está sendo instalada é uma zona
que serve como “base arriéres” para os terroristas que aproveitam da extinção da floresta na fronteira do Burkina Faso. Nessas últimas semanas, um caro das forças armadas malianas explodiu na região e matou vários soldados malianos e um médico francês morreu.

Fonte: Narela


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.